terça-feira, 13 de abril de 2010

Miriam e Wojhan representam a Câmara no anúncio de Emenda para centro de capacitação

A vereadora Miriam Marroni (PT) e o diretor da Câmara de Vereadores de Pelotas, Ellemar Wojhan, representaram o parlamento pelotense no anúncio de Emenda para a construção de um Centro de Capacitação de Agricultura.

A implantação do Centro de Capacitação de Agricultura foi comemorado nesta terça-feira (13/04) pelos representantes de 50 entidades de pequenos agricultores de 25 municípios, que participaram da reunião do Fórum da Agricultura Familiar, na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. O centro será construído com recursos de R$ 900 mil, a partir de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Marroni (PT-RS).

A coordenadora do Centro de Apoio ao Agricultor (Capa), Rita Surita, falou em nome das entidades integrantes do Fórum e lembrou que a demanda por um local propício à realização de cursos de capacitação técnica e transferência de tecnologias tem 15 anos e que os pequenos agricultores se ressentiam disso. “Hoje o insumo mais importante da agricultura familiar é o conhecimento”, justificou.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Júnior, destacou a importância da empresa manter e aprofundar seus vínculos com os agricultores e lembrou que entre 2001 e 2008 a direção tentou, sem sucesso, ter atendida a demanda da criação do Centro de Capacitação de Agricultura. “A Embrapa só sobrevive se tiver meios de fazer a sociedade se apoderar do conhecimento desenvolvido aqui e este local será uma poderosa ferramenta para isso”, disse.

O planejamento da chefia da Embrapa é de instalar o centro na subestação da Cascata, destinada à agricultura familiar. Ali será erguida uma sede equipada com alojamentos para até 50 pessoas, auditório, sala de videoconferência e toda estrutura necessária para a realização de cursos teóricos e práticos de transferência de tecnologia e aprimoramento técnico dos pequenos agricultores.

“Não podemos imitar a agricultura norte-americana de escala industrial que leva ao esgotamento do solo. O Brasil é hoje, em termos de competitividade, a maior agricultura do planeta e em breve será a quinta maior economia do globo. O caminho do desenvolvimento sustentável do campo passa pela Embrapa, que tem o conhecimento necessário para desenvolver e aumentar a produtividade da agricultura familiar da região”, declarou Marroni.

A emenda foi proposta por Marroni ao Orçamento Geral da União para 2010 e a expectativa é de que o Ministério da Agricultura disponibilize os recursos até o mês de junho. Após o anúncio, Stumpf recebeu de Marroni o ofício que registra a disponibilidade do recurso no ministério.

Nenhum comentário: