sexta-feira, 11 de março de 2011

Miriam Marroni, governador Tarso e outras autoridades visitam São Lourenço


O governador Tarso Genro chegou em São Lourenço do Sul às 15h25 desta sexta-feira (11). O município foi atingido pela chuva entre o final da tarde de quarta-feira (9) e o início da noite de quinta-feira (10). No Ginásio do Esporte Clube São Lourenço, onde é feito o cadastramento dos desabrigados, Tarso cumprimentou e abraçou todos que estavam na fila aguardando a entrega do kit feito pelo gabinete da primeira-dama da cidade. O kit é composto por material de limpeza, alimentos e colchões. "Viemos trazer uma palavra de conforto e ânimo à comunidade", disse o governador.

Em seguida, o Chefe do Executivo seguiu para a praça central do município, onde estão localizadas a Prefeitura, a Igreja Matriz e o comando das operações de resgate. "Desde o começo, o Estado teve uma intervenção forte na ajuda aos desabrigados, por meio da Brigada Militar, Casa Militar e Instituto de Identificação, o que deixa os gaúchos muito orgulhosos do papel de suas corporações", ressaltou Tarso Genro.

Em São Lourenço do Sul, onde foi acompanhar o trabalho que é realizado pela Defesa Civil, em conjunto com a Prefeitura Municipal, na ajuda aos desabrigados, Tarso Genro informou que recebeu, na manhã de sexta-feira (11), um telefonema da presidente Dilma Rousseuf com palavras de conforto e solidariedade à população do município. "A presidente disse que o Governo Federal está à disposição para auxiliar no que for necessário", contou o governador.

Acompanhado do futuro presidente do Banrisul, Túlio Zamin, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e da deputada estadual Miriam Marroni, o governador visitou os principais bairros e praias atingidas. No final da visita, Tarso Genro deve reunir-se com o prefeito de Lourenço do Sul, José Nunes, quando divulgará algumas ações para a reconstrução da cidade, com apoio financeiro do Banrisul, que ajudou na elaboração do plano de reconstrução.

Tarso Genro foi até a Praia de Barrinha, uma das principais de São Lourenço do Sul e que teve destruída toda a reforma do calçadão, que já estava todo redesenhado, em fase adiantada. As perdas no local estão estimadas em R$ 240 mil. Na sequência, o governador foi até o Iate Clube, onde as lanchas e os barcos ocupam as calçadas desde a enxurrada. No Estaleiro, que tem forte contribuição econômica ao município e é responsável por 100 empregos diretos, o prefeito José Nunes informou que os prejuízos são incalculáveis.

Na fábrica de esquadrias de Madeira Emak, o proprietário Alex Kuhn informou que 80% da produção que estava pronta para ser despachada, foi perdida e calcula o prejuízo em torno de R$ 400 mil. Um dos clientes da Emak é o Programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida". O governador disse que a empresa terá toda a ajuda do Estado na recuperação financeira e produtiva e que anunciará uma ação especial do Banrisul para que a fábrica de esquadrias "continue movendo a economia do município."

Nenhum comentário: