domingo, 31 de julho de 2011

Miriam integra comissão para acelerar implantação da banda larga em Canguçu


Ao término da audiência pública para discutir a implantação da Banda Larga em todo o território gaúcho, realizada na Câmara de Vereadores de Canguçu, na última quarta-feira (27), ficou instalada uma comissão responsável para acelerar a implantação do Plano Gaúcho de Banda Larga na região. Além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo local, da CEEE e da Secretária Estadual de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), a deputada e líder do governo, Miriam Marroni (PT) também fará parte do grupo.


Durante o debate, técnicos da CEEE e representantes da Secom só repassaram boas notícias. “O governo já está trabalhando para levar a inclusão digital para todos os rincões do Estado. Vamos radicalizar a democracia”, resumiu Miriam. Na semana passada, o Governador Tarso Genro assinou um termo de cooperação entre o Executivo, CEEE e Telebrás para que o Estado passe a integrar o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Federal.

Dessa forma, o Rio Grande do Sul terá o serviço de banda larga com mensalidade de R$ 35,00 e velocidade de 1 mega até o final do ano. Em até três meses, a rede da Telebrás chegará a Gravataí. Inicialmente, o serviço será oferecido na região Metropolitana. A expectativa é de que a cobertura integral no Estado ocorra em até dois anos. A intenção da comissão é fazer com que a primeira região contemplada, depois da Metropolitana, seja a Zona Sul.

Para Miriam, neste primeiro momento a comissão tem de ser formada apenas pelos órgãos públicos envolvidos e representantes da sociedade. “Como se trata de uma política pública, o problema agora tem de ser resolvido pelos gestores. Num segundo instante, o debate se dará com as empresas, até para não acabar prejudicando-as devido a licitação e concessão dos serviços a serem prestados”, avaliou a parlamentar.



Café colonial

No início da manhã, Miriam foi recebida com um café colonial na sede da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu (Acican). A parlamentar fez um balanço das ações do primeiro semestre e dos projetos do governo aprovados pela Assembleia Legislativa, destacando todos que beneficiarão direta ou indiretamente o município e à região.

No final, recebeu flores das mãos da presidente Neida Götzke em agradecimento a sua atuação junto ao governo em prol da cidade e pelo trabalho conjunto do seu mandado com o mandato do vereador Gerson Nunes (PT). A deputada concedeu ainda entrevistas para as rádios locais Liberdade e Cultura.

Nenhum comentário: