Como coordenadora da implantação do Polo Naval do Estado, em seu mandato anterior, a líder de governo, Miriam Marroni (PT), comemora o anúncio da assinatura do protocolo de intenções, pelo governador Tarso Genro, com a empresa coreana Insung para a construção de mais um estaleiro na Zona Sul. O estaleiro deverá ser instalado às margens do Canal São Gonçalo, no lado rio-grandino.
No local, serão feitos reparos nos 25 navios das empresa que pescam nas Ilhas Malvinas, domínio britânico na costa argentina. Os contatos com o consórcio brasileiro que tocará o negócio já começaram há três meses. Uma vez concedidas as licenças ambientais, o estaleiro deve gerar até 300 empregos diretos na região sul do Estado. "A ação faz parte do compromisso que o Estado tem como o desenvolvimento do RS", relembrou a parlamentar.
Ainda na viagem da comitiva gaúcha à Coreia, o Grupo Hyundai manifestou interesse em também investir no Porto de Rio Grande. A empresa quer modernizar o terminal e utilizá-lo também para atender à sua frota de 140 navios que percorrem o mundo.
O Estado vive o pleno desenvolvimento da sua indústria oceânica. Três empresas (Engevix, Quip e Wilson Sons), já instalaram ou estão instalando estaleiros na cidade de Rio Grande. A Estaleiros do Brasil (ERB) confirmou sua instalação no município vizinho, São José do Norte. Em Charqueadas, a empresa Iesa de óleo e gás fomentará ainda mais o polo naval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário