A Câmara de Vereadores de Pelotas prestará homenagem aos 50 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A Sessão Solene está marcada para às 10h, desta quinta-feira (7), no Plenário do Parlamento Pelotense. A proposição da vereadora Miriam Marroni (PT) deve-se aos importantes serviços prestados pela instituição dedicada a formação de profissionais e que contribui para o desenvolvimento da Região Sul, características marcantes da primeira universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, inaugurada em 7 de outubro de 1960, por Dom Antônio Zattera.
Para Miriam, sua iniciativa não foi somente como parlamentar da Casa Legislativa Municipal, mas como cidadã pelotense e, principalmente, ex-estudante da instituição. "A base de toda a minha vida profissional e carreira política foi construída coma a minha formação na Católica. Ter feito psicologia me deu a condição de realizar um trabalho efetivo de interveção para melhorar a vida das pessoas. Assim adquiri a base dos conhecimentos teóricos e a capacidade para conseguir ajudar os outros". A vereadora lembra que com a sua formação pode ter uma compreensão na política e conseguir fazer uma leitura do comportamento social para compreender melhor as demandas na busca para atendê-las. "Baseadas nas leituras diferenciadas dos problemas e o tratamento deles com humanidade, é que se pode contruir as políticas públicas para amenizar os principais problemas sociais".
Sobre a Católica
Nessas cinco décadas de história, a Católica evoluiu investindo na formação dos seus estudantes em ensino, pesquisa e extensão. O primeiro decênio foi marcado pelo crescimento das faculdades e dos cursos. Já o segundo, caracterizou-se pela implantação da reformar universitária com o consequente palno de estruturação: principalmente essência, natureza e fins da instituição e sua fisionomia estrutural. Entre os anos de 1981 e 2000, surgiram a Editoria e a expansão ao Campus 2. Também foram estabelecidas diretrizes e normas gerais que são seu horizonte de pensar e agir.
No que diz respeito às instalações físicas, destaca-se a marcante requalificação dos espaços existentes e a expressiva ampliação com a aquisição de novos espaços - a exemplo dos prédios do antigo Hospital Olivé Leite e do Colégio Santa Margarida - edificações novas e conclusão de obras que se encontravam paralisadas, como o anexo do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Atualmente, a universidade conta com 29 cursos de graduação, cinco de especialização, quatro de MBA, quatro mestrados, dois doutorados e seis residências médicas. E a interação da Católica com a comunidade não para por aí, através do crescente processo de inserção com o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Rádio Universidade, da TV UCPel e do desenvolvimento no Pronto-Socorro, que merece um destaque particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário