domingo, 19 de junho de 2011

Freeshop nacional é garantia de desenvolvimento para cidades gaúchas de fronteira



Apesar de não integrante da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, a deputada estadual Miriam Marroni participou, na manhã da última quarta-feira (15), do debate acerca do projeto de lei do deputado federal Marco Maia (PT-RS), que possibilita a implantação de freeshops em cidades brasileiras de fronteira.


A deputada tem interesse no tema e sempre lutou pela aprovação do projeto devido ser da região da metade sul do estado, onde três cidades seriam contempladas com a iniciativa: Jaguarão, Chuí e Aceguá. “Temos de promover o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda dessas cidades e da região através do turismo que se forma a partir da venda de produtos a melhores preços. Vivemos uma concorrência desleal em relação ao país vizinho, temos de ter igualdade de competição”, argumentou Miriam. Há cerca de dois meses, ela se reuniu com lideranças e comunidade do Chuí e Jaguarão para discutir o assunto.

A parlamentar destaca que a lei será aplicada em municípios de fronteira terrestre, com a característica de cidades gêmeas, o que é o caso de Chuí, Jaguarão e Aceguá. “Agora é unirmos esforços das autoridades estaduais e municipais, para que a Câmara dos Deputados aprove o quanto antes este projeto apartidário, considerado benéfico por todos aqui, independentemente do partido político", avaliou Miriam.

O deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), relator do projeto na Câmara Federal, adiantou que o seu parecer será favorável. Goergen anunciou que serão realizadas audiências públicas nas cidades da fronteira para mobilizar autoridades e a comunidade. No próximo dia 27 ocorrerá a primeira audiência pública na cidade de Santana do Livramento. Outras três ocorrerão, provavelmente em Jaguarão, Chuí e São Borja. O parlamentar acredita na possibilidade de aprovação da matéria na Câmara dos Deputados e encaminhamento ao Senado entre os meses de agosto e setembro.

Nenhum comentário: