sábado, 26 de março de 2011

Líder do governo destaca importância dos seminários regionais do PPA

 Os seminários regionais do Plano Plurianual farão com que o projeto de lei com as metas, estratégias e ações prioritárias do Executivo chegue à Assembléia Legislativa imbuído de legitimidade, resultado do amplo debate com a população. A opinião é da líder do governo, deputada Miriam Marroni (PT), que acompanhou na manhã deste sábado, 26, a segunda rodada do evento, ocorrida no auditório central da Furg, em Rio Grande.

“O espaço da participação cidadã amadureceu, a partir do surgimento de novos e importantes mecanismos de interlocução da sociedade. O governo do Estado aprimora os canais de diálogo, por meio dos seminários regionais sobre o PPA, e dos demais ambientes de debate que serão instituídos e retomados”, afirma a deputada. O processo inovador de discussão do Plano Plurianual nas regiões amplia o foco geralmente localizado nos interesses locais e transfere a preocupação para o desenvolvimento regional harmônico, fomentando identidades e compromissos coletivos, entende a parlamentar.

Miriam reforça a importância do evento, dado o enfoque direcionado às questões estruturantes, sob o ponto de vista das particularidades das regiões. No caso da Zona Sul, o debate crucial está focado no perfil das perspectivas de desenvolvimento, com o potencial do polo naval de Rio Grande e a necessária definição de um plano diretor específico para o setor, observa a deputada.

A elaboração do PPA 2012-2015, legislação que estabelece planos, objetivos e metas governamentais, está integrada ao Sistema Estadual de Participação Cidadã, por intermédio dos seminários regionais. Rio Grande sedia a segunda etapa do ciclo, ocorrido inicialmente em Caxias do Sul e realizado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.

Nenhum comentário: