sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Miriam prestigia Sessão Especial que propôs para homenagear os 20 anos do Cetres


A vereadora Miriam Marroni (PT) participou, na tarde de quarta-feira (29), da Sessão Especial alusiva aos 20 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), instituição que no próximo mês completa meio século de fundação. A homenagem foi prestada pela Câmara de Vereadores, para atender o requerimento da vereadora petista. Miriam esteve na plateia pois não pode presidir a sessão por estar licenciada, nesta semana, do mandato para dedicação exclusiva à campanha a Deputada Estadual.

Na ocasião foram celebradas as duas décadas, completadas no último domingo, de preocupação e bons serviços prestados, pelo Cetres, à parcela da comunidade acima de 50 anos, que cada dia cresce mais. Nesta semana, a mídia impressa divulgou que a população brasileira está mais velha - baseada em dados preliminares de 80% dos lares brasileiros já recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Diante do envelhecimento da população brasileira nos últimos dez anos, percebemos a relevância de um atendimento especializado aos idosos, por meio do oferecimento de grupos de convivência e dezenas de atividades e oficinas oferecidas aos integrantes, que propociam bem-estar, qualidade de vida e recuperação da autoestima", avaliou Miriam.

Componentes da mesa

Na mesa da sessão presidida pelo vereador Diaroni dos Santos (PT), estavam presentes a coordenadora do Cetres, Sulanita de Arruda; o reitor da UCPel, Alencar Proença; a pró-reitora acadêmica Myriam Siqueira da Cunha; a coordenadora de Extensão, Maria Clara Salengue; a titular da prefeitura do Campus, Clotilde Conceição Victória e a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Maria da Glória Santana.

Sobre o Cetres

Desde sua criação, o Cetres mobiliza setores da sociedade na busca de soluções e alternativas para o trabalho com a nova velha população, por meio do oferecimento de atividades culturais e sócio-recreativas que visam combater o isolamento social, aumentando a participação na comunidade e auxiliando na organização da sociedade para melhor resolver os problemas gerados pelo envelhecimento.

O Cetres possui três grupos de convivência em bairros periféricos da cidade e um Centro de Convivência que atende, semanalmente, mais de 500 idosos. Nestes espaços, o idoso é atendido nos aspectos biopsicossocial e espiritual, o que promove a convivência não somente no grupo, mas na família e na comunidade em geral, gerando conhecimento e melhoria na qualidade de vida.

Atualmente, o Cetres é um programa consolidado, que evoluiu e serve como referência para outras instituições no trabalho com a terceira idade. Também estendeu à comunidade suas ações e criou o projeto Integrando Gerações, trabalho que integra idosos e crianças carente, com a finalidade de inclusão social e troca de saberes.

Nenhum comentário: