O PL dispõe sobre a obrigatoriedade de exibição de material explicativo em lojas que comercializem aparalhos celulares sobre as formas de bloqueio, que deverá ficar exposto em lugar visível e com letras grandes. "Atualmente as pessoas têm seus aparelhos roubados e bloqueiam apenas a linha, o número, o chip. Mas elas podem - e devem - bloquear também o aparelho. Inutilizados, os aperelhos não poderão ser mais reutilizados, tornando a prática da contravenção inútil", justificou Miriam. "Apenas não é feito porque não se tem o conhecimento. É muito simples, basta anotar em algum lugar seguro o número do série e, assim que furtado, basta ligar para a operadora ou a Anatel e inutilizá-lo através deste código", completou. Apesar de considerar uma importante iniciativa, o prefeito decidiu vetar o projeto. "Nos termos da Constituição Federal, artigo 24, compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre responsabilidade por dano ao consumidor", justificou em ofício.
Além de votar pela derrubada do veto, os vereadores Ivan Duarte e Zequinha dos Rodoviários se pronunciaram a favor do projeto de inbição de furtos, que não interfere em medidas protetivas já existentes. "Não atrapalha o que existe, apenas vem para auxiliar, através da melhor divulgação, na segurança do cidadão", comentou Zequinha. Também se mostraram perplexos com a quantidade de vetos do prefeito neste ano, principalmente, a medidas tão benéfica e simples como essa. "Os inúmeros projetos vetados vêm com a justificativa que não é competência do Poder Legislativo. Em grandes projetos ou polêmicos, tudo bem argumentar isso. Mas não em projeto tão simples e benéfico". A lei entrará em vigor 30 dias após a sua publicação.
Sugestão de cartaz que deve estar visível nas lojas de celulares |
Como encontrar o Imei (número de série)
O Imei (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) pode ser identificado de três formas: atrás da bateria do aparelho, na nota fiscal ou digitando no próprio celular *#06#. Anote o número ou guarde a nota fiscal em lugar seguro. Se o aparelho for furtado, ligue para a operadora ou Anatel e solicite o bloqueio do aparelho.
Um comentário:
Toda medida para combater a criminalidade é bem vinda , quem nunca perdeu ou teve o celular furtado por algum bandido ? Esse projeto demonstra que o crime não compensa. Muito boa idéia.
Postar um comentário