sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jaguarão lota CTG para discutir implantação de free shops na fronteira brasileira

O CTG Rincão da Fronteira, de Jaguarão, ficou lotado na noite fria de ontem (20) para um caloroso debate sobre o projeto de lei que dispõe sobre a criação de free shops em 10 cidades gaúchas de fronteira, como Jaguarão e Chuí. A deputada estadual e líder do Governo Tarso Genro, Miriam Marroni (PT), destacou o esforço pluripartidário realizado para acabar com as desigualdades comerciais existentes entre municípios gêmeos de países vizinhos, bem como para a aceleração do desenvolvimento econômico e turístico dessas cidades.



Miriam destacou que o Brasil tem uma vasta, rica e diversificada produção de vestuário e calçados, entre outros produtos. “É uma gama muito maior de opções e variedades de produtos que os brasileiros têm atualmente, em relação ao comércio uruguaio, e que estarão também disponíveis aos hermanos a preços mais atrativos, devido a isenção de impostos”, afirmou a parlamentar. Para ela, o desenvolvimento econômico município estará garantido com a integração do bom Carnaval, gastronomia, turismo e comércio.



A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maria Emma Mendes Lippolis, recordou sua luta solitária iniciada há mais de uma década. “Esperei 12 anos por este momento. Agora marchamos silenciosamente juntos por este trabalho minucioso e cansativo. Felizmente todos acordaram de um sonho que eu já tinha acordado há muito tempo. Jaguarão é uma fonte inesgotável de turismo”, avaliou Maria Emma. O prefeito Claudio Martins (PT), em seu pronunciamento, divertiu o público presente ao anunciar que a presidente da CDL receberá, pela sua incansável luta, o título de “musa dos free shops brasileiros.



Além de contar com a presença maciça de lideranças políticas locais (dos mais diversos partidos), empresários e comerciantes, integrantes da CDL, Associação Comercial e Sindilojas, o evento foi prestigiado por forte representatividade política estadual e nacional. Além de Miriam Marroni, a reunião contou com a manifestação do deputado federal, Fernando Marroni (PT), do deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, José Sperotto (PTB) e do deputado federal e relator do projeto Jerônimo Goergen (PP). No evento foram exibidas mensagens gravadas em vídeos pelos políticos que não puderam se fazer presente: senador Paulo Paim (PT), deputado federal e autor do projeto, Marco Maia (PT) e deputado estadual Frederico Antunes (PP).



O projeto

De acordo com o Projeto de Lei 6.316/2009, cidades como Jaguarão e Chuí, serão consideradas áreas de livre comércio, a exemplo do que já ocorre com as vizinhas do lado uruguaio. Se aprovado, a nova lei seria a saída para que empresários possam sobreviver à forte concorrência dos importados livre de impostos. Pelo texto do projeto, que está sob análise na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, poderão ser instalados free shops nas áreas urbanas dos municípios de fronteira ligados diretamente a cidades uruguaias, paraguaias ou argentinas.

Nenhum comentário: