domingo, 31 de julho de 2011

Miriam palestra no 9º Encontro de Mulheres do Sintae-RS Regional Pelotas


Com a temática "Eu, mulher, mãe e trabalhadora", a deputada estadual Miriam Marroni (PT) falou para cerca de 50 mulheres que participaram do 9º Encontro de Mulheres realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escolar (Sintae-RS) Regional Pelotas, na tarde do último sábado (30), no auditório do Sesc do município. A parlamentar inicou ressaltando que o número de participantes era adequado para a realização de uma conversa e não de uma palestra.


Então as participantes puderam interagir, perguntando ou compartilhando suas experiências pessoais, a cada vez que se identificavam com algum fato relatado por Miriam. Ela fez uma conversa não linear (como um texto com hiperlinks), mesclando fatos históricos, o passado, o presente e o futuro. Assim, a parlamentar pode comparar o tipo de tratamento dado às mulheres ao longo dos anos, dos séculos.

Miriam mostrou o que já evoluiu e o que ainda tem a evoluir e também que as mulheres sim já ocupam mais espaços de poder e liderança. Falou do machismo histórico e de dados referentes à violência doméstica. "A violência está presente em cerca de 43% dos lares brasileiros, e não somente de famílias de baixa renda ou que tem familiares envolvidos com álcool e drogas. Sendo uma realidade presente em todas as classes sociais", destacou a parlamentar. O dado faz parte de uma cartilha de sua autoria entitulada "Homens, culpados ou inocentes", que está sendo reeditado e brevemente será relançado.

Nenhum comentário: