Para a parlamentar, o projeto visa acabar com o isolamento ferroviário nos estados do Sul e contribuir para o desafogamento das rodovias. "A exploração da malha ferroviária é tão fundamental para o transporte de cargas, quanto o de passageiros", afirmou Miriam, ao destacar que amanhã o deputado federal Fernando Marroni se reunirá com o ministro dos Transporter, Paulo Passos, para tratar da busca de recursos para o projeto de viabilidade econômica e financeira da implantação de trem de passageiros entre Pelotas e Rio Grande.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, informou ao governador Tarso Genro que a ferrovia Norte/Sul trata-se de uma linha troncal sobre a qual são projetados ramais regionais. "Sem tronco, não tem ramal", destacou o governador, ao reafirmar à comitiva a posição de apoio do Governo do Estado à proposta da União na chamada Ferrovia Norte-Sul, onde a Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes) torna-se responsável pela realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, bem como a elaboração de projetos e a contratação das obras.
A Ferrovia
O traçado do trecho de interesse do Codesul - que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul - terá como polos de referência os seguintes municípios: Estrela d'Oeste (SP); Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Dourados (MS); Guaira, Cianorte e Cascavel (PR); Porto União, Caçador, Videira, Joaçaba, Seara e Chapecó (SC); Erechim, Passo Fundo, Carazinho, Lajeado, Santa Cruz do Sul, General Luz (distrito), Pelotas e Rio Grande (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário