terça-feira, 15 de dezembro de 2009

IF-Sul doa teares a grupo de pescadoras da Z-3



O Instituto Federal Sul-riograndense (IF-Sul) doou seis teares ao grupo Pescando Arthe, composto por pescadoras artesanais da Colônia de Pescadores Z-3, em Pelotas. Parte do material entregue na última semana foi festejado pelas artesãs.

Quando a camionete do IF-Sul estacionou em frente à sede do grupo, as pescadoras se inquietaram. As dez mulheres estavam ansiosas. Com as festividades do fim de 2009 se aproximando, a expectativa é de bons negócios para o grupo que foi criado há cinco anos.

“Esta doação chegou na hora certa. Vamos mostrar nosso trabalho para as lojas e esperamos muitos pedidos”, falou a artesã Ângela da Rocha.

A preocupação de Ângela é compreensível. Afinal, até ontem o grupo tinha apenas um tear. Agora serão três teares em plena atividade e, depois, os outros quatro serão entregues pelo IF-Sul ao grupo.

“Os outros teares que serão doados estão sendo arrumados e em breve traremos para elas aqui na Z-3”, disse a diretora do Campus Pelotas do IF-Sul, Gisela Duarte, que foi responsável pela articulação da doação.

“São inúmeros sonhos individuais que neste grupo se tornam coletivo. Estes teares doados pelo IF-Sul vão ajudar na realização profissional e econômica destas mulheres. Agora vamos à luta para que elas conquistem um local próprio para poder trabalhar e comercializar o artesanato”, comentou a vereadora Miriam Marroni (PT), que trabalhou desde o início na articulação da doação.

O grupo Pescando Arthe trabalha com matéria-prima da própria Z-3. Redes de pesca, escamas e outros resíduos que antes eram descartados viram arte nas habilidosas mãos das pescadoras e artesãs.

“Agora ninguém segura este grupo”, finalizou sorridente Ângela.


Siga a vereadora Miriam Marroni no Twitter: http://twitter.com/miriammarroni

Blog: http://miriammarroni.blogspot.com

Nenhum comentário: