terça-feira, 1 de março de 2011

Obras em escola do interior de Pelotas possibilita implantação do ensino médio


A Escola Estadual Colônia Maciel, localizada no 8° Distrito de Pelotas, passará a oferecer ensino médio aos estudantes do interior daquele município, de Canguçu e Morro Redondo, graças ao início das obras de ampliação. A ordem de serviço foi assinada na tarde de ontem (28) pelo secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, em audiência que contou com a presença da líder do governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT), do vice-prefeito de Pelotas, Fabrício Tavares (PTB) e do vereador pelotense Diaroni Santos (PT).

Os investimentos do governo estadual na escola chegam a R$ 1,1 milhão. "A comunidade está de parabéns pela realização desse antigo sonho, é um grande avanço para a região", comemorou a deputada. O prazo de execução da obra é de 180 dias e se inicia em até cinco dias úteis a partir do recebimento da ordem de serviço. A obra prevê a construção de um prédio com três pavimentos de alvenaria, constando a execução de três salas de aula, secretaria, direção, sala dos professores, SOE, supervisão, laboratório de informática, ciências, sanitários feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, refeitório, cozinha, despensa, área de serviço, reservatório, circulação, escada, área para plataforma vertical com área útil de quase 700 metros quadrados.

Sonho antigo

Foram anos de reivindicações da comunidade. Segundo o vereador Diaroni, a demanda foi votada e aprovada no Orçamento Participativo, na época do Governo Olívio Dutra. "A verba chegou a ser liberada, mas com a mudança de governo, mudaram-se também as prioridades. E a obra não foi realizada", recordou o Diaroni.

Em 2010, a comunidade novamente fez uma grande mobilização, que culminou numa audiência pública da Câmara de Vereadores, na própria Colônia Maciel. Em outubro, foi aberta concorrência para a realização da obra, mas não foi liberado o recurso. "Neste ano, com vontade política e apoio dos deputados Fernando e Miriam Marroni, do governador Tarso Genro e do secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo, a obra saiu do papel”, comemora o vereador.

Nenhum comentário: