domingo, 19 de junho de 2011
Tombamento da Catedral São Francisco de Paula saíra em dois meses
A deputada estadual Miriam Marroni (PT) esteve reunida, no final da tarde de ontem (15), com o secretário estadual adjunto de Cultura, Jéferson Assumção, e o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Eduardo Hann, para tratar da captação de recursos para o restauro e também o processo de tombamento da Catedral São Francisco de Paula, de Pelotas. Na ocasião, também foi discutida a possibilidade da realização de uma grande apresentação artística para marcar o ato da assinatura do tombamento.
A deputada relembrou que há muito tempo é articuladora de ações em busca de apoio e patrocínio para o restauro de mais um símbolo da cultura e arquitetura desta cidade histórica. “É de suma importância preservamos um local tão belo, que conta com belíssimas pinturas do Locatalli. Ainda mais agora que a Diocese pelotense foi promovida à Arquidiocese. A comunidade merece este presente”, comemorou a deputada. O projeto de restauro já foi concluído e orçado em R$ 4 milhões.
Assumção explicou que para buscar recursos através de leis de incentivo à cultura é necessário que o patrimônio seja tombado. Hann acrescentou que o processo de tombamento está em fase final, faltando apenas o parecer do Iphae. “Dentro de dois meses poderemos realizar a assinatura do livro tombo”, anunciou o diretor. “E neste dia realizaremos um grande evento de visibilidade à Catedral de Pelotas”, acrescentou o secretário adjunto.
Miriam e Assumpção já deram início à articulação da apresentação artística a ser realizada na Catedral para celebrar mais essa conquista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário