A líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni (PT), participou na manhã deste sábado, 12, da inauguração da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal do Hospital de Caridade de Canguçu.
A parlamentar ressalta que a disponibilização dos novos leitos foi resultado de esforço compartilhado entre órgãos públicos municipal, estadual e federal e mais uma demonstração de integração da comunidade de Canguçu. “O município é um exemplo de como devem ser encaminhadas as demandas de impacto coletivo”, elogia. A deputada ressalta também os esforços para a obtenção do credenciamento da UTI Neonatal junto ao SUS, empenhados inicialmente pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, ao promover a liberação dos processos em agosto, e após, pela Secretaria Estadual da Saúde junto ao governo federal.
Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Ciro Simoni, anunciou a liberação de R$ 150 mil para a primeira fase de funcionamento da unidade. Miriam Marroni lembrou a importância de o município e suas unidades de saúde integrarem o programa federal Rede Cegonha, que busca reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, por meio de cuidados essenciais à saúde da gestante, acompanhamento criterioso da gravidez, atenção ao parto e a saúde do recém-nascido.
A nova ala possui sete incubadoras e uma sala de isolamento, para recém-nascidos, e mais três leitos no setor pediátrico. A intenção da direção do Hospital de Caridade de Canguçu é transformar a unidade em centro de referência em medicina intensiva. A ocupação dos leitos ficará sob a responsabilidade da Central de Regulação do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário