sábado, 26 de março de 2011

Miriam participa da solenidade em homenagem aos 20 anos da formatura da primeira turma de brigadianas da Metade Sul


A chuva que caiu no final da tarde de ontem (25) não ofuscou o brilho da homenagem às policiais femininas que integraram a 1ª turma do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), há 20 anos. A deputada estadual, Miriam Marroni (PT) participou da solenidade e entregou um mimo (lembrança em acrílico com a fotografia da turma) a algumas das brigadianas homenageadas.

A primeira turma era formada por 41 mulheres e apenas cinco desistiram da carreira militar. Desse total, 21 continuam no 4º BPM, dez foram atuar em unidades de outros municípios e cinco continuaram na área da segurança pública, sendo duas delas agentes penitenciárias e três policiais civis. Para Miriam, essa bela comemoração faz parte de uma grande mudança, de igualdade de gênero. "Que mulheres são essas que, há 20 anos, tiveram a coragem de se tornarem brigadianas, disputar um espaço comumente masculino de uma instituição extremamente tradicional? Elas estão de parabéns pela disposição de enfrentar a violência e atuar em preservação da nossa segurança, atividades que há muitos anos eram exclusivas do homem, do macho, de quem tinha "a força", justamente pela ligação direta que ainda se fazia com a guerra, a força, a proteção. São muito corajosas por enfrentar e superar, há duas décadas, essa difícil afirmação, principalmente nos primeiros anos".

O comandante do 4º BPM, tenente-coronel Eliseu Antônio Vedana, destacou que hoje os concursos para a Brigada Militar não são mais diferenciados, ou seja, a formação não é mais individualizada. Atualmente, em torno de 70 policiais trabalham no 4ª BPM, na 7ª Cia Ambiental e no Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul em Pelotas. Elas também ministram palestras em escolas e desenvolvem um trabalho de prevenção junto à população, nos bairros.

Um comentário:

ana cristina disse...

Dep Miriam nos sentimos honradas com sua presença na solenidade Conhecemos de perto sua luta em prol das mulheres na Câmara de Vereadores de Pelotas e agora na Assembleia Legislativa como lider da bancada onde representa com excelencia as mulheres da Zona Sul e do Estado.