sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bancada do PT saúda o trabalhador brasileiro*

O sábado, 1º de maio, é dia de descanso e comemoração, para aquele que faz a cidade, o estado, o país e o mundo se desenvolver. Sábado, 1º de maio é o Dia do Trabalhador. O feriado nacional terá programação festiva em várias cidades do Brasil. Nessa data tão significativa e importante, o Partido dos Trabalhadores (PT) também comemora e saúda aqueles que fazem o Brasil, o trabalhador.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa que celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da historia. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação à classe na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data.

O Partido dos Trabalhadores também se formou em meio a muitas lutas e em um período de ditadura. Foi justamente em um congresso de trabalhadores, em 1979, que o PT se constituiu. Por isso sua identificação é tão grande, o PT legitimamente é o partido de todos os trabalhadores. O maior exemplo que temos da força dos trabalhadores no Brasil é o nosso grande companheiro e hoje presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, reconhecido pela sua liderança sindical. Foi buscando os direitos dos trabalhadores e através do profundo conhecimento da realidade do País que ele chegou à presidência da República no ano de 2002. “Após oito anos de mandato, pode-se dizer que Lula reconstruiu o Brasil e hoje serve de referência para todo o mundo, sendo cogitado a assumir o cargo de secretário-geral da ONU. Está é a prova de que o trabalhador realmente pode mudar seu país”, disse o vereador Milton Martins, Miltinho (PT) presidente do Legislativo.

O 1º de maio representa a luta que levou à conquista dos trabalhadores diante dos governos, setores patronais e a sociedade. Criando, fortalecendo e mantendo os seus sindicatos como representantes legítimos e máximos do poder, da voz, e da importância do trabalhador. “A última crise mundial foi superada pela competência do governo Lula e também pelo aumento do poder de compra dos trabalhadores e trabalhadoras, fruto das nossas lutas e também da sensibilidade de nosso presidente”, comemora a vereadora Miriam Marroni (PT).

Os avanços sociais foi uma conquista de milhões de trabalhadores, dos mais variados setores, que ao longo dos anos, têm lutado por seus direitos, participam de assembléias, discutem e aprovam acordos coletivos. Cada movimento comprova a força e o poder do trabalhador, e, sem dúvida, fica para a história. “O povo brasileiro tem sua história marcada por lutas diárias, é talvez o povo mais sofrido e trabalhador do mundo, mas é também o mais sonhador e o que mais conquistas alcançou. Realmente o brasileiro é a válvula propulsora deste país”, entende o vereador Ivan Duarte (PT).

O país vive um momento novo, onde o Brasil cresce economicamente, socialmente, está cada vez mais reconhecido internacionalmente pelas políticas do governo Lula. “Há muito que comemorar neste 1º de maio, temos um salário mínimo superior a $ 200 dólares, nosso trabalhador compra mais, está mais próximo de seus sonhos, por isso e por tudo que já foi dito, o trabalhador merece comemorar, e nós do Partido dos trabalhadores também comemoramos. Em nome da bancada do PT quero saudar a todos os trabalhadores nesta data tão importante”, disse o vereador Diaroni Santos, líder da bancada do PT.

* Texto do jornalista Michel Burkert, da Assessoria de Imprensa da Bancada do PT Pelotas, MTb 13107.

Nenhum comentário: