domingo, 6 de fevereiro de 2011

Miriam Marroni e Lino de David debatem a qualificação da Emater com cooperativas e produtores

A deputada estadual eleita e futura líder do governo estadual, Miriam Marroni (PT), discutiu nesta manhã (11) a retomada de uma forte atuação da Emater no Rio Grande do Sul. O encontro, que ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas, contou com a presença do engenheiro agrônomo e presidente da entidade, Lino de David, e servidores; autoridades políticas da região; e representantes de cooperativas e assentamentos de trabalhadores da agricultura familiar.


Miriam destacou que, nos últimos anos, a Emater foi desmantelada, sem investimentos financeiros e redução do corpo técnico, o que causou a fragilização da política para agricultura familiar (agricultores, pescadores e quilombolas). "A Emater é um instrumento determinante para a retomada das políticas para a agricultura familiar". Para a deputada, a entidade é a principal organização de fomento, orientação técnica e dos agricultores, para consultoria de projetos e que também tem representantes em todos as cidades do Rio Grande do Sul. "É muito gratificante ver que este novo governo retoma toda essa articulação pela agricultura familiar".

Em sua visita, David apresentou a atual situação da Emater e os projetos de qualificação, além de receber as indicações para a gerência regional, ainda sem definição. "Este será um governo preocupado com a agricultura familiar. Veja só, entre os primeiros projetos a serem votados pela Assembleia Legislativa está a anistia das dívidas dos pequenos agricultores". A importância dada à agricultura pelo atual governo percebe-se pelo fato de os deputados estaduais terem sido convocados pelo Governador Tarso Genro para votarem o projeto em sessão extraordinária, em pleno recesso legislativo.

Estavam presentes na reunião representantes da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul (Coopar); Cooperativa dos Pescadores Profissionais e Artesanais Pérola da Lagoa (Coopesca); cooperativas de crédito, Crehnor e Cresol; Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa).

Nenhum comentário: