domingo, 3 de julho de 2011

CAEX gradua primeiro residente ingresso nas vagas oferecidas pelo convênio com Governo do Estado

 
A Comunidade Terapêutica Casa do Amor Exigente (CAEX) graduou mais três residentes durante a missa celebrada na tarde de domingo (3). Entre eles está o primeiro ingresso pelas vagas oferecidas por meio do convênio firmado com o Governo do Estado, há um ano, e que oferece 10 delas na instituição, sem custo, para dependentes químicos. No primeiro domingo de cada mês, a CAEX realiza uma missa com a participação dos familiares e nesta mesma ocasião são graduados os residentes que concluíram o tratamento e estão prontos para deixarem o lar depois de 12 meses de tratamento.

Depois dos depoimentos dos três graduandos que emocionaram e arrancaram lágrimas da deputada Miriam Marroni (PT), o Padre Jaime Souto declarou a parlamenter como "embaixadora" da comunidade, entregando-lhe um cordão com a cruz de São Francisco de Assis. A deputada recordou seu trabalho, como psicóloga, com as mães de dependentes químicos, denominado Mães contra o Crack.

Para Miriam, o grande problema ainda é que o estado e comunidade não veem a drogadição como uma doença. "Por isso, tamanha a dificuldade da implantação de uma rede de tratamento realmente efetiva. Mas estamos em uma casa religiosa ue faz isto muito bem. O CAEX é exemplo de trabalho bem sucedido. E percebemos isso no depoimento dos que estão concluindo o tratamento", comentou a parlamentar, ao colocar seu trabalho à disposição na busca de um sistema de políticas públicas efetivas para tratamento.



O CAEX

O CAEX é uma Comunidade Terapêutica que ofere 33 vagas, sendo 10 delas gratuitas, por meio do Programa de Prevenção à Violência (PPV), que foi contemplado com a autorização da Secretaria Estadual de Saúde a contratar vagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E outras três vagas de caráter filantrópico, sem custo nenhum para as famílias de dependentes químicos que não têm condição fianceira de arcar com o tratamento.

Nenhum comentário: