sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comitê quer acelerar implantação de trem de passageiros Pelotas - Rio Grande

Integrantes do Comitê Executivo de Mobilização pelo trem de passageiros Capão do Leão-Pelotas-Rio Grande reuniram-se com o diretor da Trensurb, Paulo Timóteo, no gabinete da deputada Miriam Marroni (PT), nesta semana, para acertar ações destinadas a acelerar o processo de assinatura do estudo de viabilidade técnica do empreendimento. Representantes de instituições e entidades da região, deputados e vereadores criaram o comitê com o objetivo de reivindicar a instalação do transporte ferroviário de passageiros, no final de maio.

Segundo a deputada Miriam Marroni, que representou no encontro o coordenador do comitê, deputado Fernando Marroni (PT), a reunião tratou de preparativos para agilizar procedimentos necessários à realização dos estudos técnicos sobre a implantação da linha férrea de passageiros. O diretor da Trensurb falou sobre os encaminhamentos que deve ser tomados no processo de integração da linha Capão do Leão-Pelotas-Rio Grande no Plano de Revitalização das Ferrovias, lançado no governo Lula. Entre as subdivisões do plano, encontra-se o Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, no qual se incluem-se os trens regionais, destinados a promover a integração entre municípios, dando suporte e atendendo demandas do transporte coletivo regional.

O comitê quer apressar a assinatura do estudo de viabilidade técnica, de modo a possibilitar a vinda de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFCS) ainda no início deste segundo semestre. A UFCS possui tradição e expertise na elaboração de avaliações logísticas deste modal. Além da deputada Miriam Marroni, participou da reunião com o diretor da Trensurb o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer (PT), também membro do Comitê Executivo de Mobilização pelo trem de passageiros Capão do Leão-Pelotas-Rio Grande.

Nenhum comentário: