quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Deputada Miriam Marroni visita obras do Multipalco



Um tour pelas obras do Multipalco foi realizado no final da manhã de hoje, 23, pela deputada Miriam Marroni (PT), a convite da presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher. Na companhia de Dona Eva e de diretores da instituição cultural, a deputada percorreu os vários andares que compõem o projeto, conheceu as inúmeras salas e espaços multifuncionais em construção e verificou as áreas que já abrigam apresentações culturais.

A visita começou pela concha acústica do Espaço Vonpar, que atualmente já abriga um calendário diversificado de espetáculos, segundo explicou a diretora de Relações Públicas e Captação, Thaís Pena, ao grupo, também integrado pelo diretor-presidente da Sulgás, Roberto Tejadas, e diretor técnico-comercial da empresa, Flávio Soares de Soares, e pelo Superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, André Pereira. Com informações detalhadas acerca do projeto arquitetônico, dadas pelo coordenador-geral da Associação Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto de Moraes, a comitiva percorreu cinco dos nove andares que integram o espaço de cerca de 3 mil metros quadrados. “Este será o maior complexo cultural da América Latina e ainda por cima localizado em pleno centro da cidade”, destacou Dona Eva, enquanto mostrava para o grupo os acabamentos especiais das salas para workshops e artes cênicas circenses. “Cada espaço tem suas características e foi especialmente concebida para abrigar determinado tipo de manifestação cultural”, explicou Moraes.

Além das áreas destinadas às apresentações artísticas (entre eles, o Teatro Italiano, Teatro Oficina e Concha Acústica), cursos, workshops e ensaios, o complexo abriga restaurante, sala para entrevistas coletivas, cafeteria, lojas, praças de convivência e estacionamento com 240 vagas. Segundo a direção do Multipalco, serão mais de 17 mil metros quadrados de área construída. “Esta é uma obra histórica, de uma importância incomensurável para o Rio Grande”, afirmou a deputada, ao integrar-se à leva de parceiros do Multipalco.

Deputados aprovam em segundo turno PEC que altera prazos do PPA


Cinco matérias foram aprovadas na sessão plenária desta terça- feira (22). Entre elas, em segundo turno de votação, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 204/2010, que amplia os prazos de entrega e sanção do Plano Plurianual (PPA) no primeiro ano do mandato do governador, e o Projeto de Resolução (PR) 4/2011, da Mesa Diretora, que institui 2011 como o ano do cinquentenário do Movimento da Legalidade na Assembleia Legislativa. Os parlamentares foram favoráveis também à criação de duas comissões especiais e à indicação dos integrantes que irão compor a Comissão de Ética do Parlamento.



PEC do Plano Plurianual
Antes de ser aprovada hoje em segundo turno por 36 votos favoráveis e 10 votos contrários, a PEC 204/2010 gerou intenso debate no Plenário. A matéria altera o inciso I dos §§ 8º e 9º do artigo 152 da Constituição estadual, ampliando os prazos de entrega e sanção do Plano Plurianual (PPA), no primeiro ano do mandato do governador, respectivamente, de 15 de maio para 1º de agosto e de 15 de julho para 1º de outubro. A proposta foi aprovada em primeiro turno em 21 de dezembro de 2010, por 33 X 15 votos.
Líder da bancada do PMDB, que votou contrariamente à PEC nos dois turnos da votação, o deputado Giovani Feltes classificou a mudança como um “atentado à razoabilidade e à lei”, na medida em que o PPA passará a ser votado após a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na mesma linha, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) lembrou que o tema foi levado à Procuradoria da Casa, que se pronunciou confirmando que a aprovação da PEC causaria a inversão entre o PPA e a LDO.
Márcio Biolchi, líder partidário do PMDB, disse que a alteração comprometerá, por exemplo, o cumprimento do artigo 149, § 3º, da Constituição Estadual. Segundo o artigo, a LDO deve compreender as metas e prioridades da administração pública estadual contidas no PPA. O deputado acrescentou que tal “desalinhamento’ não poderá ser revisto pela Casa nesse exercício. “Nós vamos levar os efeitos da alteração do PPA para a metade do próximo governo”. Também manifestou-se contrariamente à PEC a deputada Maria Helena Sartori (PMDB).
Líder do governo, a deputada Miriam Marroni (PT) argumentou que o governo precisa de mais prazo para elaborar o PPA, pois o Executivo deseja discutir o projeto com as regiões do Estado e adequar o PPA gaúcho com a proposta nacional da presidenta Dilma Rousseff. “Sabemos que temos essa inversão num primeiro momento”. E acrescentou: “ mas não há como ter prejuízo porque a LDO vai refletir no PPA”, disse.
Líder da bancada petista, o deputado Daniel Bordigon anunciou que se houver alguma questão de ordem técnica, o governo corrigirá uma eventual inconstitucionalidade enviando para a Assembleia Legislativa uma PEC alterando prazos referentes à LDO. O parlamentar lembrou que o PT concordou em adiar a votação por duas semanas para que houvesse mais debate sobre o tema. O deputado Raul Carrion (PCdoB) manifestou-se favoravelmente à aprovação da PEC.
Durante os debates, os deputados Frederico Antunes (PP), Chicão Gorski (PP) e Alexandre Postal (PMDB) sugeriram que, por acordo de líderes, a votação da PEC fosse adiada e o tema voltasse a ser debatido pela Casa.


Demais matérias

Por unanimidade (50 votos), a Casa manifestou-se favoravelmente ao PR 4/2011, da Mesa Diretora, que institui 2011 como o ano do cinquentenário do Movimento da Legalidade na Assembleia Legislativa. A matéria prevê ainda a criação de um grupo de trabalho para desenvolver as ações comemorativas que marcarão o período.
Os deputados foram também favoráveis aos RCE 1/2011 e 2/2011, que instalam duas comissões especiais no Legislativo gaúcho. A primeira, proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB), aprovada por unanimidade (50 votos), irá tratar de habitação popular e regularização fundiária. A segunda, de autoria do deputado Gilmar Sossella (PDT), aprovada por 48 X 3 votos, trará como tema os municípios gaúchos que não dispõem de acesso asfáltico.
Por requerimento da Mesa Diretora (RDI 46/2011), aprovado por unanimidade (52 votos), foram indicados os deputados que integrarão a Comissão de Ética Parlamentar para o biênio 2011-2013. São titulares: Alexandre Lindenmeyer (PT), Daniel Bordignon (PT), Gilberto Capoani (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Adolfo Brito (PP), Silvana Covatti (PP), Adroaldo Loureiro (PDT), Marlon Santos (PDT), Cassiá Carpes (PTB), Adilson Troca (PSDB), Miki Breier (PSB) e Raul Carrion (PCdoB). São suplentes: Ana Affonso (PT), Nelsinho Metalúrgico (PT), Edson Brum (PMDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Mano Changes (PP), Pedro Westphalen (PP), Gerson Burmann (PDT), Gilmar Sossella (PDT), Jurandir Maciel (PTB), Zilá Breitenbach (PSDB) e Catarina Paladini (PSB).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Líder do governo participa de reunião com bancada do PMDB no Piratini

A líder do governo na Assembleia, deputada Miriam Marroni (PT), participou nesta manhã (22) de café da manhã com o governador Tarso Genro e a bancada do PMDB, no Salão dos Banquetes do Palácio Piratini. O encontro deu continuidade ao processo de discussão com as bancadas partidárias acerca das ações prioritárias do governo e de temas relevantes para o desenvolvimento do Estado, de forma a disseminar um ambiente político propício ao diálogo.

“A presença dos oito deputados da bancada peemedebista no café da manhã atesta a importância deste novo momento na política gaúcha, que é o de diálogo franco e aberto, propositivo e democrático”, afirma a deputada Miriam Marroni. A reunião no Palácio Piratini também contou com o secretário chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e a adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e o chefe de gabinete, Vinícius Wu.

Miriam Marroni recebe reivindicação de desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar



A deputada estadual e líder do governo, Miriam Marroni (PT), esteve reunida no seu escritório regional, em Pelotas, com os cordenadores da Associação de Bombeiros do Estado e de Pelotas, para tratar da autonomia do Corpo de Bombeiros. Florisbelo Dutra e Paulo Fernando Boldt Júnior entregaram à deputada o documento elaborado pelas entidades com as justificativas em defesa da desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar (BM) como única forma de melhorar as condições de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade gaúcha. 
Durante o encontro que contou com a presença do vereador pelotense e bombeiro da reserva, Diaroni Santos (PT), os coordenadores descreveram a realidade precária dos Bombeiros no RS. "O Corpo de Bombeiros está sucateado e não podemos permitir que interesses de algumas pessoas ou de instituições se sobreponham aos interesses da sociedade, ou seja, benefícios que um Corpo de Bombeiros independente como o restante do Brasil e do mundo trará para a sociedade gaúcha", destacou Dutra. "Mais do que a luta de uma classe profissional por melhores condições de trabalho, identidade e dignidade, é a luta por uma causa que visa beneficiar a população gaúcha", completou Boldt.

Após ouvir as colocações, a Miriam disse que a desvinculação dos Bombeiros não é tema novo, tanto que relembrou que no ano de seu primeiro mandato como deputada, em 2005, fez todo um trabalho em apoio aos bombeiros de Pelotas que se manifestaram na imprensa defendendo a emancipação da categoria e, por isso, acabaram sofrendo processo disciplinar e sendo transferidos de cidade. Como líder de governo, a deputada pelotense disse que agendará uma audiência para tratar do assunto com o secretário de Segurança, Airton Michels. Também participará do debate em audiência pública, proposta pelo vereador Diaroni, na Câmara de Vereadores de Pelotas, no dia 14 de março.


Conheça os argumentos das entidades

A atividade dde Bombeiro dentro de uma sociedade é um serviço essencial e único. O Estado vive uma situação que contraria a lógica, no que se refere a esta atividade, tanto no âmbito da administração quanto o da operacionalidade. O Corpo de Bombeiros é subordinado à BM (atividade especializada da Polícia Militar), ou seja, é administrado e formado de acordo com os preceitos desta polícia.

O Rio Grande do Sul está entre os - apenas - quatro estados do Brasil que ainda mantém a atividade de Bombeiro como uma especialização do policial militar. Desses quatro, Paraná e Bahia já estão em tratativas para sua desvinculação da PM, restando apenas o estado de São Paulo e RS, como os mais atrasados neste processo de desenvolvimento.

Para os membros das associações, não há um argumento que justifique esta vinculação. "A atividade policial é tão importante quanto a de Bombeiro, porém, são distintas. Dessa forma, torna-se inadmissível tal situação", destacou Bold. "A Abergs tem plena convicção da necessidade dessa desvinculação para uma melhor prestação de serviço a sociedade gaúcha", completou Dutra.

Deputada Miriam Marroni acompanha último dia da Expo Dinâmica em Jaguarão



A deputada estadual e líder do governo, Miriam Marroni (PT), participou das atividaes do último dia da 1ª Expo Dinâmica e Tecnológica - Tecnologias para a Metade Sul, no Sindicato Rural de Jaguarão, durante a tarde de sexta-feira (18). Acompanhada da neta Maria Eduarda, Miriam percorreu os estandes da feira, conferiu as plantações de arroz, soja e milho criadas dentro do parque especialmente para o evento. Além do encontro com o prefeito, Claudio Martins, o vice Fred Nunes e a vereadora Thiara Oliveira, a deputada foi recebida pelos organizadores e expositores da feira, onde degustou queijos, sucos, arroz doce e bem-casado.

Durante a visita, a líder do governo pode conhecer os estudos, pesquisas e tecnologias apresentadas para a Metade Sul. "Estou encantada com a feira. É uma inovação para a região poder ter um espaço para discutir e apresentar o tema da exploração tecnológica e pesquisa, para a qualificar e agregar valor ao produto". Para ela, a feira apresenta o futuro da agricultura e pecuária para os grandes e pequenos agricultores. "Os tratores do programa Mais Alimento, por exemplo, que no mercado custam mais de R$ 90 mil, com subsídio do governo federal podem ser adquiridos por R$ 70 mil. É um grande incentivo ao pequeno produtor".



Miriam não pode deixar de comentar a montagem dentro do parque das principais culturas da região. "Eu, como todos os visitantes, pudemos conhecer todas as fases da plantação até a colheita". Os temas abordados durante a tarde foram os órgãos técnicos como Emater, Embrapa e Irga. O passeio culminou no estande do artesanato local e no Fórum da Agricultura Sustentável, onde Miriam recebeu uma placa das mãos do presidente do Sindicato Rural de Jaguarão e coordenador da feira, João Alberto da Silveira.


Manhã em Pelotas

Durante a manhã, a deputada cumpriu agendas em seu escritório regional de Pelotas. Além dos atendimentos individuais, Miriam recebeu uma comitiva de Canguçu, coordenada pelo vereador Gerson Nunes. Na reunião foi estabelecido um cronograma de encontros e atividades, como um seminário para debater as questões do município. Além disso, Miriam recebeu um grupo de professores estaduais de Pelotas, para tratar do início da construção de temas relacionados à educação.

O escritório regional fica na rua Três de Maio, 960, quase esquina XV de Novembro. O telefone é (53) 3305-0983.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Líder do Governo encaminha propostas dos parlamentares a projetos do Executivo



As sugestões dos deputados para projetos de lei do Executivo encaminhados em regime de urgência foram entregues no final da tarde de hoje, 17, ao Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, pela líder do Governo, deputada Miriam Marroni (PT). A iniciativa cumpre orientação do Colégio de líderes das bancadas da base do governo, diante da impossibilidade de apresentação de emendas parlamentares na maioria das matérias enviadas no início do mês, sem ferir aspectos constitucionais.

As propostas dos deputados serão estudadas pela equipe técnica da Casa Civil, explica Miriam, e analisadas conforme a viabilidade legal e regimental, bem como quanto à inserção política e conceitual. Neste primeira etapa, foram apresentadas alterações e sugestões para 11 das 15 proposições do Executivo. A metodologia, informa a deputada, permanecerá a mesma para os demais projetos, podendo ser aprimorada desde que seja em benefício da ampliação do debate e da discussão das matérias.

Miriam reúne bancadas aliadas para jantar na Capital


Secretários estaduais, líderes de bancada e de partidos da base de apoio ao governo e assessores parlamentares participaram na noite de quarta-feira, 16, de reunião-jantar promovida pela deputada Miriam Marroni (PT), com o objetivo de debater as matérias do Executivo que estão em tramitação na Assembléia Legislativa. O encontro, que contou com a presença do secretário da Fazenda, Odir Tonollier, do Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e do presidente do IPE, Valter Morigi, ocorreu em restaurante especializado em filés, no bairro Menino Deus.

Além de Tonollier, Pestana e Morigi, técnicos do governo estadual prestaram esclarecimentos sobre vários aspectos dos projetos de lei do Executivo que tramitam em regime de urgência. A líder do governo na Assembléia, deputada Miriam Marroni, quer inovar o formato das reuniões com os integrantes da base de apoio ao Executivo estadual e com as bancadas de oposição, de forma a “consolidar canal de relacionamento político permanente, harmonioso e construtivo”. Compareceram ao encontro os deputados Daniel Bordignon (PT), Adroaldo Loureiro, Gerson Burmann e Diogenes Bassegio (PDT), Heitor Schuch (PSB) e Ronaldo Santini (PTB). O Conselho de Líderes é formado pelas lideranças partidárias e de bancadas aliadas ao governo e terá reuniões sistemáticas para discussão dos projetos do Executivo, articulação de ações e estratégias coletivas e debates sobre temas importantes para o desenvolvimento e qualificação dos poderes públicos estaduais.

Na sequência dos contatos com as bancadas de oposição, a deputada recebeu nesta manhã (17),o líder da bancada do PP, João Fischer, e o deputado Frederico Antunes.

Miriam relata indicações para Banrisul e BRDE

A deputada Miriam Marroni (PT) será a relatora de dois requerimentos de indicação para cargos diretivos no Banrisul e no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A distribuição das relatorias ocorreu na manhã de hoje, 17, na primeira reunião da Comissão de Finanças Planejamento, Fiscalização e Controle.
À deputada caberá a apresentação de parecer sobre as indicações de Guilherme Cassel, para o cargo de diretor de crédito do Banrisul, e de Carlos Henrique Horn, para diretor representante do Rio Grande do Sul no BRDE. Como tratam-se de funções estratégicas para o governo estadual, a deputada entregará seu parecer antes do prazo regimental de sete dias, de modo a acelerar a apreciação dos requerimentos.

Mudança no Fundopem beneficia Metade Sul, afirma Miriam


A líder do governo, deputada Miriam Marroni (PT), ontem (16), na tribuna da Assembleia Legislativa, a aprovação do projeto de lei 39/2011, que altera o Fundopem, classificando-o como “fundamental para colocar a Metade Sul e o Estado no ritmo de crescimento do País”. A proposta foi uma das pautas principais da agenda cumprida em Rio Grande, pela manhã, por comitiva liderada pelo governador Tarso Genro, acompanhada pela deputada.

A readequação do Fundo Operação Empresa e a criação do Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Sul abrem perspectivas de qualificação da mão-de-obra em Rio Grande e na região Sul, destacou a deputada. O PL 39/2011 dispõe sobre benefícios fiscais para implantação de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, que, para Miriam, aumentarão a capacidade competitiva das empresas locais.

Roteiro - As alterações na legislação que regula incentivos fiscais específicos foram discutidas em reunião da deputada com prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, direção da Engevix Engenharia (empresa vencedora da licitação para montagem de plataformas específicas para o pré-sal), na noite de ontem. Hoje pela manhã, junto com a comitiva liderada pelo governador, a deputada visitou o estaleiro Rio Grande, com o objetivo de acompanhar o início da fabricação das plataformas, a partir da chegada de chapas de aço vindas da Coreia. O vice-presidente da Engevix Engenharia, Gerson de Mello Almada, destacou a relevância do projeto que altera o Fundopem e o impacto que o polo naval trará para o desempenho econômico e o desenvolvimento do Estado.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Deputada saúda retomada das nomeações na Susepe

A líder do governo na Assembleia, deputada Miriam Marroni (PT), recebeu no final da tarde de ontem (16), a informação da Casa Civil de que será dado prosseguimento às nomeações na Susepe, decorrentes de processo seletivo iniciado em 2006. A Superintendência de Serviços Penitenciários receberá reforço inicialmente de cerca de 500 servidores, quadro que será ampliado posteriormente com os demais funcionários capacitados em curso preparatório.

“Com esta iniciativa, o governo capacita a Susepe e recompõe seu quadro funcional, medidas fundamentais para a qualificação do sistema prisional gaúcho”, opina a deputada. O assunto foi tratado em reunião na Casa Civil, com a presença de representantes do Sindicato dos Agentes, Monitores e Auxiliares de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Amapergs Sindicato). Segundo dados repassados à deputada, serão chamados inicialmente os aprovados no concurso que já realizaram curso de capacitação – em torno de 500. Na segunda etapa, nova preparação será direcionada para cerca de 300 concursados.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Líder de governo visita instalações do Estaleiro Rio Grande

Miriam visita o estaleiro, em novembro, durante o 7º Encontro Nacional do Prominp
A deputada estadual e líder de governo, Miriam Marroni (PT), integra a comitiva do governador Tarso Genro que estará, nesta quarta-feira (16), em Rio Grande, para visitar as instalações do estaleiro Rio Grande. Na cidade foi implantado o primeiro dique seco de grande porte do País.

A partir das 10h, o grupo acompanha ainda a operação de descarga das primeiras chapas de aço que estarão chegando ao município para a fabricação de oito cascos de plataformas para o pré-sal. A visita culminará em uma reunião com diretores da empresa responsável pela construção das unidades no dique seco rio-grandino, com investimento de R$ 3,5 bilhões. Além do governador, estarão presentes o vice, Beto Grill, secretários estaduais e deputados.



Comissão Externa

Em 2005, na Petrobras
Em 2005, como deputada estadual, Miriam coordenou – a pedido da então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff - a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa para a implantação do Polo Naval no Estado. A comissão realizou reuniões e audiências públicas com a Petrobrás para garantir a instalação do empreendimento e mobilizar a comunidade em defesa do empreendimento.

Desde as primeiras reuniões organizadas pela deputada, a partir da Comissão de Representação Externa, vários foram os avanços obtidos em favor do desenvolvimento de Rio Grande. A área do Porto Novo converteu-se no estaleiro de onde zarpou a P-53. O dique seco é o berço de mais duas plataformas - P-55 e P-63 -, e 30 novas empresas se instalaram no município, enquanto outras 27 estão em fase de instalação. Miriam articulou ainda a oferta de cursos de capacitação profissional por meio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) em Rio Grande e Pelotas e, no ano passado, garantiu a retomada dos cursos para a cidade de Pelotas.


Cronologia de trabalho

P-53
2005 – Miriam Marroni começa a articular a implantação do Polo Naval a pedido da então ministra e hoje presidenta do Brasil, Dilma Rousseff

2006 – Graças aos esforços de Miriam, Rio Grande é escolhida sede do Polo Naval

2007 – Começa a montagem da P-53

2008 – A P-53 é concluída. No ato de batismo, Dilma credita mérito do progresso ao árduo esforço de Miriam Marroni. É assinado contrato de construção da P-55.

2010 – Dique seco é concluído. Assinado contrato para construção da P-63. Início da P-55. É anunciada a construção de mais oito cascos pela Engevix.

2011 – Previsão do início das obras da P-63

2012 – Previsão de conclusão da P-55

Miriam Marroni prestigia Festa da Melancia em Pedro Osório e o Grande Prêmio de Rio Grande no hipódromo de Pelotas


O domingo (13) da Deputada Estadual Miriam Marroni (PT) foi de intensas atividades pela região na companhia do marido e Deputado Federal, Fernando Marroni (PT). Ao meio-dia ela prestigiou a 10ª Festa da Melancia, em Pedro Osório, onde o casal encontrou com o prefeito Cesar Brito, Cebinho, e posou para fotografias com as rainhas e princesas do evento, assim como com a corte da Festa da Mação e do Caqui, de Arroio do Padre, que estavam em Pedro Osório fazendo divulgação.

A deputada se surpreendeu com o crescimento e reestruturação do espaço de lazer. “É impressionante a qualificação do espaço e do evento, além da massiava participação do público da cidade e da região. O prefeito Cebinho e a comunidade estão de Parabéns”, elogiou Miriam. Ela acrescentou que o município continua inovando para atrair milhares de pessoas. “Pudemos prestigiar também um dos maiores campeonatos de veloterra. Tudo isso é fundamental para o turismo e capacitação econômica”

A líder do governo destacou ser fundamental para o desenvolvimento das cidades uma espécie de ‘marca registrada’ de cada município, assim como a melancia em Pedro Osório. “Quando bem explorada - com criatividade e festividade – a cidade e região só têm a ganhar em desenvolvimento econômico”.

Remotada das atividades no hipódromo
Mais tarde, Miriam e Marroni participaram do Grande Prêmio Cidade do Rio Grande, realizado no Jockey Clube de Pelotas. Na oportunidade, o casal pode conversar o prefeito da cidade vizinha, Fábio Branco. Miriam também registrou a entrega do troféu ao jóquei vencedor Miguel Barreto. “É maravilhoso saber que o Jockey de Pelotas está em pleno funcionamento novamente e podendo sediar competições da cidade vizinha”.


Ela parabenizou o casal de diretores Selma (Pituca) e Carlos Mazza pela beleza do espaço, requalificado para o lazer, e retomada das atividades de uma competição tão tradicional e democrática da cidade. “Não é esporte só para a elite. Sem cobrança de ingresso, pode ser prestigiado por todas as camadas da sociedade em um único ambiente”.

Deputada Miriam Marroni festeja em Pelotas os 31 anos do PT

A comemoração contou com a presença dos presidentes locais do PMDB, PSB e PDT, com quem
o Partido dos Trabalhadores inicia uma aliança para as eleições municipais de 2012



A noite (12) em que a deputada estadual, Miriam Marroni (PT), e filiados comemoraram a passagem dos 31 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) foi marcada por um momento histórico: a sinalização de uma aliança do partido com o PMDB, PDT e PSB, em Pelotas, para as eleições municipais de 2012. A líder do governo afirmou ter, enquanto os presidentes se pronunciavam, avaliado como é bom crescer, evoluir, amadurecer, militar por tanto tempo, entregar uma vida toda, "abandonar" a família, não desistir, persistir. "Que bom ter sido fiel. O resultado é o prazer de ver que o projeto do partido está dando certo"

Para Miriam, a aliança é um processo de maturidade e civilidade. “O governo Lula nos mostrou isso e, agora, o governo Tarso também. Como não reconhecer isso e virar as costas?" A deputada destacou ainda a sua atuação como líder de Governo, das três reuniões já realizadas com a base aliada para discussão dos projetos e das próximas reuniões já agendadas com partidos da oposição e também com a base aliada. "Iniciamos um namoro que está caminhando para um grande casamento que vai além da avaliação das propostas do governo, mas também do estudo dos projetos e emendas de cada um dos partidos da base aliada". Ela concluiu ao afirmar que o PT não está velho, mas sim maduro e fortalecido. "Está no ponto", resumiu a deputada.

Confira a posição de cada partido

O presidente do PSB, Maicon Machado, afirmou que o PT com 31 anos não é mais o mesmo de quando tinha apenas 13. “Os governos Dilma e Tarso mostram isso. Essa mesa é ponte de partida, não de chegada. Formar uma mesa com os partidos que não administram a cidade é fundamental para discutir o futuro de Pelotas”.

Já o presidente do PDT, Fabrício Dutra, elogiou a condução do PT pelo presidente Eduardo Abreu e disse querer consolidar no Estado – e reafirmar em Pelotas – a construção nacional que envolver PT, PDT e outros. “Estamos nesta noite histórica num local que abrigará uma grande aliança vitoriosa. Vamos trabalhar dia e noite para essa aliança acontecer”.

O presidente do PMDB, Fabrício Matiello, ressaltou o amadurecimento das direções do PT e PMDB, reconhecendo mútuos erros do passado. “O PT é muito importante para o país, tem sido muito importante. As nossas diferenças são menores que as nossas semelhanças. Ninguém irá desconstruir essa relação hoje formada, senão alguma medida autoritária, o que não concebemos”.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Deputada Miriam coordena encontro de líderes da bancada para discutir projetos do Governo


A Deputada Estadual e Líder do Governo, Miriam Marroni (PT), se reuniu na tarde de hoje (10) com os líderes de partido e de bancada da base aliada na sala da Liderança. O objetivo do encontro foi examinar os novos projetos do Executivo enviados à Assembleia Legislativa, estabelecer o cronograma e frequencia dos encontros e a sistemática de trabalho.


Além da discussão inicial acerca das oito novas matérias que foram protocoladas no final da tarde desta quarta-feira (9) os deputados ouviram a proposta da líder do Governo de estruturar um grupo político de debate na Assembleia Legislativa. "Queremos ampliar a pauta política, estruturar uma relação muito além da avaliação dos projetos do Governo. Temos de construir mais do que os temas de Governo, também discutindo e apoiando os projetos e emendas das bancadas". Para a deputada, além de enriquecedor, esse primeiro encontro já sinalizou o clima de diálogo que norteará esse novo "Conselho de Líderes".

Durante o encontro ficou acertado que na próxima segunda-feira os assessores técnicos das bancadas dos seis partidos que compõem a base de apoio se reunirão com técnicos do Governo para dirimir dúvidas e colher sugestões acerca dos projetos.

Deputada Miriam Marroni, CABM e pescadores debatem legislação da pesca na Lagoa dos Patos


A deputada estadual, Miriam Marroni (PT), visitou o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), em Porto Alegre, acompanhada do vereador pelotense, Carlos Alberto Passos, o Beto da Z3, de pescadores da Colônia Z3 e assessores parlamentares, com o objetivo de tratar da pesca artesanal do camarão na Lagoa dos Patos. A comitiva foi muito bem recebida pelo comandante da CABM, o tenente-coronel Otacílio Maia Cardozo, que aproveitou a ocasião para fazer uma apresentação de um vídeo institucional com a história do Comando Ambiental e suas ações para preservação do meio ambiente.

O encontro serviu para que pescadores e a Brigada Militar compreendessem a legislação vigente e discutissem as boas práticas, com vistas a manter a atividade de subsistência sem causar prejuízos ambientais no estuário da lagoa.

O vereador pelotense levantou a preocupação da comunidade pesqueira em relação ao fato de que a expectativa de uma grande safra não deverá se realizar. "Com a chuva desta semana o camarão já começou a sair da lagoa em direção ao oceano. Cerca de 30% a 40% da safra já está comprometida. E daqui 20 dias a safra já deverá ter acabado porque todo o camarão já terá ido embora", avaliou Beto da Z3.

Ele acrescentou ainda que o crustáceo já atingiu o tamanho permitido, de nove centímetros, e que os pescadores locais respeitaram o prazo e não pescaram fora do tempo, antes da liberação da captura. "Agora o crustáceo está pronto para ir embora e ser capturado no mar, pelas grandes traineiras de Santa Catarina".

Para a deputada, a fiscalização deve ocorrer e a legislação ser cumprida. "Mas há uma contradição muito grande. Somente os pequenos, que sobrevivem da pesca industrial têm seus barcos e redes apreendidos, enquanto as traineiras continuam sem fiscalização. É angustiante saber que os grandes barcos vão capturar esse mesmo camarão que sairá la lagoa. Sendo os pequenos que sofrem com isso".

A reunião também tratou dos estudos técnicos que visam adequar a prática da pesca de prancha com vistas à sua liberação, tal qual já ocorre no litoral cearense e na pesca oceânica. "Com esses dados científicos será possível a mudança da legislação vigente em relação à liberação da pesca com a prancha", concluiu Miriam Marroni.

Deputada Miriam Marroni defende agilidade na apreciação das propostas

A líder do governo na Assembleia, deputada Miriam Marroni (PT), reafirmou na tarde de quarta-feira (9) que o regime de urgência para 11 projetos encaminhados pelo Executivo não impedirá o debate intenso sobre o conteúdo das matérias. “Temos mais de um mês para avaliar as propostas e um cronograma de reuniões com a base aliada e com a oposição que não deixa dúvidas sobre a amplitude que o Palácio Piratini quer garantir à discussão destes temas”, observou a parlamentar. O primeiro encontro do governador Tarso Genro com a oposição será na manhã da próxima terça-feira (15/2).

Miriam Marroni entende que a preocupação da oposição não é injustificada. “Esta Casa tem uma história que vincula o regime de urgência à pressa em aprovar projetos polêmicos sem o necessário diálogo na Assembleia. Isto não irá acontecer na nossa gestão, que será marcada pelo debate respeitoso e fraterno com o Legislativo e outras instâncias de decisão da sociedade gaúcha”, sustentou a parlamentar.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Miriam Marroni toma posse na Comissão de Finanças

A deputada Miriam Marroni (PT), líder do Governo na Assembléia Legislativa, foi empossada na manhã de hoje (9) como membro titular da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle do Parlamento gaúcho. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e foi conduzida pelo presidente da AL, deputado Adão Villaverde.

Miriam Marroni também integrará a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, na condição de titular, e a de Assuntos Municipais, como suplente.

Líder do Governo Miriam Marroni reúne bancadas de apoio para debater projetos

A deputada Miriam Marroni reúne-se amanhã, 10, a partir das 13h30min, com os líderes das bancadas de apoio ao Governo, dando início à sistemática de interlocução com as representações partidárias aliadas. O encontro ocorre na sala da liderança do governo, no 3° andar do Palácio Farroupilha.
“Queremos implementar uma metodologia de trabalho que consolide o diálogo como prática de relacionamento político entre os parlamentares da base na Assembleia Legislativa”, explica a líder do Governo. A intenção da deputada é promover a troca de informações acerca das propostas governamentais, acolher sugestões sobre projetos de lei em tramitação no parlamento e implantar um canal permanente de concertação e entendimento. “Esta sistemática de trabalho não se encerra na aprovação dos projetos de lei de interesse do Governo, tampouco no atendimento de pleitos individuais. Nosso desafio é trabalhar para construir uma unidade sólida e solidária, respeitando o pensamento divergente e a história política das bancadas”, explica a deputada.

Além de reuniões permanentes com os representantes de bancadas aliadas, a líder do Governo também organizará encontros periódicos com todos os parlamentares integrantes da base de apoio ao Governo e reforçará contatos com os deputados da oposição, sempre que houver demandas e polêmicas na pauta de discussões da Assembleia Legislativa.

Preparativos para 8 de Março


A deputada Miriam Marroni esteve reunida, na tarde de terça-feira (8), com a bancada feminia do Partido dos Trabalhadores e representantes da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres com o objetivo de tratar da participação da bancada feminina na programação do Dia Internacional da Mulher. Historicamente a Assembleia Legislativa realiza Sessão Especial para marcar a data.

Miriam Marroni confirma a primeira reunião do Governo com a oposição na próxima semana


A deputada e líder do governo, Miriam Marroni (PT), confirmou a primeira reunião do Governador Tarso Genro com a oposição: na próxima terça-feira, 10h30min, para ouvir as reivindicações do PP. Ainda na sessão da tarde de terça-feira (8), na tribuna do Parlamento Gaúcho, Miriam faloue sobre a retirada da urgência de quatro projetos do pacote enviado pelo Governo.

Miriam ressaltou que foram retiradas as urgências dos projetos que tratam do auxílio a ex-governadores; da política estadual de erradicação da pobreza extrema; da Casa da Solidariedade e do sistema de controle público, ética e transparência. "Não foram retiradas daquelas propostas que tratam da qualificação da gestão".
A deputada esclareceu ainda o posicionamento tomado em relação à emenda do deputado Adroaldo Loureiro (PDT), que concede gratificação aos efetivos do quadro dos funcionários técnicos científicos do Estado. "Ocorre que a proposta encaminhada pelo Deputado Adroaldo provoca inconstitucionalidade pelo impacto financeiro". A líder do governo afirmou que é preciso pensar uma nova forma para poder concretizá-lo. "A falta da informação correta acaba gerando a desconfiança.

Deputada participa de lançamento do Sistema de Desenvolvimento Econômico do RS


A líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputada Miriam Marroni (PT), acompanhou o lançamento do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, em ato ocorrido na manhã desta terça-feira (8), no Palácio Piratini.

O programa tem como objetivo a implantação de projetos de fomento à economia gaúcha, de forma a impulsionar o crescimento integrado e sustentável do Estado. Para a deputada, o diferencial da proposta é a articulação permanente do governo com os diversos setores econômicos do Estado, de forma a construir um programa de desenvolvimento econômico que contemple as reivindicações, características, singularidades e potencialidades correspondentes a cada segmento. “Esse ambiente de diálogo constante permitirá a adoção de políticas identificadas com o perfil produtivo das diferentes regiões gaúchas, estimulando o crescimento integrado e reduzindo as desigualdades”, afirmou a líder do Governo.

O programa será elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do governo do Estado, com prazo de 60 dias para a delimitação das propostas e conclusão do trabalho. São áreas prioritárias as indústrias gaúchas que apresentem competitividade em nível nacional e internacional, áreas industriais em que o estado seja importador de energia, os setores agroindustrial, cooperativista e ligados à infraestrutura e os principais Arranjos Produtivos Locais (APL) existentes e os que possuem possibilidade de desenvolvimento futuro.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

MÃES DA PRAÇA DA MATRIZ

Foto Marco Couto/AL e texto publicados na Página 10 (pg.14) da Zero Hora de hoje

Elas já se acorrentaram diante da prefeitura de Pelotas, perigrinaram na rede hospitalar em busca de atendimento para os seus filhos, choraram ao ver sua família devastada pelo crack. Unido pela mesma dor, esse grupo de cerca de 80 mulheres da Metade Sul agora vai lutar por políticas públicas a partir da Assembleia Legislativa.
Inspirado no movimento argentino das Mães da Praça de Maio, o grupo Mães contra o Crack foi criado há um ano e quatro meses pela psicóloga Miriam Marroni, a nova líder do governo. Angustiada ao ouvir sucessivos relatos de desespero das mães, a então vereadora decidiu reunir as mulheres com o mesmo histórico para ampliar a pressão por políticas públicas na área.
Ao Assumir o novo mandato, Miriam quer manter a causa como sua principal bandeira. A meta é lutar por comunidades terapêuticas pelo SUS, leitos para desintoxicação em hospitais gerais, plantões psiquiátricos e um atendimento ambulatorial mais qualificado no Caps.
- Precisamos vencer a doença do preconceito e construir políticas públicas para dependentes químicos. Se não houver tratamento adequado, o destino desses jovens é a prisão ou o caixão - alerta Miriam.
O trabalho começou já no dia da posse. Uniformizada com camisetas rosa pink com o nome do grupo, uma representação acompanhou Miriam na entrega de um documento com reivindicações ao secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

Conheça o pacote do Piratini entregue na última sexta-feira à Assembleia Legislativa

As 16 propostas do Governo

PENSÃO A EX-GOVERNADORES
Limita em 75% do subsíio do governador da ativa o valor da aposentadoria dos futuros ex-governantes. O auxílio não poderá ser transmitido aos herdeiros ou cônjuges

SISTEMA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS
A finalidade é articular com os órgãos federais as atividades relacionadas com a prevenção do uso de drogas, a atenção e reinserção social de usuários e dependentes

POLÍTICA E COMBATE À POBREZA EXTREMA
Em parceria com os municípios, visa identificar e erradicar os focos de miséria no Estado, articulando ações sociais, como o Bolsa-Família, com qualificação profissional e educacional

CASAS DA SOLIDARIEDADE
Cria albergues para acolher pessoas que necessitam de atendimento médico e hospitalar em Porto Alegre e em cidades-polo de medicina complexa no interior (Pelotas, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Ijuí)

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO
Forma o quadro de funcionários e cria o plano e cargos da recém criada Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI)

AGERGS
Redefine critérios para a escolha dos conselheiros da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs). Deve ser vetado quem teve relação com serviços fiscalizados pela agência

TRANSPARÊNCIA
Cria o Conselho de Ética Pública e a Subchefia de Controle Público, ética e Transparência, com atribuição de ampliar o acesso dos cidadãos às ações do governo, como despesas e receitas

MODERNIZAÇÃO DO IRGA
Altera o estatuto do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), ampliando as atividades e definindo novos critérios para a composição do conselho do órgão. O diretor será indicado pelo governador

FUNDERGS
Prevê a formação do quadro de funcionários e cria o plano de cargos da Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs), que será o órgão executivo da Copa do Mundo no Estado

SIMPLES GAÚCHO
Ajusta o patamar de incidência do ICMS, propiciando a redução de tributo incidente nas operações realizadas por pequenas empresas. A renúncia fiscal é calculada em R$ 100 milhões

FUNDOPEM
Estimula a criação de centros de pesquisa, subsidiando a folha de pagamento deles durante dois anos. Favorece a instalação de empresas ligadas ao polo naval e subsidia os juros em operações de crédito para investimentos que reduzam desigualdades regionais

COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Dá tratamento diferenciado e simplificado para pequenas e microempresas nas licitações para compras e prestação de serviços ao Estado

PROGRAMA DE FOMENTO AO POLO NAVAL
Institui o Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval, para incentivar empresas, formar profissionais e promover pesquisa

PROCEDIMENTO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO
Entre outras medidas, eleva os percentuais de multas moratórias e permite a criação do domicílio tributário eletrônico, para simplificar e automatizar o recolhimento de impostos

PROTEGE
Vincula o Programa de Proteção e Auxílio e Assistência de Testemunhas (Protege) à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que também será o órgão executor do programa no Estado

CONSELHÃO
Amplia de 85 para 90 o número de membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão que vai aconselhar o governador após debater temas polêmicos, como os pedágios

Fonte: Zero Hora (6/2/11 pg.6)

Diálogo com oposição será rotina, assegura líder do governo



“Só a mediação, o diálogo e o entendimento poderão unir o parlamento gaúcho em torno do nosso objetivo comum, que é o de melhorar a vida das pessoas. A liderança do governo trabalhará intensa e permanentemente nesta direção". A afirmação é da líder do governo na Assembléia Legislativa, Miriam Marroni (PT), que assegurou hoje (3), na tribuna, que o diálogo com todas as bancadas será sistemático e rotineiro.

Segundo Miriam, o momento político exige um novo padrão de relacionamento entre os atores políticos. “O respeito às opiniões contrárias, o diálogo permanente, a capacidade de construir consensos e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças são princípios que deverão nortear nossa ação no parlamento. Acreditamos que, assim, governo e oposição poderão trabalhar juntos, com respeito e civilidade em torno do que realmente interessa para os gaúchos”, frisou.

A líder do governo entregou aos deputados oposicionistas o resumo dos 16 projetos de lei que serão encaminhados pelo Executivo à Assembleia Legislativa ainda nesta semana. São, conforme a parlamentar, projetos estratégicos para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. “São projetos de gestão que irão permitir a implantação do projeto vencedor nas urnas. Muitas das propostas são reivindicações históricas da população, como é o caso do apoio às micro e pequenas empresas e a implantação das casas de solidariedade para abrigar pacientes do SUS”, apontou.

Sobre a tramitação dos projetos em regime de urgência, Miriam afirmou que não se trata de estratégia para evitar o debate, como historicamente o expediente vem sendo usado. “Pelo contrário, queremos intensificar a discussão e concentrar a atenção da sociedade no conjunto das propostas apresentadas pelo governo. São projetos necessários que, se não forem implementados, poderão emperrar a máquina pública, prejudicando, especialmente, setores da sociedade que mais necessitam da presença do Estado”, finalizou.

Miriam Marroni estreia o Grande Expediente da 53ª Legislatura

De volta a Porto Alegre, a quinta-feira pela manhã iniciou com mais reuniões, desta vez de bancada com o Governador Tarso Genro. Ao meio-dia, almoçou no Palácio Piratini com o governador. Às 14h, ocupou a tribuna para discursar no primeiro Grande Expediente da 53ª Legislatura. Falou do retorno à Casa, das bandeiras e projetos defendidos no mandato anterior, dos projetos do novo mandato, da postura como Líder de Governo – moderada e firme, marcada pelo diálogo permanente – e, é claro, sobre o pacote de projetos. Em seguida, mais uma reunião com a base aliada, agora com os partidos PDT e PTB para ouvir as opiniões sobre os projetos e o regime de urgência dos projetos que integram o pacote.


Na próxima terça-feira, serão definidas as Comissões que a deputada integrará tanto como titular como suplente.

Miriam Marroni participa da entrega de viatura para Presídio Estadual de Canguçu




Em sua primeira semana de mandato como deputada estadual, Miriam Marroni (PT), esteve em Canguçu, juntamente do superintendente da 5ª Delegacia Penitenciária Regional (5ªDPR) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Aldino Glademir Gomes Santos, para participar da entrega de um Fiat Doblo ao presídio do município, repassado pela Secretaria de Segurança Pública. A entrega das chaves da viatura foi feita ao vereador Gerson Nunes (PT) na manhã do feriado de Nossa Senhora de Navegantes, na última quarta-feira.

Miriam Marroni oferece doces pelotenses de boas-vindas aos deputados



No primeiro dia de sessão (1º/02), a deputada Miriam Marroni (PT), recepcionou os deputados com iguarias típicas de Pelotas, a Capital Nacional do Doce. A intenção, como líder de Governo, foi dar uma doce boas-vindas aos colegas.

Como símbolos de uma liderança de coalizão, os doces foram degustados por deputados da base aliada e da oposição, como Frederico Antunes (PP) e Jorge Pozzbon (PSB). Outro representante pelotense no Legislativo Gaúcho, Catarina Paladini (PSB), não poderia ficar de fora, bem como o aliado Ciro Simoni (PDT).

Os doces tradicionais de Pelotas são feitos a base de doce de ovos, sendo os mais populares o Bem-Casado, o Ninho e o Quindim (inclusive com nozes). Os camafeus (de nozes) também fizeram sucesso. Mas a atração mesmo foi o Bem-Casado, que rendeu uma brincadeira e garantiu o clima de descontração: o doce só era entregue a quem confirmasse realmente ser "bem-casado".

Além de oferecer os doces e um momento de integração, Miriam ainda falou de receitas, dos ingredientes e das docerias pelotenses.

Durante entrevista à Rádio Bandeirantes, as oposicionistas Zilá Breitenbach (PSDB) e Maria Helena Sartori (PMDB), além da aliada Juliana Brizola (PDT), também puderam saborear um delicioso Ninho.
Almoço com Governador Tarso e base aliada no Galpão Crioulo do Palácio Piratini

A terça começou com uma reunião na Casa Civil para estabelecer a sistemática do papel da Liderança de Governo. Em seguida, foi apresentado o pacote do governo e, ao meio-dia, o mesmo foi apresentado para a base aliada em um almoço realizado no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. À tarde, ocorreu a primeira sessão do Parlamento com a participação do Governador Tarso Genro, que deixou sua mensagem ao Poder Legislativo. Antes e depois da solenidade, Miriam participou da entrevista à Rádio Bandeirantes, acompanhada de outras três deputadas.

Após a solenidade, a deputada pelotense ofereceu os tradicionais doces de Pelotas de boas-vindas aos colegas deputados. Aliados e opositores degustaram a mais tradicional iguaria da cidade. O momento de integração foi marcado pela descontração. A brincadeira era de que só comeria um dos doces mais populares quem realmente fosse “Bem-Casado”. Após, nova reunião na Casa Civil com a base aliada para debater o pacote de projetos, com os partidos PSB e PCdoB. O dia terminou muito tarde, Miriam saiu da Assembleia Legislativa direto para participar, ao vivo, do Programa Conversas Cruzadas, da TVCom, apresentado pelo jornalista Lasier Martins. Em seguida, retornou a Pelotas para cumprir agenda na região no dia seguinte, no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes.

Miriam Marroni em entrevista à TV PT Sul

Miriam Marroni e Mães contra o Crack entregam pauta de reivindicações a secretário estadual de Saúde


A tarde da posse da Deputada Estadual Miriam Marroni (PT) já foi dia de pleno trabalho. Após a solenidade, Miriam e 13 integrantes do Grupo Mães contra o Crack se reuniram com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, para entregar um documento com as pautas de reinvidação do movimento. A audiência solicitada pela deputada ainda quando vereadora de Pelotas, foi agendada com duas semanas de antecedência e ocorreu na sala Maurício Cardoso na última segunda-feira.


O encontro foi iniciado pela apresentação feita pela fundadora e coordenadora do movimento, que explicou a Simoni a origem do grupo e as ações do movimento realizadas em Pelotas desde a fundação, há pouco mais de um ano, além de apresentar a pauta de reinvindicações. “Exigimos políticas públicas para a garantira de leitos em hospital geral; plantão psiquiátrico; Caps 24 horas; convênios com comunidades terapêuticas científicas e vagas em cursos profissionalizantes”, elencou Miriam.

Em seguida, quatro mães expuseram seus dramas e, inclusive, não conseguiram conter as suas lágrimas em um legítimo pedido de socorro. O secretário de Saúde elogiou a iniciativa, afirmando que se trata de um grande exemplo que deve ser reproduzido para todo o Estado. “O que será do futuro se não fizermos algo agora para controlar essa epidemia que destrói a vida de milhares de jovens e que chegou destruindo toda a estrutura familiar”, avaliou Simoni.

Ele explicou ainda que a busca de solução se baseia em três eixos que carecem de uma ação mais concreta: prevenção, segurança e tratamento e pós-tratamento. “Vamos fazer um grande programa estadual de erradicação desse problema de segurança e saúde pública. Vocês têm um aliado, mas que também conta com vocês para expandir essa luta e pressão para que as reinvindicações possam se concretizar”, finalizou.

Deputada Miriam Marroni toma posse no Parlamento Gaúcho na última segunda-feira

Miriam Marroni faz o juramento no dia da posse (31/01)
A primeira semana da Deputada Miriam Marroni (PT) no Parlamento Gaúcho foi de intenso trabalho: reuniões com a base alidada, audiências, rececpção especial aos colegas, dezenas de entrevistas para a imprensa, participação em debate televisivo e pronunciamento no primeiro Grande Expediente da 53ª Legislatura. Entre segunda e quinta-feira, sua agenda esteve lotada com os mais diferentes compromissos.


A segunda-feira teve início pela entrevista concedida ao Programa 13 Horas, da Rádio Universidade (RU) de Pelotas, que esteve presente à posse dos deputados, iniciada às 14h. Após o ato solene, a deputada que já havia agendado com duas semanas de antecedência, se dirigiu para a audiência com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni, com o objetivo de apresentar o grupo Mães contra o Crack e a pauta de reivindicações do movimento. Nesse dia, Treze integrantes prestigiaram a posse da deputada Miriam e participaram da audiência dando seus depoimentos.

Miriam e Marroni formam as duas filhas em um único final de semana

Camila, Miriam, Otávia, Fernando e Maria Eduarda
Crédito: Ensaio Estúdio Fotográfico/Santa Maria


Os deputados federal e estadual, Fernando e Miriam Marroni (PT), tiveram muito a comemorar no último final de semana de janeiro. Além das posses ocorridas no último dia de janeiro e primeiro de fevereiro, no sábado anterior foi a vez da festa de formatura de suas duas filhas.
A primogêntica Camilia colou grau em Ecologia, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na sexta-feira (28). E a caçula Otávia recebeu o canudo de bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no dia seguinte. Na mesma noite, a família recepcionou familiares e amigos, para comemorar o grande feito, na Charqueada Boa Vista.

Formatura de Camila (28/01)
Crédito: Studio PhotoDesign/Pelotas


Formatura de Otávia (29/01)
Crédito: Ensaio Estúdio Fotográfico/Santa Maria

Confira o vídeo da despedida de Miriam Marroni da AL em 2007 com a promessa de retorno

Após a posse, deputada Miriam Marroni se reúne com secretário estadual de Saúde acompanhada pelas Mães contra o Crack


Miriam foi diplomada em 17/12 e a posse ocorrem em 31/01
 Na despedida do seu primeiro mandato, a Deputada Estadual diplomada, Miriam Marroni (PT), anunciou que retornaria. A ainda vereadora pelotense tomará posse de seu segundo mandato nesta segunda-feira (31), às 14h, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha. Depois de se consagrar a “madrinha” do Polo Naval e a primeira política a questionar o modelo de pedagiamento, pedindo a abertura da caixa preta desse sistema perverso ao exigir a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios, Miriam retorna à Casa em grande estilo, ainda mais motivada e cheia de projetos e desafios.

Segundo a deputada, três elementos fazem de seu retorno à Assembleia Legislativa (AL) ainda mais gratificante: ter sido a deputada estadual mais votada de Pelotas e da região, com mais de 45 mil votos; assumir o segundo mandato sendo governo (e não mais oposição) e, principalmente, ter sido escolhida pelo Governador Tarso Genro a Líder de Governo. “Este é o momento da minha vida política e pessoal de plena maturidade. Toda a minha trajetória e experiência política, além de habilidade nas relações, me dão as condições necessárias para encarar este novo desafio e cumpri-lo com êxito”.

A volta da deputada pelotense à AL ocorre em um ano marcado por outras conquistas do partido, como a primeira vez que um governador gaúcho se elege em primeiro turno e a primeira vez que uma mulher assume a presidência, além da forma de trabalho de coalizão, onde se conquistou uma base aliada de 31 dos 55 deputados estaduais, com políticos de partidos que não fizeram parte da aliança durante a campanha política. Ainda na Assembleia, essa será a legislatura da maior bancada petista (14 deputados) e do maior número de representantes mulheres (oito).

Mães contra o Crack encontram secretário estadual de Saúde

Para Miriam, a data da posse já é dia de pleno trabalho. E pelo seu ritmo intenso, não poderia ser diferente. Depois do ato solene, Miriam e 15 representantes do grupo Mães contra o Crack se reunirão com o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni.

A audiência foi solicitada com mais de uma semana de antecedência pela ainda vereadora pelotense e foi agendada pelo secretário para às 18h. “A intenção é apresentar as mães e o nosso movimento ao secretário Simoni. Além disso, mostrar a nossa constante luta e pauta de reivindicações”.

Miriam Marroni e Lino de David debatem a qualificação da Emater com cooperativas e produtores

A deputada estadual eleita e futura líder do governo estadual, Miriam Marroni (PT), discutiu nesta manhã (11) a retomada de uma forte atuação da Emater no Rio Grande do Sul. O encontro, que ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas, contou com a presença do engenheiro agrônomo e presidente da entidade, Lino de David, e servidores; autoridades políticas da região; e representantes de cooperativas e assentamentos de trabalhadores da agricultura familiar.


Miriam destacou que, nos últimos anos, a Emater foi desmantelada, sem investimentos financeiros e redução do corpo técnico, o que causou a fragilização da política para agricultura familiar (agricultores, pescadores e quilombolas). "A Emater é um instrumento determinante para a retomada das políticas para a agricultura familiar". Para a deputada, a entidade é a principal organização de fomento, orientação técnica e dos agricultores, para consultoria de projetos e que também tem representantes em todos as cidades do Rio Grande do Sul. "É muito gratificante ver que este novo governo retoma toda essa articulação pela agricultura familiar".

Em sua visita, David apresentou a atual situação da Emater e os projetos de qualificação, além de receber as indicações para a gerência regional, ainda sem definição. "Este será um governo preocupado com a agricultura familiar. Veja só, entre os primeiros projetos a serem votados pela Assembleia Legislativa está a anistia das dívidas dos pequenos agricultores". A importância dada à agricultura pelo atual governo percebe-se pelo fato de os deputados estaduais terem sido convocados pelo Governador Tarso Genro para votarem o projeto em sessão extraordinária, em pleno recesso legislativo.

Estavam presentes na reunião representantes da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar); Cooperativa dos Pescadores Profissionais e Artesanais Pérola da Lagoa (Coopesca); cooperativas de crédito, Crehnor e Cresol; Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa).