quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Zona Sul produzirá energia eólica



Abre-se mais um leque de oportunidades para o progresso da região, com a perspectiva de desenvolvimento econômico baseado em processo produtivo limpo, sem os os prejuízos causados por outras cadeias que são poluentes. A afirmação é da deputada estadual Miriam Marroni (PT), ao comemorar o investimento de R$ 1 bilhão na construção de parques eólicos no extremo sul do Estado.


Com as vendas feitas no leilão de ontem, o Rio Grande do Sul ganhará mais 492 MW de energia gerada a partir dos ventos. Desse total, 402 MW serão gerados somente pelo consórcio formado por Pampa Eólica/Renobrax e Eletrosul, em três projetos a serem instalados, até março de 2014, entre Santa Vitória do Palmar e Chuí. O restante será acrescentado aos três parques eólicos, já em construção, em Santana do Livramento.

Mesmo antes da contemplação nos leilões, a comunidade de Santa Vitória e Chuí já tinham o que comemorar: a garantia de instalação da rede de distribuição para a energia elétrica gerada por aerogeradores. Miriam e o deputado federal Fernando Marroni (PT) receberam a boa notícia no início deste mês, do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, com quem se reuniram no Rio de Janeiro. "Se o projeto for um dos contemplados no leilão, as linhas de transmissão serão instaladas", garantiu o presidente.

Nenhum comentário: