sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Miriam participa do ato de entrega de 450 açudes em Bagé


A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa Miriam Marroni  (PT) acompanhou na quinta-feira, 8, o governador do Estado Tarso Genro (PT) no ato de lançamento de 450 açudes nas regiões sul e na campanha. O evento ocorreu em Bagé e teve a participação de uma comitiva formada pelo vice-governador Beto Grill e por secretários ligados ao setor rural.

De acordo com o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, o ato não deixou de ser uma prestação de contas do trabalho e das ações desenvolvidas ao longo do primeiro ano de governo para diminuir os efeitos da estiagem. Busato ressaltou que até o momento 450 açudes já foram concluídos, além disso, 305 projetos já estão em execução e outros 433 encontram-se em processo de licitação.

O governador Tarso Genro disse estar muito orgulhoso em apresentar à comunidade uma obra com benefícios tão grandiosos para o Estado. "Este evento traduz um conjunto de investimentos que abrangem inúmeras regiões do Rio Grande do Sul. Vamos investir também na irrigação e se a seca vier iremos trabalhar em parceria com a defesa civil para neutralizar os seus efeitos".

Segundo dados divulgados pela Emater, ao todo existem 22 mil açudes licenciados no Estado. Para Miriam esta é uma obra grandiosa e que irá auxiliar muito na diminuição dos problemas ocasionados pela seca no Rio Grande do Sul. "Serão mais de mil açudes construídos. Esta medida vai melhorar a qualidade de vida da população e principalmente dos produtores gaúchos".

Crédito

A execução dos açudes se dá através de uma parceria entre o Estado e os agricultores, sendo que o governo disponibiliza 80% dos recursos da obra e os pequenos produtores contribuem com 20% dos gastos. Para facilitar o pagamento desta parcela, também foi divulgado na ocasião uma nova linha de crédito que será disponibilizada pelo Banrisul. De acordo com Busato, os produtores que estiverem ingressando no programa poderão efetuar o pagamento dos 20% ao longo de 10 anos e com juros de 1% ao ano.

Nenhum comentário: