terça-feira, 7 de junho de 2011

Miriam e Marroni promovem painel sobre o petróleo na Bacia Pelotas


A Bacia Pelotas e os Desafios do Petróleo são tema do painel promovido pelos deputados Fernando e Miriam Marroni (PT) na próxima sexta-feira (10). O evento será realizado nas Câmaras Municipais de Rio Grande e Pelotas, às 10h e às 15h, respectivamente.


Diante dos recentes anúncios de que a produção de petróleo no país deverá quase triplicar até 2020, o diretor-financeiro-adminstrativo da Refap, Vicente Rauber, abordará a situação do petróleo no mundo, no Brasil e, principalmente, no Estado. A perfuração dos poços na Bacia Pelotas será explicada pelo gerente-geral de exploração das bacias da costa sul da Petrobras, Jeferson Luiz Dias. Já o gerente de construção e montagem de plataformas, José Luís Rodrigues da Cunha, explorará a construção e reforma de plataformas em Rio Grande.

Esse painel trata-se do desdobramento do encontro realizado em novembro do ano passado, quando Miriam e Marroni se reuniram com o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro (foto). Na ocasião, Estrella apresentou o estudo que apontava a possibilidade de existência de petróleo no litoral gaúcho, entre os municípios de São José do Norte e Tavares. "Esta grande conquista teve início quando o então prefeito Marroni, em 2003, estabeleceu pressão política no Governo Federal e Petrobras para iniciar as investigações da existência de petróleo na Bacia Pelotas", recordou Miriam.

Então, no final de maio, Estrella apresentou ao Governador Tarso Genro (PT) o projeto da Petrobras de prospecção de petróleo na Bacia Pelotas e confirmou que a estatal deve começar a perfurar o primeiro dos três poços até o final deste ano. "Este encontro serviu para aproximar o governo estadual do projeto da Petrobras e mobilizar a comunidade da região em torno deste tema que pode mudar para sempre o perfil da Metade Sul", comentou Marroni.

Conforme Estrella, o trabalho de prospecção deverá custar entre 60 e 80 milhões de dólares, o que representa 80% do valor já investido pela empresa em pesquisa na Bacia Pelotas desde 2004. O governador confirmou que o Estado Estuda a criação de um centro de tecnologia para apoiar empresas envolvidas com a cadeia de produção de petróleo offshore (mar aberto).

Nenhum comentário: