quinta-feira, 3 de setembro de 2009

MIRIAM MARRONI PROPÕE IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES

A audiência publica realizada pela vereadora Miriam Marroni, sobre dependência química dando ênfase ao crack, tirou como encaminhamento urgente a criação do Conselho Municipal de Entorpecentes e o Fundo Municipal. A parlamentar encaminhou Emenda na Lei Orgânica Municipal, solicitando a elaboração de Projeto de Lei que cria o Sistema Municipal da Política Sobre Uso indevido de Drogas, pedindo a instalação das duas entidades.
Atenta ao tema, a parlamentar observou que Pelotas não dispõe desse sistema municipal de políticas de combate e prevenção à dependência química. “É importante quando aparece um novo fenômeno como o crack, devastador nos seus efeitos como dependência rápida, debilitação física e difícil processo de recuperação. Por isso se torna imprescindível a implantação de um sistema eficiente de prevenção e combate as drogas”, acredita Miriam.
A implantação deste sistema tem sido discutida pelas entidades relacionadas ao tema a mais de um ano, e requer urgência. Através da instalação do conselho se estabelece o Fundo Municipal que por lei, é composto de recursos provenientes das apreensões ligadas ao narcotráfico, para financiar programas.
“As políticas de prevenção à saúde não são eficientes. Não dispomos de leitos no hospital geral, não dispomos para casos mais graves de comunidades terapêuticas em regime fechado, e observamos a defasagem estrutural dos Caps, por parte do poder público. Além da falta de uma grande política sistemática permanente no conteúdo escolar sobre dependência química, trabalhado por todos os professores”, avalia a vereadora.
A proposta de Miriam Marroni será apresentada na próxima semana no Legislativo,e posteriormente encaminhada ao Executivo.

Nenhum comentário: