quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Centenário da Diocese de Pelotas é festejado em sessão solene da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Pelotas realizou, na tarde desta quarta-feira (11), a sessão solene em homenagem ao Centenário da Diocese de Pelotas. Os vereadores proponentes, Miriam Marroni e Milton Martins, entregaram uma placa alusiva ao aniversário, em nome do Poder Legislativo, a Dom Jacinto Bergmann.
Durante a solenidade, Miriam lembrou que a necessidade dessa homenagem surgiu no dia do lançamento do selo. A vereadora destacou a importância do papel da Igreja Católica para a comunidade, ao citar inúmeras ações nas áreas da educação, saúde e comunicação: a Universidade Católica de Pelotas com seus cursos qualificados, hospital, rádio e televisão, além do seu grupo de terceira idade Cetres. "O próprio abrigo de menores, outra obra magnífica do Dom Antônio Záttera, que vejo quando vou visitar minha mãe no Areal, precisa ter a pintura já desmerecida pelo tempo, 'ele não pesa, é meu irmão' repintada para recordar e marcar tudo o que esse espaço institucional já foi e ainda representa para a cidade".
Miriam destacou ainda que Dom Jacinto inaugurou o novo século da Diocese com a missão de mudar o modelo cultural e sem fé da atualidade. "Com uma Diocese fortalecida é possível perceber qual será a nova caminhada por uma juventude sem drogas e com expectativa de futuro". A grande marca da Igreja citada por Miriam foi a Campanha da Fraternidade 2010, como o tema "Fraternidade e Economia" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". "A Igreja se mostrou compromissada e firma. Sem medo de se posicionar, colocando na mira o capitalismo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário