segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto qualifica Universidade Estadual, defende Miriam

“Este governo retomará a Uergs como uma universidade pública e de qualidade”. A afirmação é da líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni (PT), ao defender na tribuna a aprovação do Projeto de Lei 112/2011, aprovado por unanimidade (47 votos) na tarde do último dia 19. O PL autoriza a contratação emergencial de 60 professores para o quadro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Segundo a deputada, a situação da universidade é “lastimável”, em relação tanto à estrutura operacional e logística, quanto aos recursos humanos necessários ao cumprimento de suas funções e objetivos. “É inadmissível que o espaço da Uergs, que é para ser um lugar para o exercício do conhecimento, da divergência e do livre debate, esteja nas condições em que se encontra. Apesar das dificuldades e em virtude de seu quadro qualificado, consegue ainda se sobressair e superar adversidades. Mas o compromisso deste governo é com a reconstrução e com a qualificação ainda maior da universidade”, garantiu.

Lembrou também os problemas decorrentes da ausência de corpo docente adequado, que têm ocasionado falta de oferta de disciplinas, prejuízos no cumprimento curricular, em decorrência do sistema de pré-requisitos, e atrasos na formação dos futuros profissionais.



Números
Entre as contratações a serem abertas, estão as de professor assistente e professor adjunto para os cursos de Agronomia, Ciência dos Alimentos, Biologia, Engenharia, Ciência da Computação, Geologia, Veterinária, Pedagogia, Música, Letras, entre outros. A seleção se dará por processo seletivo simplificado, com prova de conhecimento e de títulos. Conforme a justificativa do projeto, expediente administrativo em tramitação prevê abertura de novo concurso público para o preenchimento de vagas no corpo docente da instituição de ensino.

Nenhum comentário: