quarta-feira, 11 de maio de 2011

Miriam discute transporte intermunicipal com comitiva de Capão do Leão


Readequação de percursos, disponibilidade de veículos durante a madrugada e adequação da legislação que limita o número de passageiros com deficiência e necessidades especiais nos veículos de transporte intermunicipal. Esses foram alguns dos temas tratados por comitiva formada pelo vice-prefeito de Capão do Leão, Cláudio Vitória (PDT), vereadores e lideranças comunitárias do município, em reunião hoje, 10, com a deputada Miriam Marroni (PT) e com o diretor de Transportes Metropolitanos da Metroplan, Marcos Damiani.


O encontro foi articulado pelo gabinete da deputada e nele foram abordados várias questões referentes ao transporte coletivo que liga Pelotas e Capão do Leão, entre eles a ausência de horários disponíveis durante a madrugada e o reforço no trabalho de fiscalização. “Isto dificulta muito o acesso de trabalhadores que têm suas jornadas durante a noite”, narrou o vereador Mauro Nolasco (PT). O vice-prefeito de Capão do Leão apresentou documentos encaminhados à Metroplan desde 2005, em que os poderes públicos municipais e a comunidade reivindicam o aprimoramento do serviço prestado pelas concessionárias.

PREJUÍZOS - Já a integrante do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Capão do Leão, Maria Isabel Lopez Chagas, narrou dificuldades para o transporte de pessoas com deficiência, em especial alunos que precisam se deslocar para Pelotas. “Há a alegação de que só é permitido o deslocamento de duas pessoas por veículo. Isto tem prejudicado muitos estudantes que só conseguem amparo escolar especial em Pelotas”, critica a lider comunitária. O grupo solicitou ainda o incremento na fiscalização dos serviços. A deputada solicitou à Metroplan que avalie a situação específica de Capão de Leão e adiantou que irá estudar juridicamente a viabilidade de alterar a legislação que trata do transporte de pessoas com necessidades especiais.

O diretor de Transportes Metropolitanos informou à comitiva que a Metroplan está organizando nova licitação para a concessão dos serviços naquela localidade. “Os contratos são muito antigos. Estamos preparando concorrência pública para melhorar o transporte local”, adiantou Damiani. Também integraram a comitiva o presidente da Câmara de Capão do Leão, Paulo Roberto de Ávila da Silva (PMDB), os vereadores Antônio Izidoro Vieira (PTB), Dario Vilela (PDT), Helvécio Machado Filho ( PSDB) e Valdecir Rodrigues de Lima (PMDB), e representantes de associações empresariais e comunitárias.

Nenhum comentário: