terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pelotas terá novas turmas de capacitação para profissionais que buscam vagas no Polo Naval

A vereadora Miriam Marroni (PT) anunciou com muita alegria, nesta manhã (3), durante o Grande Expediente da Câmara de Vereadores, a retomada dos cursos de capacitação, em Pelotas, destinados à formação de profissionais para atuarem no Polo Naval. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) já autorizou a liberação de recursos para abertura das vagas.

De acordo com informações da coordenação executiva do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) tem até sexta-feira para entregar uma apresentação detalhada do número de vagas que deverão ser oferecidas. "A expectativa é de que se criem oito turmas, em dois ciclos, somente em Pelotas, que significa 160 vagas", comemorou Miriam.

Após a Petrobras analisar e aprovar as propostas de mais de 70 instituições de todo o País - para a criação de mais de 23 mil vagas de qualificação profissional - será elaborado o edital do processo seletivo que será publicado em setembro. "O processo que deveria ser realizado somente no próximo ano, em novembro já terá a lista dos alunos aprovados. As aulas serão realizadas no primeiro semestre de 2011".

A cidade que, até então, em quatro ciclos do programa só havia contado com apenas três turmas, de uma só vez terá oito para os cursos de Eletricista Força e Controle; Eletricista Montador; Instrumentista Montador e Instrumentista de Sistema. O requisito exigido dos interessados é o Ensino Médio Completo e Curso Técnico de Eletrotécnica ou Eletromecânica) ou Ensino Médio Completo mais três meses de experiência com a atividade. Os estudantes desempregados ainda recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 600,00.


Colhendo os frutos

A vereadora Miriam, que liderou a Comissão de Implantação do Polo Naval no Estado, comemora mais essa conquista, que é resultado da audiência realizada na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, no início do mês de junho. Na oportunidade, acompanhada do deputado federal Fernando Marroni (PT) e dos professores do IFSul, Renato Louzada Meireles, e do IFRS de Rio Grande, Osvaldo Casares Pinto, a parlamentar se reuniu com o diretor de serviços da estatal Renato de Souza Duque e com o engenheiro José Renato de Almeida.

O principal objetivo do encontro foi sugerir melhorias no Prominp e a retomada de cursos oferecidos na cidade. Durante o encontro, Duque afirmou ser de extrema importância que as lideranças políticas e educacionais da região cobrem isso da Petrobras. "É assim que se constroem programas de qualidade", ressaltou. Tanto que a intervenção política feita pela comitiva surtiu efeito.

Nenhum comentário: