Cumprindo, atualmente, seu quarto mandato de vereadora em Pelotas, Miriam Marroni (PT) retorna à Assembleia Legislativa onde teve acento pela primeira vez entre os anos de 2004 e 2006, quando assumiu na suplência de Sérgio Stasinski, eleito prefeito de Gravataí. Eleita com 45.450 votos, a psicóloga, servidora pública federal e sindicalista formada no meio universitário, é natural de Pelotas, casada com Fernando Marroni, ex-prefeito da cidade e reeleito para a primeira suplência na recente eleição para a Câmara Federal. Tem duas filhas e uma neta.
Especialista em educação, Miriam Paz Garcez Marroni, 54 anos, ingressou na política por influência familiar - o pai era ligado a lutas sociais, ao movimento sindical e tinha uma visão de esquerda -.e, nos 80 e 90, engajou-se no movimento sindical através da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi quando começou a militância no Partido dos Trabalhadores. Em 1990, tornou-se a primeira mulher a alcançar a presidência da Associação dos Funcionários da Universidade Federal de Pelotas (Asufpel).
Em sua primeira passagem pelo Parlamento gaúcho, marcou pela atuação nas questões dos Direitos Humanos e na inovação e pioneirismo. Ganhou visibilidade ao se declarar em guerra contra o atual modelo dos contratos de concessão dos pedágios estaduais, propondo a instauração de uma CPI para analisar o sistema. Colocou-se, também, na linha de frente da luta pela conquista do Polo Naval para Rio Grande.
Estruturante
A nova deputada se diz muito animada, no auge de sua trajetória e qualidade política. Para a próxima legislatura anuncia seu foco de trabalho em pautas estruturantes “por políticas públicas de direitos humanos e pela escola de tempo integral”, resume.
A questão das desigualdades irá merecer atenção especial, principalmente a infância e adolescência e as questões de gênero. “Nosso inimigo é este modelo cultural, que retro alimentamos. Esta a pauta política prioritária, que está na base dos nossos problemas e gera a epidemia do crack, por exemplo. Como construímos um novo modelo? Não tem outra saída a não ser através da escola de turno integral”.
A psicóloga, que foi secretária de direitos humanos e assistência social de Pelotas, reconhece que as políticas públicas atuais são muito ineficientes, tímidas, não universalizantes. “A escola está atuando muito pouco na vida do jovem, são apenas 3 horas e meia por dia para aprender conteúdo, é preciso haver reforço pedagógico, trabalhar a auto estima. Na escola de turno integral há muita possibilidade de informação e crescimento”.
Sobre o novo polo naval, entende que o desafio é estruturar a região sul para os novos tempos, visando a construção das novas plataformas e do dique seco. Sobre os pedágios, anuncia que já vem tratando do assunto com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e vai continuar a discutir o atual modelo de concessão. “E quero estar na comissão de direitos humanos”, antecipa.
Votação
Pelotas, com 32.428 votos, praticamente garantiu a eleição da deputada. Representante da zona sul do estado, ela arrebatou votos em Capão do Leão (997 votos), Jaguarão (938), Canguçú (835), Rio Grande (788), Porto Alegre (713), Arroio Grande (538), São Lourenço do Sul (507), São Luiz Gonzaga (479), Pedro Osório (463) e Santa Vitória do Palmar (419).
http://www.ptsul.com.br/
http://www.al.rs.gov.br/
Mais matérias:
http://sul21.com.br/jornal/2010/12/tarso-confirma-miriam-marroni-na-lideranca-do-governo-na-al-e-nomes-para-o-segundo-escalao/
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Miriam Marroni é confirmada como líder de governo do Estado
O futuro governador, Tarso Genro, anunciou oficialmente que a deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), será a líder do governo do Estado na Assembleia Legislativa (AL). A confirmação foi dada na tarde de terça-feira (21) através de nota emitida pela assessoria do governador eleito.
Miriam se diz muito honrada de ter sido lembrada por Tarso, ainda mais porque ela é a primeira mulher indicada para liderança de um governo petista. "Será uma missão boa devido à identidade histórica da base aliada com o projeto político do governo e a forma com que essa coalização se deu". A deputada considera que a decisão da futura presidente Dilma Rousseff de dar “bastante espaço para as mulheres” em seu governo motivou Tarso a se definir por uma mulher.
A futura líder acrescentou que esta é uma missão para garantir que os projetos do governo, homologados pelo povo gaúcho, sejam efetivados. "E isso se dará através da confiança, do diálogo permanente e fraterno, que estabelece a concertação política". Miriam acredita que essa tarefa será desempenhada com êxito. "A base aliada foi acertada. Temos, como exemplo, a maturidade do governo Lula, para sabermos respeitar as diferenças e valorizar o diálogo com a oposição".
Miriam se diz muito honrada de ter sido lembrada por Tarso, ainda mais porque ela é a primeira mulher indicada para liderança de um governo petista. "Será uma missão boa devido à identidade histórica da base aliada com o projeto político do governo e a forma com que essa coalização se deu". A deputada considera que a decisão da futura presidente Dilma Rousseff de dar “bastante espaço para as mulheres” em seu governo motivou Tarso a se definir por uma mulher.
A futura líder acrescentou que esta é uma missão para garantir que os projetos do governo, homologados pelo povo gaúcho, sejam efetivados. "E isso se dará através da confiança, do diálogo permanente e fraterno, que estabelece a concertação política". Miriam acredita que essa tarefa será desempenhada com êxito. "A base aliada foi acertada. Temos, como exemplo, a maturidade do governo Lula, para sabermos respeitar as diferenças e valorizar o diálogo com a oposição".
Cantina escolar: a vilã da obesidade na infância e na adolescência
Casa Legislativa aprova projeto de autoria da vereadora Miriam Marroni que dispõe sobre alimentação saudável nas escolas de Pelotas
A Câmara de Vereadores de Pelotas aprovou por unanimidade, na manhã de ontem (21), o Projeto de Lei 3975/10, da vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), que dispõe sobre a promoção da alimentação saudável nas escolas das redes pública e privada da cidade. O documento será encaminhado ao Poder Executivo e, assim que sancionado pelo prefeito Fetter Júnior (PP), os responsáveis pelas cantinas escolares terão 120 dias para se adequarem a nova lei.
Para a autora o projeto, a educação nutricional deve fazer parte do currículo escolar e ser adotado na prática dentro das escolas. “Se até a escola - que é símbolo de educação, informação e ensinamento do que é certo ou errado - permite comer ‘qualquer coisa’, nunca a criança vai compreender, assimilar, se educar. É da escola que se espera educação e regra. Sem isso, não haverá mudança de hábitos e costumes.
Miriam acrescenta que até o bebê ter um ano e meio ou dois , os pais tem um regramento e um cuidado exemplar com a alimentação dos filhos. “É uma alimentação muito mais saudável e equilibrada, com suquinho, sopinha de legumes, caldinho de feijão. São os pais que determinam o alimento do bebê e cuidam muito bem”.
Então, a partir dos três anos, aproximadamente, a criança começa a “se mandar”, pois passa por um processo mais amplo e socialização, ao começar a interagir com o mundo fora de casa, com os coleguinhas na escolinha, além de ser bombardeada pela propaganda. “Se a criança não come verduras e legumes, os pais simplesmente justificam que é porque ‘ela não gosta’. Então os pais têm a obrigação de mudar esse comportamento de aceitação e conformidade. Tudo é questão de hábito e costume, por isso, é fundamental a participação da escola nesse processo de mudança cultural”. Além disso, a escola precisa valorizar mais a atividade física.
A vereadora destacou ainda que os pais precisam perceber que não é somente porque os seus filhos já comem sozinhos, que eles podem escolher o que bem entender para se alimentar. “As crianças ainda precisam da nossa regra e equilíbrio”.
DADOS ALARMANTES
22% das crianças e adolescentes apresentam sobrepeso
6% já são obesas
23% apresentam sobrepeso nas escolas públicas
33% apresentam sobrepeso nas escolas privadas
80% é a chance de uma criança, de 10 anos, com sobrepeso se tornar um adulto obeso
O perigo e a tentação está na cantina
Estudos mostram que as crianças fofinhas de hoje, amanhã serão, provavelmente, obesas. Isso porque aos 10 anos de idade, crianças acima do peso já têm 80% de probabilidade e virar um adulto em eterna luta contra a balança. O risco de uma criança gordinha se tornar um adulto obeso aumenta exponencialmente quanto mais se demora para tratar o problema.
Segundo o Estudo Nutri-Brasil Infância, o Brasil ostenta um perigoso recorde. A porcentagem de crianças entre 2 e 5 anos de idade com sobrepeso já supera a dos Estados Unidos. E a de obesas logo, logo pode chegar lá também. No Brasil, 6% das crianças apresentam obesidade, ou seja, peso acima de 15% do ideal e 22% já apresentam sobrepeso (peso entre 10% e 15% do ideal). Nos EUA, os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) acusam 10% para ambas as situações.
Um dos principais responsáveis pelos números alarmantes deve-se à tentação da cantina escolar, porque quase tudo o que é perigoso e tentador se encontra lá. E não apenas ao alcance mãos, mas longe da vista dos pais também. Outro fator determinante é o sedentarismo, por isso na necessidade do estímulo às atividades físicas.
Uma pesquisa feita pela Unifesp, com mais de 600 jovens em escolas públicas particulares, entre 10 e 15 anos, mostrou que 23% dos estudantes da rede pública apresentavam excesso de peso ou obesidade. Nas particulares, a situação é ainda mais alarmante, o índice ficou 10 pontos acima, ou seja, 33%. O estudo indica que o índice em escolas particulares é maior porque o maior poder aquisitivo dos estudantes faz com que consumam mais produtos industrializados de cantinas. O fato das escolas públicas oferecerem merenda escolar é outro fator responsável pela considerável diferença.
Uma verdadeira bomba-relógio
Segundo o estudo Saúde Brasil 2009 divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde, o aumento da obesidade já provoca reflexos nas estatísticas de mortalidade no Brasil. Houve aumento de 10% das mortes provocadas por diabetes entre 1996 e 2007. A doença diretamente relacionada ao aumento do peso, é a terceira causa de mortalidade dos brasileiros, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou cardíacas.
Nos próximos dias, o ministro José Gomes temporão apresentará um Plano Nacional de Enfrentamento da Obesidade, com propostas de ações a serem desenvolvidas junto com os ministérios do Esporte e Educação. A proposta prevê ainda envio ao Congresso de projetos de lei para melhor regular o tema, como tornar nacional a iniciativa pelotense de proibir alimentos muito calóricos e gordurosos nas cantinas das escolas. O plano deverá priorizar ainda a negociação coma indústria de alimentos processados, com o objetivo de reduzir os teores de açúcares e sal, além de promover ações educativas para estimular atividades físicas.
O QUE PREVÊ O PROJETO DE LEI
A legislação proíbe a comercialização dos produtos abaixo relacionados e a publicidade dos mesmos, inclusive por meio de patrocínios de atividades escolares e extracurriculares.
Alimentos proibidos: balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos industrializados; frituras em geral; pipoca industrializada; alimentos cuja preparação seja utilizada gordura vegetal hidrogenada
A lei estabelece ainda que a cantina escolar oferecerá para consumo, diariamente, pelo menos, uma variedade de fruta da estação in natura; inteira ou em pedaços; ou na forma de suco, preferencialmente com matéria-prima produzida na região.
Além disso, as escolas terão de adotar conteúdo pedagógico em atividades extraclasses sobre os seguintes temas: alimentação e cultura; refeição balanceada, grupos de alimentos e suas funções; alimentação e mídia; hábitos e estilos de vida saudáveis; frutas e hortaliças: preparo, consumo e sua importância para a saúde; fome e segurança alimentar; dados científicos sobre malefícios do consumo dos alimentos cuja comercialização é vedada por esta lei.
Lanches saudáveis devem ser oferecidos nas escolas para estimular bom hábito |
Para a autora o projeto, a educação nutricional deve fazer parte do currículo escolar e ser adotado na prática dentro das escolas. “Se até a escola - que é símbolo de educação, informação e ensinamento do que é certo ou errado - permite comer ‘qualquer coisa’, nunca a criança vai compreender, assimilar, se educar. É da escola que se espera educação e regra. Sem isso, não haverá mudança de hábitos e costumes.
Miriam acrescenta que até o bebê ter um ano e meio ou dois , os pais tem um regramento e um cuidado exemplar com a alimentação dos filhos. “É uma alimentação muito mais saudável e equilibrada, com suquinho, sopinha de legumes, caldinho de feijão. São os pais que determinam o alimento do bebê e cuidam muito bem”.
Então, a partir dos três anos, aproximadamente, a criança começa a “se mandar”, pois passa por um processo mais amplo e socialização, ao começar a interagir com o mundo fora de casa, com os coleguinhas na escolinha, além de ser bombardeada pela propaganda. “Se a criança não come verduras e legumes, os pais simplesmente justificam que é porque ‘ela não gosta’. Então os pais têm a obrigação de mudar esse comportamento de aceitação e conformidade. Tudo é questão de hábito e costume, por isso, é fundamental a participação da escola nesse processo de mudança cultural”. Além disso, a escola precisa valorizar mais a atividade física.
A vereadora destacou ainda que os pais precisam perceber que não é somente porque os seus filhos já comem sozinhos, que eles podem escolher o que bem entender para se alimentar. “As crianças ainda precisam da nossa regra e equilíbrio”.
DADOS ALARMANTES
22% das crianças e adolescentes apresentam sobrepeso
6% já são obesas
23% apresentam sobrepeso nas escolas públicas
33% apresentam sobrepeso nas escolas privadas
80% é a chance de uma criança, de 10 anos, com sobrepeso se tornar um adulto obeso
O perigo e a tentação está na cantina
Estudos mostram que as crianças fofinhas de hoje, amanhã serão, provavelmente, obesas. Isso porque aos 10 anos de idade, crianças acima do peso já têm 80% de probabilidade e virar um adulto em eterna luta contra a balança. O risco de uma criança gordinha se tornar um adulto obeso aumenta exponencialmente quanto mais se demora para tratar o problema.
Segundo o Estudo Nutri-Brasil Infância, o Brasil ostenta um perigoso recorde. A porcentagem de crianças entre 2 e 5 anos de idade com sobrepeso já supera a dos Estados Unidos. E a de obesas logo, logo pode chegar lá também. No Brasil, 6% das crianças apresentam obesidade, ou seja, peso acima de 15% do ideal e 22% já apresentam sobrepeso (peso entre 10% e 15% do ideal). Nos EUA, os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) acusam 10% para ambas as situações.
Um dos principais responsáveis pelos números alarmantes deve-se à tentação da cantina escolar, porque quase tudo o que é perigoso e tentador se encontra lá. E não apenas ao alcance mãos, mas longe da vista dos pais também. Outro fator determinante é o sedentarismo, por isso na necessidade do estímulo às atividades físicas.
Uma pesquisa feita pela Unifesp, com mais de 600 jovens em escolas públicas particulares, entre 10 e 15 anos, mostrou que 23% dos estudantes da rede pública apresentavam excesso de peso ou obesidade. Nas particulares, a situação é ainda mais alarmante, o índice ficou 10 pontos acima, ou seja, 33%. O estudo indica que o índice em escolas particulares é maior porque o maior poder aquisitivo dos estudantes faz com que consumam mais produtos industrializados de cantinas. O fato das escolas públicas oferecerem merenda escolar é outro fator responsável pela considerável diferença.
Uma verdadeira bomba-relógio
Segundo o estudo Saúde Brasil 2009 divulgado na última semana pelo Ministério da Saúde, o aumento da obesidade já provoca reflexos nas estatísticas de mortalidade no Brasil. Houve aumento de 10% das mortes provocadas por diabetes entre 1996 e 2007. A doença diretamente relacionada ao aumento do peso, é a terceira causa de mortalidade dos brasileiros, atrás de doenças cerebrovasculares (como derrame) ou cardíacas.
Nos próximos dias, o ministro José Gomes temporão apresentará um Plano Nacional de Enfrentamento da Obesidade, com propostas de ações a serem desenvolvidas junto com os ministérios do Esporte e Educação. A proposta prevê ainda envio ao Congresso de projetos de lei para melhor regular o tema, como tornar nacional a iniciativa pelotense de proibir alimentos muito calóricos e gordurosos nas cantinas das escolas. O plano deverá priorizar ainda a negociação coma indústria de alimentos processados, com o objetivo de reduzir os teores de açúcares e sal, além de promover ações educativas para estimular atividades físicas.
O QUE PREVÊ O PROJETO DE LEI
A legislação proíbe a comercialização dos produtos abaixo relacionados e a publicidade dos mesmos, inclusive por meio de patrocínios de atividades escolares e extracurriculares.
Alimentos proibidos: balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos industrializados; frituras em geral; pipoca industrializada; alimentos cuja preparação seja utilizada gordura vegetal hidrogenada
A lei estabelece ainda que a cantina escolar oferecerá para consumo, diariamente, pelo menos, uma variedade de fruta da estação in natura; inteira ou em pedaços; ou na forma de suco, preferencialmente com matéria-prima produzida na região.
Além disso, as escolas terão de adotar conteúdo pedagógico em atividades extraclasses sobre os seguintes temas: alimentação e cultura; refeição balanceada, grupos de alimentos e suas funções; alimentação e mídia; hábitos e estilos de vida saudáveis; frutas e hortaliças: preparo, consumo e sua importância para a saúde; fome e segurança alimentar; dados científicos sobre malefícios do consumo dos alimentos cuja comercialização é vedada por esta lei.
Miriam Marroni anuncia concurso para novas vagas na Petrobras
A coordenadora da implantação do Polo Naval no Rio Grande do Sul, a vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), anuncia o lançamento de novas oportunidades de emprego, da Petrobas, no País, Estado e região. O concurso público oferecerá 838 vagas, com remunerações entre R$ 1.801,37 e R$ 6.217,19. Os interessados poderão se inscrever a partir de 10 de janeiro pelo site www.cesgrario.org.br, mesmo endereço em que o edital completo pode ser consultado. As inscrições vão até o dia 27 de janeiro e a previsão é de as provas sejam aplicadas no dia 27 de fevereiro. Serão 618 vagas para o Ensino Médio - seis com lotação no Rio Grande do Sul - e 220 para Ensino Superior.
Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e para nível superior, R$ 45,00. Os gaúchos também podem concorrer nas chamadas vagas nacionais. Para os postos de Ensino Superior, os candidatos só conhecerão o local de trabalho depois da aprovação. Esses cargos são distribuídos nas localidades em que a empresa tenha instalações, incluindo o Rio Grande do Sul, com lotações em Canoas, Osório, Porto Alegre ou Rio Grande. Mas as provas serão aplicaas somente na Capital.
Cargos e vagas
Nacional
administrador (20); auditor (6); contador (19); enfermeiro do trabalho (2); engenheiro civil (2); engenheiro de equipamentos nas especialiades elétrica (2), eletrônica (24), inspeção (9), mecânica (34), terminais e dutos (12); engenheiro de meio ambiente (1); engenheiro de petróleo (17); engenheiro do processamento (8); engenheiro de produção (5); engenheiro de segurança (17) engenheiro de telecomunicações (2); engenheiro naval (4); geofísico-física (3); geofísico-geologia (14); geólogo (11); médico do trabalho (4); profissional de comunicação socia publicidade e propaganda (1), jornalismo (1); e químico do petróleo (2)
No RS
Técnico de manutenção em mecânica (1); técnico de projetos, construção e montagem em elétrica (1); técnico de projetos, construção e montagem em estruturas navais (1) e técnico de projetos, construção e montagem em mecânica (3)
Para nível médio, a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e para nível superior, R$ 45,00. Os gaúchos também podem concorrer nas chamadas vagas nacionais. Para os postos de Ensino Superior, os candidatos só conhecerão o local de trabalho depois da aprovação. Esses cargos são distribuídos nas localidades em que a empresa tenha instalações, incluindo o Rio Grande do Sul, com lotações em Canoas, Osório, Porto Alegre ou Rio Grande. Mas as provas serão aplicaas somente na Capital.
Cargos e vagas
Nacional
administrador (20); auditor (6); contador (19); enfermeiro do trabalho (2); engenheiro civil (2); engenheiro de equipamentos nas especialiades elétrica (2), eletrônica (24), inspeção (9), mecânica (34), terminais e dutos (12); engenheiro de meio ambiente (1); engenheiro de petróleo (17); engenheiro do processamento (8); engenheiro de produção (5); engenheiro de segurança (17) engenheiro de telecomunicações (2); engenheiro naval (4); geofísico-física (3); geofísico-geologia (14); geólogo (11); médico do trabalho (4); profissional de comunicação socia publicidade e propaganda (1), jornalismo (1); e químico do petróleo (2)
No RS
Técnico de manutenção em mecânica (1); técnico de projetos, construção e montagem em elétrica (1); técnico de projetos, construção e montagem em estruturas navais (1) e técnico de projetos, construção e montagem em mecânica (3)
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Miriam Marroni entrega carta aberta ao ministro dos Transportes pedindo atenção ao problema do sistema de cobrança abusiva do pedágio no Polo Pelotas
Com as duplicações da BR-392 em andamento e da BR-116 em fase de processo licitatório, o Governo Federal já trabalha na busca da melhor solução possível para o usuário do Polo Pelotas, a fim de oferecer mais qualidade e por uma tarifa mais baixa. O anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Sérgio Passos - que - nesta manhã (16) esteve em Pelotas para vistoriar a obra - entusiasmou a vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), que acompanhou o ministro, junto do deputado federal Fernando Marroni (PT), e pode lhe entregar em mãos uma carta aberta solicitando a revisão do atual modelo de concessão praticado na região. Passos acredita que o estudo que está sendo feito possa provocar uma mudança logo no início do próximo governo.
Lideranças de entidade de classe e moradores da área rural estiveram presentes para reforçar o pedido da parlamentar e argumentaram o alto custo da tarifa. "Simplesmente nos colocaram uma porteira. É um absurdo, nós do interior - que diariamente precisamos ir à cidade - termos de pagar R$ 14,70 para ir e vir todos os dias", desabafou o comerciante da Zona Rural, Giovani Timm. "Podem estar certos que vamos levar em consideração o pedido feito nesta carta, bem como os depoimentos. Queremos um modelo de concessão de qualidade, de interesse público, empresarial e que beneficie o usuário, de preferência com a redução de valores", afirmou Passos. "Tenho certeza que o próximo ministro, Alfredo Nascimento, conduzirá o tema com o mesmo tipo de sensibilidade", garantiu.
Segundo a parlamentar pelotense, este é o momento exato para reabrir a discussão sobre o tema, que é uma das suas mais incansáveis lutas. "Não podíamos perder esta oportunidade. A duplicação é a nossa possibilidade de acabarmos com essa forma perversa de cobrança que tanto onera e prejudica a economia local e encarece todos os nossos produtos, que em sua maioria, chegam e saem da cidade e região por rodovia. Temos de garantir a redução do valor exorbitante da tarifa praticada", reivindicou Miriam. Ela acrescentou que o ministro foi extremamente receptivo à demanda e respeitoso. "Tenho certeza que darão uma atenção especial ao nosso caso".
Avaliação da obra
Para Passos, a obra está caminhando bem, até porque sempre foi prioritária. "Não há nenhum tipo de restrição financeira, visto que é uma obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O que vai determinar a continuidade do bom andamento é a competência de quem executa", avaliou o ministro. A conclusão da obra está prevista para o final de 2012, num custo total de R$ 1,6 bilhão, para os quatro lotes e duplicação da ponte. Passos confirmou que a ponte antiga será reaproveitada, necessitando de adequações.
Ainda segundo o ministro, a licitação para o contorno de Pelotas já está em andamento e o início para as obras está previsto para fevereiro de 2011.
Confira quem assinou a carta
Miriam Marroni
Deputada Estadual eleita e Articuladora Regional contra o Modelo de Pedágios, representando a Associação dos Usuários das Estradas Pedagiadas (Assurcon)
Paulo Quaresma - Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindicam)
Luis Weber - Coordenador Regional da FETRAF - SUL
Sérgio Neves - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais (Secovi) Zona Sul
Vereadores:
Diarone Santos - Pelotas
Carlos Alberto Passos (Beto da Z3)- Pelotas
Gerson Nunes - Ganguçu
Ariom Moreno - Jaguarão
Thiara Oliveira - Jaguarão
Neri Mirapalhete - Santa Vitória do Palmar
Anete Peglow da Silveira - São Lourenço do Sul
Mauro Nolasco - Capão do Leão
Proponente da primeira CPI
Durante sua primeira passagem pela Assembleia Legislativa, em 2005 e 2006, a mulher de pouco mais de um metro e meio mostrou-se grande suficientemente para ser a primeira, na história da política estadual, a denunciar as irregularidades existentes nos contratos firmados “de pai para filho” e pedir a abertura da caixa preta desse modelo. Miriam teve a coragem de enfrentar de frente o setor privado “que compra todo o mundo”, pedindo a primeira instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que, segundo a própria Miriam, “acabou em pizza” devido aos mais diversos interesses privados. “Não tivemos sucesso, a CPI não deu resultados por forças políticas, nem mesmo o espaço legislativo tem isenção. Mas a luta continua, este momento é imperdível, é hora de comprometer o ministro em nossa demanda”. Além de proponente da CPI, ela ainda é autora de dois projetos de lei: Pedágio Comunitário e Controle Online.
Relembre
O atual modelo de concessão de rodovias, implantado em 1996, sob o Governo Britto (PMDB), com excesso de praças, custos absurdos e inexistência de obras significativas. Estranhamente, o Governo Rigotto (PMDB), ao invés de utilizar suas prerrogativas de poder concedente, fugiu da responsabilidade de questionar os contratos estabelecidos com as concessionárias e, pior, ainda autorizou aumentos superiores à inflação. Em 2001, o então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, "presenteou" os gaúchos da Zona Sul com a ampliação da concessão das rodovias, à Ecosul, em 15 anos, ou seja, até 2026.
Lideranças de entidade de classe e moradores da área rural estiveram presentes para reforçar o pedido da parlamentar e argumentaram o alto custo da tarifa. "Simplesmente nos colocaram uma porteira. É um absurdo, nós do interior - que diariamente precisamos ir à cidade - termos de pagar R$ 14,70 para ir e vir todos os dias", desabafou o comerciante da Zona Rural, Giovani Timm. "Podem estar certos que vamos levar em consideração o pedido feito nesta carta, bem como os depoimentos. Queremos um modelo de concessão de qualidade, de interesse público, empresarial e que beneficie o usuário, de preferência com a redução de valores", afirmou Passos. "Tenho certeza que o próximo ministro, Alfredo Nascimento, conduzirá o tema com o mesmo tipo de sensibilidade", garantiu.
Segundo a parlamentar pelotense, este é o momento exato para reabrir a discussão sobre o tema, que é uma das suas mais incansáveis lutas. "Não podíamos perder esta oportunidade. A duplicação é a nossa possibilidade de acabarmos com essa forma perversa de cobrança que tanto onera e prejudica a economia local e encarece todos os nossos produtos, que em sua maioria, chegam e saem da cidade e região por rodovia. Temos de garantir a redução do valor exorbitante da tarifa praticada", reivindicou Miriam. Ela acrescentou que o ministro foi extremamente receptivo à demanda e respeitoso. "Tenho certeza que darão uma atenção especial ao nosso caso".
Avaliação da obra
Para Passos, a obra está caminhando bem, até porque sempre foi prioritária. "Não há nenhum tipo de restrição financeira, visto que é uma obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O que vai determinar a continuidade do bom andamento é a competência de quem executa", avaliou o ministro. A conclusão da obra está prevista para o final de 2012, num custo total de R$ 1,6 bilhão, para os quatro lotes e duplicação da ponte. Passos confirmou que a ponte antiga será reaproveitada, necessitando de adequações.
Ainda segundo o ministro, a licitação para o contorno de Pelotas já está em andamento e o início para as obras está previsto para fevereiro de 2011.
Confira quem assinou a carta
Miriam Marroni
Deputada Estadual eleita e Articuladora Regional contra o Modelo de Pedágios, representando a Associação dos Usuários das Estradas Pedagiadas (Assurcon)
Paulo Quaresma - Sindicato dos Transportadores Autônomos de Bens de Rio Grande (Sindicam)
Luis Weber - Coordenador Regional da FETRAF - SUL
Sérgio Neves - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais (Secovi) Zona Sul
Vereadores:
Diarone Santos - Pelotas
Carlos Alberto Passos (Beto da Z3)- Pelotas
Gerson Nunes - Ganguçu
Ariom Moreno - Jaguarão
Thiara Oliveira - Jaguarão
Neri Mirapalhete - Santa Vitória do Palmar
Anete Peglow da Silveira - São Lourenço do Sul
Mauro Nolasco - Capão do Leão
Proponente da primeira CPI
Durante sua primeira passagem pela Assembleia Legislativa, em 2005 e 2006, a mulher de pouco mais de um metro e meio mostrou-se grande suficientemente para ser a primeira, na história da política estadual, a denunciar as irregularidades existentes nos contratos firmados “de pai para filho” e pedir a abertura da caixa preta desse modelo. Miriam teve a coragem de enfrentar de frente o setor privado “que compra todo o mundo”, pedindo a primeira instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que, segundo a própria Miriam, “acabou em pizza” devido aos mais diversos interesses privados. “Não tivemos sucesso, a CPI não deu resultados por forças políticas, nem mesmo o espaço legislativo tem isenção. Mas a luta continua, este momento é imperdível, é hora de comprometer o ministro em nossa demanda”. Além de proponente da CPI, ela ainda é autora de dois projetos de lei: Pedágio Comunitário e Controle Online.
Relembre
O atual modelo de concessão de rodovias, implantado em 1996, sob o Governo Britto (PMDB), com excesso de praças, custos absurdos e inexistência de obras significativas. Estranhamente, o Governo Rigotto (PMDB), ao invés de utilizar suas prerrogativas de poder concedente, fugiu da responsabilidade de questionar os contratos estabelecidos com as concessionárias e, pior, ainda autorizou aumentos superiores à inflação. Em 2001, o então ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, "presenteou" os gaúchos da Zona Sul com a ampliação da concessão das rodovias, à Ecosul, em 15 anos, ou seja, até 2026.
domingo, 12 de dezembro de 2010
Miriam Marroni denuncia violação dos Direitos Humanos em presídio local e recebe Maria do Rosário em audiência pública
Proposta pela vereadora e Deputada Estadual eleita, Miriam Marroni (PT), a audiência pública em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na tarde da última sexta-feira (10), teve formato inovador - como um programa televisivo de auditório - e lotou o Plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas. Para Miriam, a inovação mostra que o tema dos Direitos Humanos pode - e deve - ser tratado com maior proximidade, menos formalidades, que normalmente há entre uma mesa composta de autoridades e o público. "Essa sala de visitas tem a intenção de nos aproximar. Além de mostrar que os Direitos Humanos são um assunto a ser tratado com naturalidade no nosso cotidiano", explicou Miriam. Para a vereadora, assim a indignação à violação dos direitos humanos será inserida na cultura geral, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais, discriminação e preconceito.
Saúde, educação, crack e presídios foram alguns dos temas abordados. O destaque e a principal pauta levantada foi a luta pela educação de turno integral. Muitos representantes de órgãos e entidades puderam fazer suas manifestações referentes ao tema. Na sala de visitas, tiveram uma conversa franca com Miriam e o público presente.
A deputada federeal e futura ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, se atrasou devido a agendas anteriores na Capital. Quem ficou para recebê-la, não se arrependeu. Por cerca de meia hora, ela falou da felicidade de estar em Pelotas, junto de Miriam e do colega Fernando Marroni (PT), que, segundo ela, representa a cidade e a região com tanto amor na Câmara dos Deputados. "Estou muito emocionada e feliz. Esta é minha primeira participação pública depois do anúncio que assumirei como ministra. Também parabenizo minha amiga Miriam pelo seu trabalho de que me orgulho tanto e pelo Marroni ter conseguido a vaga tão merecida. Por tudo isso, já fica aqui firmada a nossa parceria".
Após falar sobre as políticas públicas implantadas pelo Lula na área dos Direitos Humanos, dos desafios e da missão confiada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, Maria se despediu com um voto de confiança. "Preciso de cada um de vocês em cada momento deste novo trabalho". Miriam finalizou agradecendo e presenteando-a com um dos principais símbolos da cidade. "Para um doce coração, doces de Pelotas".
Denúncia de violação dos Direitos Humanos: momento de indignação
Durante a audiência que durou mais de quatro horas, um momento indignou o público. A integrante do grupo Mães contra o Crack, Gracinda Feijó, contou que durante a operação "pente fino", realizada ontem (9) no presídio regional de Pelotas, cerca de 20 mulheres - entre elas a sua filha - foram revistadas e tiveram de ficar nuas em frente de aproximadamente cem homens, entre policiais militares e agentes penitenciários. "Cinco policiais mulheres fizeram a revista, mas as detentas tiveram de ficar nuas em frente a uma centena de homens. Isso é muito humilhante. Milha filha errou e está no semi-aberto pagando pelo seu erro. Não é humano ter de ainda passar por um constrangimento desses". Ela ressaltou que a filha, depois de contar o ocorrido, chorou a manhã inteira. A vereadora Miriam informou que na próxima segunda-feira, fará uma denúncia oficial para que se abra uma sindicância para investigar o caso e para que as devidas providências sejam tomadas. O depoimento de outras duas mães, integrantes do movimento, emocionou as pessoas que prestigiavam o debate.
Saúde, educação, crack e presídios foram alguns dos temas abordados. O destaque e a principal pauta levantada foi a luta pela educação de turno integral. Muitos representantes de órgãos e entidades puderam fazer suas manifestações referentes ao tema. Na sala de visitas, tiveram uma conversa franca com Miriam e o público presente.
A deputada federeal e futura ministra da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, se atrasou devido a agendas anteriores na Capital. Quem ficou para recebê-la, não se arrependeu. Por cerca de meia hora, ela falou da felicidade de estar em Pelotas, junto de Miriam e do colega Fernando Marroni (PT), que, segundo ela, representa a cidade e a região com tanto amor na Câmara dos Deputados. "Estou muito emocionada e feliz. Esta é minha primeira participação pública depois do anúncio que assumirei como ministra. Também parabenizo minha amiga Miriam pelo seu trabalho de que me orgulho tanto e pelo Marroni ter conseguido a vaga tão merecida. Por tudo isso, já fica aqui firmada a nossa parceria".
Após falar sobre as políticas públicas implantadas pelo Lula na área dos Direitos Humanos, dos desafios e da missão confiada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, Maria se despediu com um voto de confiança. "Preciso de cada um de vocês em cada momento deste novo trabalho". Miriam finalizou agradecendo e presenteando-a com um dos principais símbolos da cidade. "Para um doce coração, doces de Pelotas".
Denúncia de violação dos Direitos Humanos: momento de indignação
Durante a audiência que durou mais de quatro horas, um momento indignou o público. A integrante do grupo Mães contra o Crack, Gracinda Feijó, contou que durante a operação "pente fino", realizada ontem (9) no presídio regional de Pelotas, cerca de 20 mulheres - entre elas a sua filha - foram revistadas e tiveram de ficar nuas em frente de aproximadamente cem homens, entre policiais militares e agentes penitenciários. "Cinco policiais mulheres fizeram a revista, mas as detentas tiveram de ficar nuas em frente a uma centena de homens. Isso é muito humilhante. Milha filha errou e está no semi-aberto pagando pelo seu erro. Não é humano ter de ainda passar por um constrangimento desses". Ela ressaltou que a filha, depois de contar o ocorrido, chorou a manhã inteira. A vereadora Miriam informou que na próxima segunda-feira, fará uma denúncia oficial para que se abra uma sindicância para investigar o caso e para que as devidas providências sejam tomadas. O depoimento de outras duas mães, integrantes do movimento, emocionou as pessoas que prestigiavam o debate.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Petrobras encontra indícios de petróleo na Bacia Pelotas
A direção da Petrobras confirmou nessa sexta-feira (12) a possibilidade de existência de petróleo e gás natural na Bacia Pelotas. Dois poços localizados no litoral entre Tavares e São José do Norte são a principal esperança da empresa que no dia 24 de novembro deverá confirmar à Agência Nacional de Petróleo (ANP) seu interesse em realizar perfurações nestes locais. A estatal também começa a analisar a possibilidade de instalar sua base de operações em Pelotas.
A confirmação das descobertas foi dada no final da manhã pelo diretor de Engenharia de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrela ao deputado federal Fernando Marroni (PT-RS) e a deputada estadual eleita, Míriam Marroni (PT), durante reunião realizada na sede da estatal, no Rio de Janeiro. "O relatório sísmico realizado nesses pontos mostrou haver semelhança nos materiais dos poços da Bacia Pelotas com poços que hoje já produzem petróleo e isso é uma excelente perspectiva", disse Estrela.
O diretor, todavia, mantém-se cauteloso sobre o achado e diz que ainda é cedo para comemorar. "Somente através da perfuração será possível saber se há óleo e gás nos poços e qual a qualidade desse material e a viabilidade econômica em sua exploração".
Formada por uma plataforma que se estende de Florianópolis até o Chuí, a Bacia de Pelotas vem sendo pesquisada pela Petrobras desde 2008. De lá para cá cinco áreas foram alvo de estudos sísmicos com o objetivo de analisar a composição rochosa e tentar encontrar indícios de petróleo e gás natural.
Em 2010, três poços localizados mais ao norte da bacia foram descartados e as atenções da empresa se voltaram aos poços localizados no litoral sul do Rio Grande do Sul. A estimativa dos diretores da estatal é iniciar as perfurações, em pelo menos um dos pontos, até o final de 2011.
Base de Operações
A partir das boas perspectivas e a determinação da Petrobras em investir na perfuração dos poços entre Tavares e São José do Norte, o deputado Marroni e a deputada eleita Miriam solicitaram à direção da empresa que dê preferência para Pelotas como cidade-sede de sua base de operações.
"Queremos que Pelotas seja a base da Petrobras para estas operações por oferecer toda a infraestrutura necessária para a empresa, além de poder oferecer mão-de-obra qualificada para atender às necessidades de uma atividade tão complexa", justificou Marroni. "Isso seria uma oportunidade única de desenvolvimento para toda a Zona Sul e Pelotas pode dar suporte científico para a Petrobras através da nossas instituições de ensino superior", reforçou Míriam.
A ideia foi bem aceita por Estrela que se mostrou otimista com a possibilidade de instalar em Pelotas uma futura base da Petrobras. "Isso dependerá, basicamente, da ação das lideranças políticas regionais e os deputados Marroni e Miriam estão a frente deste movimento porque acompanham constantemente nosso trabalho na região", ponderou.
Também participaram da reunião no Rio de Janeiro o coordenador do curso de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Luiz Eduardo Novaes, o Assessor de Assuntos Estratégicos do Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Sul (IF-Sul), João Antônio Allemand e o vereador pelotense Waldomiro Lima (PRB).
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Miriam Marroni participa do Seminário Pré-Sal e o Rio Grande do Sul
Pelotas foi sede do Seminário "Pré-Sal e o Rio Grande do Sul - Oportunidades para a Indústria, Trabalhadores e Sociedade" na manhã de ontem (26). O evento, que já aconteceu em outras cidades, nessa edição, foi realizado no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Na ocasião, a vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), destacou a importância de explorar essa verdadeira "mina de ouro" descoberta. Relembrou ainda que foi a coordenadora da implantação do Polo Naval no Estado. "A então ministra de Minas e Energia e candidata a presidência da República, Dilma Rousseff, me chamou e disse que eu teria de me mexer para trazer o polo para o Rio Grande do Sul. Tenho muito orgulho de ter conseguido". Desde então, trabalha arduamente pelos cursos de qualificação profissional e no incentivo de organização logística para atração de sistemistas também a Pelotas.
Para Miriam, os empresários locais precisam se unir, se mobilizar para incrementa a indústria naval também no município, articular uma unidade regional para que possam ter como estruturante, novo paradigma, organizar a logística para atrair sistemistas dos setores de serviço, comércio, educação, moradia, alimentação, etc. "É preciso propor uma saída. O polo naval não pode desenvolver apenas a cidade de Rio Grande, a região precisa se beneficiar também. Temos de investir em curos de qualificação para os jovens atuarem no Polo Naval".
O dinheiro vindo do pré-sal garantirá mais recursos para qualificar a educação e formação profissional e políticas de prevenção contra as drogas. "Criança e jovem que aprende tem autoestima e se sente valorizado, com qualificação profissional e ocupação o risco de entrar no mundo do álcool e das drogas reduz drasticamente. Essa é a grande saída. Eu não acho, tenho certeza. Antes da qualificação é necessário implantar a educação de turno integral. Tenho esse sonho!"
O evento foi mediado pelo deputado Estadual Ronaldo Zülke (PT), que destacou as oportunidades que os industriais gaúchos têm com a exploração do pré-sal. “Trata-se de uma extraordinária riqueza. Parte dos recursos auferidos contemplará programas de combate à pobreza, enfrentamento das mudanças climáticas e desenvolvimento da educação, cultura, saúde e ciência e tecnologia”, afirmou o Deputado.
Os debatedores do evento: Ernesto Tavares Pinto, o vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustíveis, Marcus Coester, coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS, Cesar Borges, reitor da Universidade Federal de Pelotas, e Renato Louzada Meireles, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Sul, falaram sobre a oportunidade e os investimentos do Pré-sal na nossa região (Rio Grande e Pelotas).
Segundo Miguel Rossetto, a Petrobras trabalhará como operadora única destas áreas, e o ritmo de investimentos para capacitar a estatal à exploração do produto exigirá maior velocidade da cadeia do petróleo e gás para suprir contratos da estatal, e é aí que entra o empresariado do Rio Grande do Sul. "O petróleo continuará tendo papel essencial nos próximos 20 anos. No Brasil, o consumo de petróleo evoluirá de 1,95 milhão (2008) para cerca de 3,0 milhões (2030) de barris por dia", afirmou Rossetto.
Marcus Coester apresentou dados da FIERGS de ampla participação nesse novo ciclo de gás e petróleo no Brasil, "o que falta é a organização e a mobilização dos empresários gaúchos", alertou Coester.
Ernesto Tavares Pinto, vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Cesar Borges, reitor da Universidade Federal de Pelotas e Renato Louzada Meireles, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Sul, como representantes da rede de ensino da região sul, afirmaram que o governo federal tem investido muito na área da educação e desenvolvimento científico e tecnológico, permitindo assim, uma melhor preparação de mão de obra qualificada que hoje já é escassa nas áreas de engenharias, tecnologias e cursos que envolvem o tema pré-sal.
Também estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Milton Martins, o vereador Ivan Duarte (PT) e a vereadora, eleita deputada estadual, Miriam Marroni (PT).
O que é o Pré-Sal
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.
Futuro
Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo. Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.
Na ocasião, a vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni (PT), destacou a importância de explorar essa verdadeira "mina de ouro" descoberta. Relembrou ainda que foi a coordenadora da implantação do Polo Naval no Estado. "A então ministra de Minas e Energia e candidata a presidência da República, Dilma Rousseff, me chamou e disse que eu teria de me mexer para trazer o polo para o Rio Grande do Sul. Tenho muito orgulho de ter conseguido". Desde então, trabalha arduamente pelos cursos de qualificação profissional e no incentivo de organização logística para atração de sistemistas também a Pelotas.
Para Miriam, os empresários locais precisam se unir, se mobilizar para incrementa a indústria naval também no município, articular uma unidade regional para que possam ter como estruturante, novo paradigma, organizar a logística para atrair sistemistas dos setores de serviço, comércio, educação, moradia, alimentação, etc. "É preciso propor uma saída. O polo naval não pode desenvolver apenas a cidade de Rio Grande, a região precisa se beneficiar também. Temos de investir em curos de qualificação para os jovens atuarem no Polo Naval".
O dinheiro vindo do pré-sal garantirá mais recursos para qualificar a educação e formação profissional e políticas de prevenção contra as drogas. "Criança e jovem que aprende tem autoestima e se sente valorizado, com qualificação profissional e ocupação o risco de entrar no mundo do álcool e das drogas reduz drasticamente. Essa é a grande saída. Eu não acho, tenho certeza. Antes da qualificação é necessário implantar a educação de turno integral. Tenho esse sonho!"
O evento foi mediado pelo deputado Estadual Ronaldo Zülke (PT), que destacou as oportunidades que os industriais gaúchos têm com a exploração do pré-sal. “Trata-se de uma extraordinária riqueza. Parte dos recursos auferidos contemplará programas de combate à pobreza, enfrentamento das mudanças climáticas e desenvolvimento da educação, cultura, saúde e ciência e tecnologia”, afirmou o Deputado.
Os debatedores do evento: Ernesto Tavares Pinto, o vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustíveis, Marcus Coester, coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS, Cesar Borges, reitor da Universidade Federal de Pelotas, e Renato Louzada Meireles, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Sul, falaram sobre a oportunidade e os investimentos do Pré-sal na nossa região (Rio Grande e Pelotas).
Segundo Miguel Rossetto, a Petrobras trabalhará como operadora única destas áreas, e o ritmo de investimentos para capacitar a estatal à exploração do produto exigirá maior velocidade da cadeia do petróleo e gás para suprir contratos da estatal, e é aí que entra o empresariado do Rio Grande do Sul. "O petróleo continuará tendo papel essencial nos próximos 20 anos. No Brasil, o consumo de petróleo evoluirá de 1,95 milhão (2008) para cerca de 3,0 milhões (2030) de barris por dia", afirmou Rossetto.
Marcus Coester apresentou dados da FIERGS de ampla participação nesse novo ciclo de gás e petróleo no Brasil, "o que falta é a organização e a mobilização dos empresários gaúchos", alertou Coester.
Ernesto Tavares Pinto, vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande, Cesar Borges, reitor da Universidade Federal de Pelotas e Renato Louzada Meireles, pró-reitor de Extensão do Instituto Federal Sul, como representantes da rede de ensino da região sul, afirmaram que o governo federal tem investido muito na área da educação e desenvolvimento científico e tecnológico, permitindo assim, uma melhor preparação de mão de obra qualificada que hoje já é escassa nas áreas de engenharias, tecnologias e cursos que envolvem o tema pré-sal.
Também estiveram presentes no evento o Presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Milton Martins, o vereador Ivan Duarte (PT) e a vereadora, eleita deputada estadual, Miriam Marroni (PT).
O que é o Pré-Sal
A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos.
Futuro
Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo. Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
LULA INAUGURA CAMPUS PORTO DA UFPEL
Em seu discurso, Lula lembrou que houve um tempo que era quase impossível para um jovem pobre entrar em uma universidade pública. “Tinha que ralar muito para chegar. E o pobre, se quisesse estudar na faculdade, tinha de pagar”, disse. Esta realidade mudou muito nos últimos anos, em seu governo, garantiu. “Para nós educação não é gasto, é investimento, este é nosso conceito”, defendeu o presidente.
O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, informou Lula, no período de um ano e meio, fez crescer de 113 mil para 259 mil o número de novos alunos nas universidades federais. “Nosso governo é que mais criou universidades, que mais colocou alunos nas universidades e o que mais fez escolas técnicas”, comemorou.
Para Lula, o Brasil vive um momento extraordinário. “Agora somos respeitados no mundo”, refletiu, dizendo que o Brasil deve crescer mais de 7% neste ano. Sem falar na taxa de desemprego, que está em torno de 4,3%, enquanto em países como Estados Unidos e Espanha chega a 10% e 20%, respectivamente. Ele agradeceu à população brasileira pelo apoio dado durante seu governo, lembrando as dificuldades pelas quais passou, especialmente no primeiro mandato, e disse que não podia fracassar em seu governo, pois a uma pessoa como ele, de origem humilde, não seria permitido o fracasso.
Após a solenidade de descerramento da placa, Lula não atendeu à imprensa, mas não poupou tempo para tirar fotos e dar autógrafos às centenas de pessoa que se aglomeravam nas grades de concentração, sendo o momento maior da passagem do presidente pelo campus da UFPel. Por mais de 30 minutos, cumprimentou populares, tirou fotos, distribuiu autógrafos e abraços e trocou rápidas palavras com quem desejasse falar com ele, tudo junto à grade que separava o público do palanque oficial.
Mais notícias
Portal do MEC - http://bit.ly/cUOGx5
Diário Popular - http://bit.ly/b7hsCC
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Tarso Genro discursa pela primeira vez em Pelotas depois da vitória em primeiro turno
Antes o Governador percorreu toda extensão do Calçadão |
Hoje (21), o governardor eleito cumpre agenda ao lado do Presidente Lula em Rio Grande e Pelotas. Às 15h30min, o presidente inaugura o Campus Anglo da UFPel, no Porto. Após será recepcionado por um bandeiraço de militantes, em frente à reitoria.
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Miriam Marroni é convidada especial do Programa Carlos Pinho da TV Cidade
A vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni, participa como convidada especial do programa Carlos Pinho, da TV Cidade, às 23h desta terça-feira (12). O programa - que é exibido no canal 20 da Viacabo ou pelo endereço eletrônico http://www.tvcidadepelotas.com.br/, será reprisado amanhã (quarta, 13), às 15h, e no próximo domingo, às 22h. Nesta quarta (13), no décimo dia após a expressiva votação e conquista da 9ª cadeira da bancada do PT na Assembleia Legislativa, a vereadora continua com sua intensa agenda de entrevistas, que hoje ocorre na Capital.
Desde às eleições, Miriam já gravou entrevistas para o Diário Popular, RBSTV, TV Assembléia, TV Câmara e TV UCPel. Ao vivo, participou do 13 Horas e de encontros na Rádio Pelotense e Rádio Cultura, além de conceder depoimentos ao vivo, por telefone, para RU, BGV e Tupanci. Confira fotos de alguns desses momentos no álbum Entrevistas do Perfil no Orkut http://bit.ly/cXIxX4.
Miriam Marroni prestigia 84ª edição da Expofeira
A vereadora e deputada estadual eleita, Miriam Marroni, prestigiou a 84ª edição da Expofeira, em Pelotas, na tarde do último sábado. Acompanhada pelo marido e deputado federal, Fernando Marroni, ela conferiu os animais em exposição, visitou os pavilhões, apreciou os produtos oferecidos para comercialização e, ao término do passeio, se divertiu ao assistir a gineteada.
Na oportunidade, o casal recebeu os cumprimentos de dezenas de apoiadores e eleitores que lhe deram um voto de confiança, sendo responsáveis pela expressiva votação alcançada pelo casal. Também acabaram chamando a atenção da imprensa e acabaram concedendo entrevistas.
Habilidade de ginetes chamou a atenção do casal |
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Pobreza deverá acabar em 20 anos
O Brasil poderá eliminar a pobreza em 20 anos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar (Pnad), divulgados ontem, e analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, o Brasil vem reduzindo a desigualdade de renda, desde 2001, e também o número de pessoas na linha de pobreza. Segundo o Ipea, matematicamente falta pouco, mas isso não quer dizer que uma política pública para a eliminação da pobreza seja tão fácil assim. Há muito espaço para melhorar, mas desigualdade zero é algo utópico, afirmou o instituto.
Conforme a análise feita pelo Ipea, desde 2003, a população abaixo da linha de pobreza está em forte queda. Tendo como base as pessoas que ganharam meio salário mínimo em 2009, a pobreza caiu 64%, quando comparada com o ano de 1995. A pesquisa mostra ainda que a desigualdade de renda caiu, entre 2001 e 2008, 0,7 ponto de Gini (medida que varia de zero a um, usada como referência para medir desigualdade de renda).
O estudo também mostra que os 5% mais ricos da população tiveram queda na renda, entre 2001 e 2005, de 1%. A pesquisa revela que a metade mais rica teve crescimento da renda, entre 2005 e 2009, de 13% a 30%, taxa menor do que a do crescimento registrado na metade mais pobre, cuja renda sofreu um incremento entre 31% e 35%.
Conforme a análise feita pelo Ipea, desde 2003, a população abaixo da linha de pobreza está em forte queda. Tendo como base as pessoas que ganharam meio salário mínimo em 2009, a pobreza caiu 64%, quando comparada com o ano de 1995. A pesquisa mostra ainda que a desigualdade de renda caiu, entre 2001 e 2008, 0,7 ponto de Gini (medida que varia de zero a um, usada como referência para medir desigualdade de renda).
O estudo também mostra que os 5% mais ricos da população tiveram queda na renda, entre 2001 e 2005, de 1%. A pesquisa revela que a metade mais rica teve crescimento da renda, entre 2005 e 2009, de 13% a 30%, taxa menor do que a do crescimento registrado na metade mais pobre, cuja renda sofreu um incremento entre 31% e 35%.
Câmara de Vereadores presta homenagem aos 50 anos da UCPel em Sessão Solene
A Câmara de Vereadores de Pelotas prestará homenagem aos 50 anos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A Sessão Solene está marcada para às 10h, desta quinta-feira (7), no Plenário do Parlamento Pelotense. A proposição da vereadora Miriam Marroni (PT) deve-se aos importantes serviços prestados pela instituição dedicada a formação de profissionais e que contribui para o desenvolvimento da Região Sul, características marcantes da primeira universidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, inaugurada em 7 de outubro de 1960, por Dom Antônio Zattera.
Para Miriam, sua iniciativa não foi somente como parlamentar da Casa Legislativa Municipal, mas como cidadã pelotense e, principalmente, ex-estudante da instituição. "A base de toda a minha vida profissional e carreira política foi construída coma a minha formação na Católica. Ter feito psicologia me deu a condição de realizar um trabalho efetivo de interveção para melhorar a vida das pessoas. Assim adquiri a base dos conhecimentos teóricos e a capacidade para conseguir ajudar os outros". A vereadora lembra que com a sua formação pode ter uma compreensão na política e conseguir fazer uma leitura do comportamento social para compreender melhor as demandas na busca para atendê-las. "Baseadas nas leituras diferenciadas dos problemas e o tratamento deles com humanidade, é que se pode contruir as políticas públicas para amenizar os principais problemas sociais".
Sobre a Católica
Nessas cinco décadas de história, a Católica evoluiu investindo na formação dos seus estudantes em ensino, pesquisa e extensão. O primeiro decênio foi marcado pelo crescimento das faculdades e dos cursos. Já o segundo, caracterizou-se pela implantação da reformar universitária com o consequente palno de estruturação: principalmente essência, natureza e fins da instituição e sua fisionomia estrutural. Entre os anos de 1981 e 2000, surgiram a Editoria e a expansão ao Campus 2. Também foram estabelecidas diretrizes e normas gerais que são seu horizonte de pensar e agir.
No que diz respeito às instalações físicas, destaca-se a marcante requalificação dos espaços existentes e a expressiva ampliação com a aquisição de novos espaços - a exemplo dos prédios do antigo Hospital Olivé Leite e do Colégio Santa Margarida - edificações novas e conclusão de obras que se encontravam paralisadas, como o anexo do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Atualmente, a universidade conta com 29 cursos de graduação, cinco de especialização, quatro de MBA, quatro mestrados, dois doutorados e seis residências médicas. E a interação da Católica com a comunidade não para por aí, através do crescente processo de inserção com o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Rádio Universidade, da TV UCPel e do desenvolvimento no Pronto-Socorro, que merece um destaque particular.
Para Miriam, sua iniciativa não foi somente como parlamentar da Casa Legislativa Municipal, mas como cidadã pelotense e, principalmente, ex-estudante da instituição. "A base de toda a minha vida profissional e carreira política foi construída coma a minha formação na Católica. Ter feito psicologia me deu a condição de realizar um trabalho efetivo de interveção para melhorar a vida das pessoas. Assim adquiri a base dos conhecimentos teóricos e a capacidade para conseguir ajudar os outros". A vereadora lembra que com a sua formação pode ter uma compreensão na política e conseguir fazer uma leitura do comportamento social para compreender melhor as demandas na busca para atendê-las. "Baseadas nas leituras diferenciadas dos problemas e o tratamento deles com humanidade, é que se pode contruir as políticas públicas para amenizar os principais problemas sociais".
Sobre a Católica
Nessas cinco décadas de história, a Católica evoluiu investindo na formação dos seus estudantes em ensino, pesquisa e extensão. O primeiro decênio foi marcado pelo crescimento das faculdades e dos cursos. Já o segundo, caracterizou-se pela implantação da reformar universitária com o consequente palno de estruturação: principalmente essência, natureza e fins da instituição e sua fisionomia estrutural. Entre os anos de 1981 e 2000, surgiram a Editoria e a expansão ao Campus 2. Também foram estabelecidas diretrizes e normas gerais que são seu horizonte de pensar e agir.
No que diz respeito às instalações físicas, destaca-se a marcante requalificação dos espaços existentes e a expressiva ampliação com a aquisição de novos espaços - a exemplo dos prédios do antigo Hospital Olivé Leite e do Colégio Santa Margarida - edificações novas e conclusão de obras que se encontravam paralisadas, como o anexo do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).
Atualmente, a universidade conta com 29 cursos de graduação, cinco de especialização, quatro de MBA, quatro mestrados, dois doutorados e seis residências médicas. E a interação da Católica com a comunidade não para por aí, através do crescente processo de inserção com o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), da Rádio Universidade, da TV UCPel e do desenvolvimento no Pronto-Socorro, que merece um destaque particular.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Miriam agradece a seus eleitores cada um dos 45.450 votos de confiança
Boa noite,
É com muita alegria e satisfação que passo por aqui para manifestar o meu sincero agradecimento a cada uma das 45.450 pessoas que confiaram seu voto em mim. Com certeza, buscarei honrá-los com a continuidade do meu trabalho.
Quero agradacer ainda cada manisfetação de amizade, carinho e, principalmente, apoio, durante as caminhadas, comícios e pela internet. Cada mensagem de incentivo e força e as centenas de recados enviados pelo orkut, e-mail, twitter e site - antes das eleições - e também aos de parabenização após o resultado. Sem falar nas flores, dezenas de mensagens de celular e ligações que recebi.
Aproveito a oportunidade para pedir desculpas pelas ligações que não pude atender em determinada ocasião, mas recebi os recados deixados a minha assessoria.
Para a felicidade ser completa, depois dessa vitória e a do Governador Tarso, vamos nos unir, fazer uma grande corrente de pedidos de votos aos amigos, vizinhos, conhecidos, ex-colegas, com o objetivo de garantir a continuidade do projeto bem sucedido do nosso presidente Lula. Conto mais uma vez com teu apoio, nesse segundo turno, pois não basta eu representar a região na Assembleia Legislativa, precisamos trabalhar em equipe, com um time de mesma ideologia, afinado às mesmas realizações dos últimos oito anos. Vote 13 no segundo turno!!!
Um abraço fraterno e grande beijo
Miriam Marroni
Confira algumas matérias veiculadas na imprensa hoje
Diário Popular
http://bit.ly/90KTaN (Miriam é a candidata a Deputada Estadual mais votada, matéria com entrevista em vídeo)
http://bit.ly/anP4Ci (Miriam garante vaga na Assembleia Legislativa)
Pelotas Mais - http://bit.ly/avEZv5 (Comemoração em dose dupla)
RBS TV Pelotas - http://bit.ly/a4HX6B
Miriam Marroni é a candidata à Assembleia Legislativa mais votada de Pelotas
Miriam Marroni (PT) foi eleita deputada estadual nas eleições do último domingo (3). A vereadora pelotense recebeu 45.450 votos – desses, 32.428 em Pelotas – e ocupará uma cadeira na Assembleia Legislativa (AL) pela segunda vez. A candidata comemorou o resultado com familiares, amigos e com o marido Fernando Marroni (PT), que conseguiu a oitava vaga do partido para a Câmara dos Deputados, mas ainda depende de decisão judicial para confirmar a reeleição. Se Maria do Rosário tiver a legitimidade de sua candidatura garantida, o pelotense perde a vaga.
Confira o vídeo da entrevista dada por Miriam Marroni ,após a divulgação do resultado, em coletiva para imprensa. Gravação da equipe do Diário Popular.
Em 1º de janeiro de 2011, quando Miriam assumir vaga na AL, Beto da Z-3 ficará com a vaga deixada por ela na Câmara de Vereadores de Pelotas.
Miriam votou às 9h, no Colégio São José, acompanhada pelo marido Fernando Marroni e a sogra, Lygia Marroni. Acompanhou a apuração do resultado em casa, com familiares e assessores, em seguida, recebeu a imprensa para uma coletiva e, por fim, comemorou com eleitores no Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves. Fotos de todos esses momentos no álbum Vitória do Perfil do Orkut http://bit.ly/a7ndwG.
Perfil
Já conhecida no meio político, Miriam Marroni assumirá pela primeira vez como candidata eleita. Entre as prioridades para o mandato dos próximos quatro anos estão a educação em turno integral, o projeto Mães Contra o Crack e a continuidade do desenvolvimento do Polo Naval.
Logo após o resultado, a petista comemorou a vitória de Tarso Genro ao governo do Estado e lamentou a pequena quantidade de deputados locais eleitos. "Temos muito o que fazer pela região. Eu conheço e sei os rumos e projetos necessários para a Metade Sul", disse.
Miriam Marroni se candidatou pela primeira vez à Assembleia Legislativa em 2002 e, com 26 mil votos, ficou como primeira-suplente da bancada petista. Nos anos de 2005 e 2006 assumiu uma das cadeiras e deixou, como marca principal, a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos pedágios e a coordenadoria da implantação do Polo Naval.
Fonte: Diário Popular
Confira o vídeo da entrevista dada por Miriam Marroni ,após a divulgação do resultado, em coletiva para imprensa. Gravação da equipe do Diário Popular.
Em 1º de janeiro de 2011, quando Miriam assumir vaga na AL, Beto da Z-3 ficará com a vaga deixada por ela na Câmara de Vereadores de Pelotas.
Miriam votou às 9h, no Colégio São José, acompanhada pelo marido Fernando Marroni e a sogra, Lygia Marroni. Acompanhou a apuração do resultado em casa, com familiares e assessores, em seguida, recebeu a imprensa para uma coletiva e, por fim, comemorou com eleitores no Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves. Fotos de todos esses momentos no álbum Vitória do Perfil do Orkut http://bit.ly/a7ndwG.
Perfil
Já conhecida no meio político, Miriam Marroni assumirá pela primeira vez como candidata eleita. Entre as prioridades para o mandato dos próximos quatro anos estão a educação em turno integral, o projeto Mães Contra o Crack e a continuidade do desenvolvimento do Polo Naval.
Logo após o resultado, a petista comemorou a vitória de Tarso Genro ao governo do Estado e lamentou a pequena quantidade de deputados locais eleitos. "Temos muito o que fazer pela região. Eu conheço e sei os rumos e projetos necessários para a Metade Sul", disse.
Miriam Marroni se candidatou pela primeira vez à Assembleia Legislativa em 2002 e, com 26 mil votos, ficou como primeira-suplente da bancada petista. Nos anos de 2005 e 2006 assumiu uma das cadeiras e deixou, como marca principal, a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos pedágios e a coordenadoria da implantação do Polo Naval.
Fonte: Diário Popular
sábado, 2 de outubro de 2010
Uma reflexão importante às vésperas de uma eleição histórica
Companheiros,
Sempre durante o banho, que para mim é um dos momentos mais relaxantes, faço uma reflexão sobre minha vida política. Invevitável, principalmente, ao fim de cada campanha. E como esta foi a melhor, pelo reconhecimento e admiração ao meu trabalho e ao do Partido dos Trabalhadores (PT), tenho a obrigação de compartilhar, nesta véspera de eleições, os meus pensamentos de ontem.
Vejo como é intenso se dedicar a atividade política e, ao mesmo tempo, apaixonante. Ser político não é uma profissão técnica, mas sim uma missão. Um compromisso que assumi em 1986, quando me filiei ao PT. Então me pergunto: o que leva a gente a tanta entrega e dedicação, levando uma vida extremamente exposta? Só pode ser a vontade e desejo de tornar a nossa vida e de cada cidadão brasileiro um pouco mais feliz. Esse é o momento em que não podemos deixar de estarmos juntos, de confirmar o comprometimento assumido e a continuidade de um programa político que está garantindo melhor qualidade de vida a todas as pessoas. E agora é o momento expandir e acelerar esse processo ainda mais.
Não foi fácil ser petista em um país onde a direita praticamente sempre predominou. Mesmo depois de tantos "não's", rejeição e anos de desconfiança, fomos persistentes, assim como o Lula, Tarso e Dilma. Agora podemos colher os frutos. Não desisti mesmo na prior crise, não abandonei, acreditei e tive confiança e determinação para chegar ao dia de hoje e concluir que estou duplamente feliz: pelo trabalho do nosso partido ter dado certo e pelo orgulho de fazer parte disso tudo, por ter ajudado a construir um país melhor.
Preciso compartilhar essa felicidade por meio desta mensagem de agradecimento a cada manisfestação de amizade, apoio, carinho e confiança demostrados nas caminhadas, comícios e pela internet. Nos últimos três meses, pude conhecer pessoalmente muita gente, por esse Estado afora, que me surpreendeu pelo apoio e reconhecimento dados ao meu trabalho, sem mesmo me conhecer pessoalmente: na Capital, nas Missões, na Campanha e na nossa própria Zona Sul.
Tenho orgulho de fazer parte disso tudo, desse contexto que ajudou a construir o nosso atual país, e ter fortalecido, com o meu trabalho, a luta pela igualdade de direitos. Além disso, ver que a política do PT está dando certo e recebendo o devido reconhecimento.
Toda essa minha força de vontade, misturada ao meu orgulho, vem da nossa candidata a Presidente, Dilma Rousseff, que é um exemplo de pessoa, mulher e coragem. Nos anos da ditatura, ela - que era uma pessoa economicamente incluída - solidariamente se expôs, foi presa e colocou sua vida e da família em risco para lutar por um país livre, pela igualdade de gênero, pela melhoria de vida das pessoas. Sua eleição garantirá, inclusive, o fortalecimento da autoestima da mulher brasileira que, mesmo em tempos ditos modernos e civilizados, continua sofrendo com a violência doméstica (física, sexual e psicológica), que atinge mais de 40% dos lares brasileiros.
A Dilma não merece apenas governar nosso país pelo fato de ser o braço direito do Lula ou por dar continuidade ao programa de governo responsável pela melhoria da vida de cada brasileiro. Ela merece pela sua história, seu perfil, sua trajetória política, tanto no passado quanto no presente.
É por tudo isso, companheiros, que sou candidata e quero ser tua representante na Assembleia Legislativa, ao lado do governador Tarso Genro, para garantir a continuidade do desenvolvimento de todos os setores do Brasil. Ainda dá tempo de ligar ou repassar essa mensagem para um vizinho ou um ex-colega, para que eles também também tenham a oportunidade de escolhar o melhor.
Eu já fiz a minha avaliação e reflexão. Peço que antes das eleições, cada um faça a sua também.
Bom domingo de votação!
Um forte abraço e um grande beijo
Miriam Marroni
Sempre durante o banho, que para mim é um dos momentos mais relaxantes, faço uma reflexão sobre minha vida política. Invevitável, principalmente, ao fim de cada campanha. E como esta foi a melhor, pelo reconhecimento e admiração ao meu trabalho e ao do Partido dos Trabalhadores (PT), tenho a obrigação de compartilhar, nesta véspera de eleições, os meus pensamentos de ontem.
Vejo como é intenso se dedicar a atividade política e, ao mesmo tempo, apaixonante. Ser político não é uma profissão técnica, mas sim uma missão. Um compromisso que assumi em 1986, quando me filiei ao PT. Então me pergunto: o que leva a gente a tanta entrega e dedicação, levando uma vida extremamente exposta? Só pode ser a vontade e desejo de tornar a nossa vida e de cada cidadão brasileiro um pouco mais feliz. Esse é o momento em que não podemos deixar de estarmos juntos, de confirmar o comprometimento assumido e a continuidade de um programa político que está garantindo melhor qualidade de vida a todas as pessoas. E agora é o momento expandir e acelerar esse processo ainda mais.
Não foi fácil ser petista em um país onde a direita praticamente sempre predominou. Mesmo depois de tantos "não's", rejeição e anos de desconfiança, fomos persistentes, assim como o Lula, Tarso e Dilma. Agora podemos colher os frutos. Não desisti mesmo na prior crise, não abandonei, acreditei e tive confiança e determinação para chegar ao dia de hoje e concluir que estou duplamente feliz: pelo trabalho do nosso partido ter dado certo e pelo orgulho de fazer parte disso tudo, por ter ajudado a construir um país melhor.
Preciso compartilhar essa felicidade por meio desta mensagem de agradecimento a cada manisfestação de amizade, apoio, carinho e confiança demostrados nas caminhadas, comícios e pela internet. Nos últimos três meses, pude conhecer pessoalmente muita gente, por esse Estado afora, que me surpreendeu pelo apoio e reconhecimento dados ao meu trabalho, sem mesmo me conhecer pessoalmente: na Capital, nas Missões, na Campanha e na nossa própria Zona Sul.
Tenho orgulho de fazer parte disso tudo, desse contexto que ajudou a construir o nosso atual país, e ter fortalecido, com o meu trabalho, a luta pela igualdade de direitos. Além disso, ver que a política do PT está dando certo e recebendo o devido reconhecimento.
Toda essa minha força de vontade, misturada ao meu orgulho, vem da nossa candidata a Presidente, Dilma Rousseff, que é um exemplo de pessoa, mulher e coragem. Nos anos da ditatura, ela - que era uma pessoa economicamente incluída - solidariamente se expôs, foi presa e colocou sua vida e da família em risco para lutar por um país livre, pela igualdade de gênero, pela melhoria de vida das pessoas. Sua eleição garantirá, inclusive, o fortalecimento da autoestima da mulher brasileira que, mesmo em tempos ditos modernos e civilizados, continua sofrendo com a violência doméstica (física, sexual e psicológica), que atinge mais de 40% dos lares brasileiros.
A Dilma não merece apenas governar nosso país pelo fato de ser o braço direito do Lula ou por dar continuidade ao programa de governo responsável pela melhoria da vida de cada brasileiro. Ela merece pela sua história, seu perfil, sua trajetória política, tanto no passado quanto no presente.
É por tudo isso, companheiros, que sou candidata e quero ser tua representante na Assembleia Legislativa, ao lado do governador Tarso Genro, para garantir a continuidade do desenvolvimento de todos os setores do Brasil. Ainda dá tempo de ligar ou repassar essa mensagem para um vizinho ou um ex-colega, para que eles também também tenham a oportunidade de escolhar o melhor.
Eu já fiz a minha avaliação e reflexão. Peço que antes das eleições, cada um faça a sua também.
Bom domingo de votação!
Um forte abraço e um grande beijo
Miriam Marroni
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
"Michael Jackson" anima campanha de Miriam e atrai olhares curiosos às vésperas das eleições
Desde a última quarta-feira (29), "Michael Jackson" chama atenção de quem passa pelo calçadão ou cruzamentos movimentados das principais vias da cidade. Ao ritmo do jingle de Miriam Marroni, dois personagens dançam, alegram, esbanjam sorrisos e atraem olhares curiosos e elogios das pessoas. Muitas delas param para tirar fotografia e filmar, até mesmo com celular. Apesar de mais recente, está não é a única atração inusitada da campanha.
O show de luzes (laser), lançado há pouco mais de dez dias, continua chamando a atenção, como na noite de quarta durante o comício com a majoritária estadual (candidatos a governador, Tarso Genro, a vice-governador, Beto Grill, a senadores, Paulo Paim e Abgail Pereira), quando o canhão de laser divulgou no Largo do Mercado Central o candidato a governador, Tarso Genro, o Deputado Federal candidato à reeleição, Fernando Marroni e a candidata a Deputada Estadual, Miriam Marroni.
Mais de cinco mil pessoas lotaram o espaço para demonstrar todo o seu apoio à candidata a presidente, Dilma Rousseff e aos candidatos da mojoritária do Rio Grande do Sul. Miriam distribuiu muitos sorrisos e abraços, além de autógrafos em bandeiras, juntamente do senador candidato à reeleição, Paulo Paim.
Miriam prestigia Sessão Especial que propôs para homenagear os 20 anos do Cetres
A vereadora Miriam Marroni (PT) participou, na tarde de quarta-feira (29), da Sessão Especial alusiva aos 20 anos do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), instituição que no próximo mês completa meio século de fundação. A homenagem foi prestada pela Câmara de Vereadores, para atender o requerimento da vereadora petista. Miriam esteve na plateia pois não pode presidir a sessão por estar licenciada, nesta semana, do mandato para dedicação exclusiva à campanha a Deputada Estadual.
Na ocasião foram celebradas as duas décadas, completadas no último domingo, de preocupação e bons serviços prestados, pelo Cetres, à parcela da comunidade acima de 50 anos, que cada dia cresce mais. Nesta semana, a mídia impressa divulgou que a população brasileira está mais velha - baseada em dados preliminares de 80% dos lares brasileiros já recenseados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Diante do envelhecimento da população brasileira nos últimos dez anos, percebemos a relevância de um atendimento especializado aos idosos, por meio do oferecimento de grupos de convivência e dezenas de atividades e oficinas oferecidas aos integrantes, que propociam bem-estar, qualidade de vida e recuperação da autoestima", avaliou Miriam.
Componentes da mesa
Na mesa da sessão presidida pelo vereador Diaroni dos Santos (PT), estavam presentes a coordenadora do Cetres, Sulanita de Arruda; o reitor da UCPel, Alencar Proença; a pró-reitora acadêmica Myriam Siqueira da Cunha; a coordenadora de Extensão, Maria Clara Salengue; a titular da prefeitura do Campus, Clotilde Conceição Victória e a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Pelotas, Maria da Glória Santana.
Sobre o Cetres
Desde sua criação, o Cetres mobiliza setores da sociedade na busca de soluções e alternativas para o trabalho com a nova velha população, por meio do oferecimento de atividades culturais e sócio-recreativas que visam combater o isolamento social, aumentando a participação na comunidade e auxiliando na organização da sociedade para melhor resolver os problemas gerados pelo envelhecimento.
O Cetres possui três grupos de convivência em bairros periféricos da cidade e um Centro de Convivência que atende, semanalmente, mais de 500 idosos. Nestes espaços, o idoso é atendido nos aspectos biopsicossocial e espiritual, o que promove a convivência não somente no grupo, mas na família e na comunidade em geral, gerando conhecimento e melhoria na qualidade de vida.
Atualmente, o Cetres é um programa consolidado, que evoluiu e serve como referência para outras instituições no trabalho com a terceira idade. Também estendeu à comunidade suas ações e criou o projeto Integrando Gerações, trabalho que integra idosos e crianças carente, com a finalidade de inclusão social e troca de saberes.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Confira agenda atualizada da reta final de campanha
Setembro
Hoje (28) - Panfletagem em paradas de ônibus Capão do Leão e Jardim América (10h), comemoração do aniversário de Pedras Altas (15h)
Amanhã - Caminhada em Jaguarão (10h), panfletagem no Centro (15h) e comício com o candidato a governador, Tarso Genro, no largo do Mercado Central, Pelotas (a partir das 19h)
Quinta-feira - Panfletagem na Lifemed e Krolow (7h), caminhada Ilha da Páscoa (10h), panfletagem no camelódromo (14h) e caminhada em Canguçu (16h30min)
Outubro
Sexta-feira - Panfletagem porta de fábrica (7h), no centro (10h) e em paradas de ônibus (15h)
Sábado - véspera das eleições - Panfletagem no Calçadão (10h) e Carreata da vitória, com saída da praça da Alfândega, no Porto (14h)
Hoje (28) - Panfletagem em paradas de ônibus Capão do Leão e Jardim América (10h), comemoração do aniversário de Pedras Altas (15h)
Amanhã - Caminhada em Jaguarão (10h), panfletagem no Centro (15h) e comício com o candidato a governador, Tarso Genro, no largo do Mercado Central, Pelotas (a partir das 19h)
Quinta-feira - Panfletagem na Lifemed e Krolow (7h), caminhada Ilha da Páscoa (10h), panfletagem no camelódromo (14h) e caminhada em Canguçu (16h30min)
Outubro
Sexta-feira - Panfletagem porta de fábrica (7h), no centro (10h) e em paradas de ônibus (15h)
Sábado - véspera das eleições - Panfletagem no Calçadão (10h) e Carreata da vitória, com saída da praça da Alfândega, no Porto (14h)
domingo, 26 de setembro de 2010
Miriam pede licença do mandato legislativo para se dedicar exclusivamente à agenda de campanha
A palestra Mães contra o Crack, a audiência pública para debate do piso salarial nacional da Educação e todos os encaminhamentos de novas solicitações para internação de dependentes químicos, realizados durante a semana que passou, foram as últimas atividades do mandato da vereadora pelotense, Miriam Marroni (PT), antes das eleições. A candidata encaminhou, na última sexta-feira, a documentação para solicitar licença durante o período que vai desta segunda-feira (27) até o próximo domingo, com o objetivo de se dedicar exclusivamente a agenda de compromissos de campanha.
A candidata a Deputada Estadual entende que é de fundamental importância divulgar, na cidade e na região, a necessidade que a Zona Sul tem de eleger um representante para a Assembleia Legislativa. "O país vive o mais importante momento, de decidir o seu destino. É hora de escolher o tipo de vida para os próximos quatro anos. Votar é uma grande responsabilidade, porque não se trata apenas de escolher os governos, mas sim de decidir a sua própria vida. Por isso, vou me dedicar exclusivamente, nesta última semana, a lutar por dar continuidade ao maravilhoso trabalho realizado no Governo Lula". Durante sua licença de uma semana, o suplente do partido, Dejair Garcia, assumirá a cadeira ocupada por Miriam na Casa Legislativa pelotense.
Agenda da reta final (sujeita a alterações)
Hoje (26) - Caminhada na Colônia Z3 (10h) e comício com o candidato a Senador, Paulo Paim, no bairro Navegantes (11h); caminhada na Cohab Lindoia (15h) e comício com Paulo Paim em São Lourenço do Sul (20h)
Amanhã - Panfletagem paradas de ônibus da Colônia (10h), panfletagem no centro (15h) e jantar com servidores da Embrapa (20h), na Cascata
Terça-feira - Panfletagem paradas de ônibus Capão do Leão e Jardim América (10h), comemoração do aniversário de Pedras Altas (15h)
Quarta-feira - Panfletagem em porta de fábrica (7h) e no Centro (10h) e comício com o candidato a governador, Tarso Genro, no largo do Mercado Central, Pelotas (20h)
Quinta-feira - Panfletagem na Lifemed e Krolow (7h), caminhada Ilha da Páscoa (10h) e panfletagem camelódromo (15h)
Sexta-feira - Panfletagem porta de fábrica (7h) e panfletagem no centro (10h)
Sábado - véspera das eleições - Carreata da vitória, com saída da praça da Alfândega, no Porto (14h)
Domingo de Eleições - vota Deputada Estadual Miriam Marroni 13631
A candidata a Deputada Estadual entende que é de fundamental importância divulgar, na cidade e na região, a necessidade que a Zona Sul tem de eleger um representante para a Assembleia Legislativa. "O país vive o mais importante momento, de decidir o seu destino. É hora de escolher o tipo de vida para os próximos quatro anos. Votar é uma grande responsabilidade, porque não se trata apenas de escolher os governos, mas sim de decidir a sua própria vida. Por isso, vou me dedicar exclusivamente, nesta última semana, a lutar por dar continuidade ao maravilhoso trabalho realizado no Governo Lula". Durante sua licença de uma semana, o suplente do partido, Dejair Garcia, assumirá a cadeira ocupada por Miriam na Casa Legislativa pelotense.
Agenda da reta final (sujeita a alterações)
Hoje (26) - Caminhada na Colônia Z3 (10h) e comício com o candidato a Senador, Paulo Paim, no bairro Navegantes (11h); caminhada na Cohab Lindoia (15h) e comício com Paulo Paim em São Lourenço do Sul (20h)
Amanhã - Panfletagem paradas de ônibus da Colônia (10h), panfletagem no centro (15h) e jantar com servidores da Embrapa (20h), na Cascata
Terça-feira - Panfletagem paradas de ônibus Capão do Leão e Jardim América (10h), comemoração do aniversário de Pedras Altas (15h)
Quarta-feira - Panfletagem em porta de fábrica (7h) e no Centro (10h) e comício com o candidato a governador, Tarso Genro, no largo do Mercado Central, Pelotas (20h)
Quinta-feira - Panfletagem na Lifemed e Krolow (7h), caminhada Ilha da Páscoa (10h) e panfletagem camelódromo (15h)
Sexta-feira - Panfletagem porta de fábrica (7h) e panfletagem no centro (10h)
Sábado - véspera das eleições - Carreata da vitória, com saída da praça da Alfândega, no Porto (14h)
Domingo de Eleições - vota Deputada Estadual Miriam Marroni 13631
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Professores lotam audiência proposta por Miriam Marroni para debater a implantação do piso nacional da educação em Pelotas
Professores da rede pública de Pelotas lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores para discutir, em audiência pública proposta pela vereadora Miriam Marroni (PT), a efetiva implantação do piso nacional salarial da educação, de cerca de R$ 1 mil, instituído através da lei sancionada em 16 de julho de 2008. Na tarde desta sexta-feira (24), as escolas públicas da cidade foram convocadas pelo Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) a realizaram uma paralisação da categoria, que ficou a critério de cada instituição de ensino.
Segundo o presidente do Simp, Duglas Lima Bessa, em muitos lugares o salário está em R$ 1,5 mil. "Aqui em Pelotas, a soma do piso básico e as complementações não chega ao piso estipulado". Segundo o assessor especial do ministro da Educação, Paulo Egon, a lei está em vigor e ninguém pode pagar salário abaixo disso. "Quem não paga, está descumprindo a lei. O piso salarial é uma lei em vigor que precisa ser cumprida". Ele ainda fez um rápido relato histórico das reivindicações pelo piso salarial no país. "A lei foi aprovada há dois anos e nós ainda temos de lutar para implantá-la", destacou Miriam Marroni.
A presidente do Cpers Sindicato, Rejane de Oliveira, falou da conquista em aprovar essa lei, que gera valorização profissional e qualificação da educação. Para ela, o piso é importante porque reconhece os professores como profissionais da educação e porque é o salário básico dos planos de carreira. "Sem isso, não seria uma conquista. Mas o piso só no papel não resolve, ele tem de estar no contracheque e no bolso". Rejane destacou que nenhum governo estadual do país implantou o piso. Egon acrescentou que 40% da categoria já recebe o salário determinado pela lei.
Participaram ainda do evento o diretor da Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul, Wilson Weber, o diretor do 24º Núcleo do Cpers, Antônio Andreazza, e o vereador Diaroni Santos
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Miriam fala sobre a epidemia do Crack na 14ª Semana da Educação do Colégio Assis Brasil
A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, Miriam Marroni (PT), ministrou a palestra Mães contra o Crack para cerca de duzentos alunos e professores do Curso Normal da Escola Assis Brasil. O evento fez parte da abertura da 14ª Semana de Educação "Criar, renovar, eduacar", iniciado na tarde de quarta-feira (22) e que terminará amanhã.
O público ficou atento a cada orientação da psicóloga. "A juventude é a fase natural em que o homem age pelo impulso do prazer, não tem noção do perigo e quer romper limites. Por isso, é a fase mais propícia para a experimentação das drogas". Miriam destacou que acabam restando apenas dois caminhos para os usuários do crack, uma droga altamente destrutiva e causa dependência imediata: o mundo da contravenção e/ou o cemitério.
Justamente para mudar essa realidade, o movimento luta pela qualificação dos serviços, ampliação de leitos para tratamento dos dependentes químicos, além de políticas públicas para a implantação de programas destinados à ressocialização dessa parcela da comunidade. Os presentes também se emocionaram, ao final da palestra, com os depoimentos das experiências de três integrantes do Mães contra o Crack, Silvia Lima, Elaine Jung e Lis Maria Parsso.
Grupo em expansão
O movimento Mães contra o Crack não para de crescer. Só nos últimos dias, foram cadastradas cinco novas integrantes e feito quatro encaminhamentos com pedidos de internação. O grupo já conta com 98 componentes, entre mães, demais familiares e profissionais da saúde que contribuem com o trabalho coordenado pela vereadora Miriam Marroni.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Implantação do piso nacional da Educação em Pelotas é debatida na Casa Legislativa
A Câmara de Vereadores, em parceria com com o Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp), realizará na sexta-feira (24), às 14h, no Plenário, uma audiência pública para debater a implantação do piso salarial nacional da Educação em Pelotas. Proposto pela vereadora Miriam Marroni (PT), o evento contará com a presença do assesor especial do ministro da Educação, Paulo Egon.
Um estudo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) revelou que os professores iniciantes do Rio Grande do Sul têm o menor piso salarial do país. De acordo com as informações da Folha de São Paulo, o Estado está entre os seis que recebem menos de R$ 1.024,67, mínimo determinado pela lei nacional. No mesmo grupo está Goiânia, Tocantins, Rondônia, Ceará e Pernambuco. Professore iniciantes são aqueles que trabalham 40 horas semanais e possuem formação de nível médio.
A lei, que abrange também as escolas municipais, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula em 2008. Antes disso, cada estado e município tinha um priso próprio. Com a lei, o piso nacional foi estipulado em R$ 950,00. Como é obrigatório que seja reajustado todo mês de janeiro, o mínimo hoje é de R$ 1.024,67, segundo o MEC. Em Pelotas, a remuneração inicial dos professores é de R$ 312,22, como padrão inical das carreiras para 20 horas semanais.
Um estudo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) revelou que os professores iniciantes do Rio Grande do Sul têm o menor piso salarial do país. De acordo com as informações da Folha de São Paulo, o Estado está entre os seis que recebem menos de R$ 1.024,67, mínimo determinado pela lei nacional. No mesmo grupo está Goiânia, Tocantins, Rondônia, Ceará e Pernambuco. Professore iniciantes são aqueles que trabalham 40 horas semanais e possuem formação de nível médio.
A lei, que abrange também as escolas municipais, foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Lula em 2008. Antes disso, cada estado e município tinha um priso próprio. Com a lei, o piso nacional foi estipulado em R$ 950,00. Como é obrigatório que seja reajustado todo mês de janeiro, o mínimo hoje é de R$ 1.024,67, segundo o MEC. Em Pelotas, a remuneração inicial dos professores é de R$ 312,22, como padrão inical das carreiras para 20 horas semanais.
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Miriam Marroni comemora ampliação de recursos do Governo Federal que garantirá 6 mil novos leitos para tratamento de dependentes químicos
A vereadora presidente da Comissão de Direitos Humanos e coordenadora do Grupo Mães contra o Crack, Miriam Marroni (PT), comemora a abertura dos editais do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas do Governo Federal, anunciada na última segunda-feira (20), em Brasília. Lançado em maio, o projeto acena com investimentos de R$ 140 milhões, capazes de permitir a criação de 6 mil leitos, a ampliação dos serviços de atenção e maior qualificação da rede. Mais do que pelos recursos e pelos objetivos, porém, o plano é importante por integrar esforços, somando os da União aos dos estados e dos municípios, além dos empreendidos pela sociedade de maneira geral. Por isso, a eficácia da intenção vai depender da confiança de representantes do poder público nas diferentes instâncias da federação e da sociedade.
Diante da boa notícia, Miriam agendará, para depois das eleições, uma reunião com as integrantes do movimento para anunciar oficialmente esse grande passo e pedir apoio de todas as mães, visto que os avanços esperados vão depender, sobretudo, da pressão por parte da sociedade, afetada diretamente pelo problema, para que os recursos ampliados sejam acessado pelo município. "Esse é o nosso papel, exigir do Poder Executivo a obtenção desses recursos para a criação de mais leitos, qualificação dos serviços e ampliação da rede". Segundo a vereadora, a reunião com as mães contará com palestra de um psicólogo e oficina de artesanato para as mães. No encontro, ainda será informado o andamento de todos os encaminhamentos solicitados, inclusive, das novas integrantes.
Diante da boa notícia, Miriam agendará, para depois das eleições, uma reunião com as integrantes do movimento para anunciar oficialmente esse grande passo e pedir apoio de todas as mães, visto que os avanços esperados vão depender, sobretudo, da pressão por parte da sociedade, afetada diretamente pelo problema, para que os recursos ampliados sejam acessado pelo município. "Esse é o nosso papel, exigir do Poder Executivo a obtenção desses recursos para a criação de mais leitos, qualificação dos serviços e ampliação da rede". Segundo a vereadora, a reunião com as mães contará com palestra de um psicólogo e oficina de artesanato para as mães. No encontro, ainda será informado o andamento de todos os encaminhamentos solicitados, inclusive, das novas integrantes.
domingo, 19 de setembro de 2010
Show de luzes marca reta final de campanha
Pelotas parou para ver as luzes da campanha de Fernando e Miriam Marroni na noite da última sexta-feira (17). O show de laser contratado para ser o grande diferencial visual da campanha nesta reta final chamou atenção de todos que passaram pela rótula do BIG, no centro da cidade.
A partir de agora os lasers de Marroni e Miriam se espalharão pela região e acompanharão as atividades de campanha dos dois candidatos. É um show a mais para quem acredita que a democracia é uma festa a ser celebrada todos os dias.
Se você ainda não viu, clique nos links abaixo e tenha uma pequena prova de como funciona a atração. E, prepara-se para ver ao vivo a qualquer momento, em qualquer lugar da cidade ou da região.
http://www.youtube.com/watch?v=76rGdYStSr4
http://www.youtube.com/watch?v=0LdPjo6K3f0
A partir de agora os lasers de Marroni e Miriam se espalharão pela região e acompanharão as atividades de campanha dos dois candidatos. É um show a mais para quem acredita que a democracia é uma festa a ser celebrada todos os dias.
Se você ainda não viu, clique nos links abaixo e tenha uma pequena prova de como funciona a atração. E, prepara-se para ver ao vivo a qualquer momento, em qualquer lugar da cidade ou da região.
http://www.youtube.com/watch?v=76rGdYStSr4
http://www.youtube.com/watch?v=0LdPjo6K3f0
Andanças às vésperas da eleições
Na última sexta-feira (17), a candidata a Deputada Estadual, Miriam Marroni (PT), acompanhada do marido e Deputado Federal candidato à reeleição, Fernando Marroni (PT), participou de intensa atividade política e caminhou pelas principais ruas de Chuí e Santa Vitória.
Na noite anterior, Miriam participou de um jantar em Charqueadas com a Deputada Federal Maria do Rosário. Durante a tarde, cumpriu agenda no município de Morro Redondo.
No domingo (12), mais de 150 pessoas estiveram reunidas em Jaguarão para mostrar força à candidatura de Miriam Marroni à Assembleia Legislativa. O evento mobilizou militantes e lideranças locais.
A rotina de Arroio Grande foi alterada no último dia 10 com a visita de Miriam e Fernando Marroni. O casal de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados passearam pelo Centro e realizaram uma caminhada de campanha no bairro da periferia, Promorar. Acompanharam ainda a chegada da Chama Crioula à cidade e caminharam pela avenida Barão de Mauá, quando mais uma vez a receptividade da população foi grande.
Nesta mesma noite, de volta a Pelotas, um jantar confirmou o apoio dos eletrecitários às candidaturas de Miriam e Fernando Marroni. Eles se reuniram no Galpão Crioulo da associação dos servidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Imagens de alguns desses momentos podem ser conferidas no site http://www.miriammarroni13631.com.br/.
Guabiroba, Fragata e Areal, em Pelotas, e os municípios de Turuçu e Arroio do Padre também receberam a visita dos candidatos durante a semana.
Na noite anterior, Miriam participou de um jantar em Charqueadas com a Deputada Federal Maria do Rosário. Durante a tarde, cumpriu agenda no município de Morro Redondo.
No domingo (12), mais de 150 pessoas estiveram reunidas em Jaguarão para mostrar força à candidatura de Miriam Marroni à Assembleia Legislativa. O evento mobilizou militantes e lideranças locais.
A rotina de Arroio Grande foi alterada no último dia 10 com a visita de Miriam e Fernando Marroni. O casal de candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados passearam pelo Centro e realizaram uma caminhada de campanha no bairro da periferia, Promorar. Acompanharam ainda a chegada da Chama Crioula à cidade e caminharam pela avenida Barão de Mauá, quando mais uma vez a receptividade da população foi grande.
Nesta mesma noite, de volta a Pelotas, um jantar confirmou o apoio dos eletrecitários às candidaturas de Miriam e Fernando Marroni. Eles se reuniram no Galpão Crioulo da associação dos servidores da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Imagens de alguns desses momentos podem ser conferidas no site http://www.miriammarroni13631.com.br/.
Guabiroba, Fragata e Areal, em Pelotas, e os municípios de Turuçu e Arroio do Padre também receberam a visita dos candidatos durante a semana.
Pequenos produtores da região estão com Miriam Marroni e Tarso Genro
Miriam, Fernando Marroni e o candidato a governador, Tarso Genro, reforçaram seus compromissos com os pequenos produtores e falaram sobre os avanços já conquistados para o setor durante os oito anos de governo do presidente Lula. Em seguida, os candidatos participaram de uma carreata pelo centro do município.
Miriam Marroni se orgulha de colaborar com a redução da fome e da pobreza no país
A vereadora Miriam Marroni (PT) se manifestou na tribuna da Casa Legislativa, na última quarta-feira (15), para comemorar a divulgação feita no dia anterior de que o Brasil, pelo segundo ano consecutivo, lidera o ranking que mede o progresso de países em desenvolvimento na luta contra a pobreza. A constatação é da Organização Não Governamental (ONG) ActionAid, que analisa, através de um relatório, os esforços em 28 países para combater o problema.
Miriam destacou os elogios feitos pela ONG, no ano passado, aos programas sociais do atual governo, principalmente os de combate à pobreza, como Bolsa Família e o Fome Zero, duas políticas consideradas benéficas para tal desempenho da nação. Além das leis que garantem a compra de 30% da merenda escolar da agricultura familiar, inclusive, agora, também no Ensino Médio, e não apenas Fundamental. "Estou envolvida com o tema em nosso município mesmo antes da implantação do Fome Zero, isso porque dei início a programa semelhante, chamado na época de Alimentando a Cidadania. Além de ser interlocutura e lutar pelo auxílio dos pequenos produtores".
Diante disso, a também candidata a Deputada Estadual, pode afirmou que muitas pessoas estão conseguindo sair do patamar da pobreza para a classe média. "É uma grande conquista que nos orgulha como petistas e colaboradores dessa evolução".
Miriam destacou os elogios feitos pela ONG, no ano passado, aos programas sociais do atual governo, principalmente os de combate à pobreza, como Bolsa Família e o Fome Zero, duas políticas consideradas benéficas para tal desempenho da nação. Além das leis que garantem a compra de 30% da merenda escolar da agricultura familiar, inclusive, agora, também no Ensino Médio, e não apenas Fundamental. "Estou envolvida com o tema em nosso município mesmo antes da implantação do Fome Zero, isso porque dei início a programa semelhante, chamado na época de Alimentando a Cidadania. Além de ser interlocutura e lutar pelo auxílio dos pequenos produtores".
Diante disso, a também candidata a Deputada Estadual, pode afirmou que muitas pessoas estão conseguindo sair do patamar da pobreza para a classe média. "É uma grande conquista que nos orgulha como petistas e colaboradores dessa evolução".
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Restam apenas quatro dias para se inscrever nos cursos de qualificação profissional para o Polo Naval
O prazo para as inscrições no processo de seleção pública do 5º Ciclo do Plano Nacional de Qualificação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) foi prorrogado até a próxima terça-feira (14). O alerta de que restam apenas quatro dias para se efetuar a inscrição é da vereadora Miriam Marroni (PT) que, como coordenadora da implantação do Polo Naval no Estado e articuladora da realização dos cursos em Pelotas, conquistou novas turmas para a cidade.
As inscrições, com taxas de R$ 24,00 a R$ 40,00 (conforme o nível da capacitação), podem ser pagas até quarta-feira, desde que a inscrição seja realizada ainda na terça. A vereadora divulgou o período de inscrições em rádios comunitárias e também distribuiu material informativo na saída de escolas e vilas da cidade. Agora ela faz um último apelo para que jovens e adultos com Ensino Fundamental ou Médio completos não percam essa oportunidade.
Neste novo ciclo, são mais de três mil vagas na região, sendo 180 somente em Pelotas e o restante em Rio Grande. Miriam integrou a comitiva que, em junho, esteve em Brasília com o Coordenador Executivo do Progama, José Renato de Almeida, para solicitar novas turmas a Pelotas, depois de dois anos sem e de apenas três turmas nos quatro ciclo anteriores.
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (curso de nível básico) e R$ 600,00 (níveis médio e técnico). Mais informações e inscrições no site http://www.prominp.com.br/.
As inscrições, com taxas de R$ 24,00 a R$ 40,00 (conforme o nível da capacitação), podem ser pagas até quarta-feira, desde que a inscrição seja realizada ainda na terça. A vereadora divulgou o período de inscrições em rádios comunitárias e também distribuiu material informativo na saída de escolas e vilas da cidade. Agora ela faz um último apelo para que jovens e adultos com Ensino Fundamental ou Médio completos não percam essa oportunidade.
Neste novo ciclo, são mais de três mil vagas na região, sendo 180 somente em Pelotas e o restante em Rio Grande. Miriam integrou a comitiva que, em junho, esteve em Brasília com o Coordenador Executivo do Progama, José Renato de Almeida, para solicitar novas turmas a Pelotas, depois de dois anos sem e de apenas três turmas nos quatro ciclo anteriores.
Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300,00 (curso de nível básico) e R$ 600,00 (níveis médio e técnico). Mais informações e inscrições no site http://www.prominp.com.br/.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Acompanhe as atividades da candidata Miriam Marroni até o final da campanha
A candidata a Deputada Estadual, Miriam Marroni (PT), inaugura nesta sexta-feira (10) seu comitê em Arroio Grande, onde participará de atividades das 14h às 19h. No sábado, o almoço está marcado em Vila Nova e, à tarde, ela percorrerá a Colônia. No domingo, almoçará com apoiadores e militantes de Jaguarão e, à tarde, fará caminhada na Guabiroba. As atividades e caminhadas já estão agendadas até o final da campanha, mas sujeitas a alterações. Os roteiros e horários estão publicados no site da candidata http://www.miriammarroni13631.com.br/.
Divulgue! Repasse esse e-mail a seus amigos e familiares apoiadores!
A caminhada da candidata movimentou ainda mais a tarde do feriado de Independência, na última terça-feira (7), no Laranjal. Depois de diveros dias de frio e chuva, o sol e a temperatura amena atrairam milhares de pessoas à avenida principal da praia e realçou o passeio de Miriam pela orla da Lagoa dos Patos. Durante três horas, a candidata - acompanhada do marido e deputado federal candidato à reeleição, Fernando Marroni, e a neta Maria Eduarda - atendeu a inúmeros pedidos para posar para fotos, distribuiu material com as propostas do casal e, claro, conversou muito com eleitores de todas a idades.
Mais uma vez a receptividade do público com o casal chamou a atenção. Não houve quem dispensasse atenção para ouvir seus recados e receber o material com o resumo das ações dos mandatos de Miriam e Marroni e as propostas para os próximos mandatos.
Confira a programação completa (sujeita a modificações) até a véspera das eleições.
Setembro
11 - Almoço na comunidade Vila Nova e, à tarde, roteiro pela Colônia de Pelotas
12 - Almoço com apoiadores e lideranças em Jaguarão; caminhada na Guabiroba, em Pelotas (15h)
13 - Caminhada no loteamento Santos Dumont (10h), reunião com servidores UFPel (13h30min) e caminhada no Fragata (15h)
14 - Roteiro em Mostadas e Tavares
15 - Roteiro em Turuçu e Arroio do Padre
16 - Atividade com Tarso Genro em Canguçu (10h); roteiro em Morro Redondo à tarde
Audiência Pública sobre Segurança (16h), na Câmara de Vereadores - Vereador Diarioni Santos
17 - Roteiro em Santa Vitória do Palmar (20h)
18 - Caminhada no Arco Íris (10h) e Bom Jesus (15h)
19 - Desfile Farroupilha em Herval; caminhada no Dunas, em Pelotas (15h)
20 - Desfile Farroupilha em Piratini; caminhada Pestano (15h)
21 - Caminhada Jardim América, Capão do Leão (10h) e, em Pelotas, na Governaço e Vila Nova (15h)
22 - Caminhada Capão do Leão (10h) e, em Pelotas, na Clara Nunes, Areal (15h)
23 - Caminhada São Lourenço (10h) em Pelotas, nos Trilhos Velhos e Vila Francesa (15h)
24 - Caminhada em Rio Grande (10h) e atividade ambiental à tarde (15h) ; Audiência Pública Piso Nacional do Magistério no Plenário da Câmara de Vereadores (14h)
25 - Caminhada Vila Princesa (10h) e Navegantes (15h)
26 - Caminhada na Colônia Z3 (10h) e Parada Gay, em Pelotas (15h) em frente ao Altar da Pátria, avenida Bento Gonçalves
27 - Caminhada no Balneário dos Prazeres (10h) e em São Lourenço do Sul (15h)
28 - Caminhada no Py Crespo (10h) e Vila do Pântano (15h)
29 - Caminhada na Tablada (10h); Sessão Especial em homenagem ao Cetres no auditório da Católica (15h)
30 - Caminhada na Paulo Zanota (10h) e na Darci Ribeiro (15h)
Outubro
01 - Caminhada na Vila Farroupilha (10h) e no Simões Lopes (15h)
02 - Caminhada Cohab Lindóia (10h) e Grande Carreata Rumo à Vitória (14h ), com saída da frente da Praça da Alfândega, no Porto
domingo, 5 de setembro de 2010
Miriam Marroni campanha afora
O ritmo de campanha da candidata a Deputada Estadual, Miriam Marroni (PT), anda alucinado por todo o Estado, nos últimos dias. Depois de retornar de um “tour” por oito cidades das Missões, há cerca de dois finais de semana, ela também esteve de agenda cheia no último final de semana, quando realizou atividades e caminhadas no Chuí, Santa Vitória e São Lourenço do Sul.
Desde a última quinta-feira, o roteiro foi pelas cidades de Pinheiro Machado, Piratini, Herval e Pedras Altas. Na sexta, os municípios visitados foram Pedro Osório e Cerrito, culminando com um jantar no bairro Jardim América de Capão do Leão. Nesta mesma noite, a candidata participou do lançamento da X Parada Gay de Pelotas, que na 10ª edição tem como slogan “Alegria por conquistar nossos direitos”. Vale a pena dar uma conferida no vídeo de divulgação http://bit.ly/clnsmA.
No dia de ontem, Miriam esteve em Uruguaiana e, à noite, jantou com apoiadores em Caçapava do Sul. Neste domingo (5), a candidata participa do aniversário do Galpão Xirú de Pedro Osório.
Mais imagens de todas essas andanças na galeria geral de http://www.miriammarroni13631.com.br/.
Desde a última quinta-feira, o roteiro foi pelas cidades de Pinheiro Machado, Piratini, Herval e Pedras Altas. Na sexta, os municípios visitados foram Pedro Osório e Cerrito, culminando com um jantar no bairro Jardim América de Capão do Leão. Nesta mesma noite, a candidata participou do lançamento da X Parada Gay de Pelotas, que na 10ª edição tem como slogan “Alegria por conquistar nossos direitos”. Vale a pena dar uma conferida no vídeo de divulgação http://bit.ly/clnsmA.
No dia de ontem, Miriam esteve em Uruguaiana e, à noite, jantou com apoiadores em Caçapava do Sul. Neste domingo (5), a candidata participa do aniversário do Galpão Xirú de Pedro Osório.
Mais imagens de todas essas andanças na galeria geral de http://www.miriammarroni13631.com.br/.