sexta-feira, 11 de março de 2011

Miriam reúne-se com Defesa Civil em São Lourenço

A deputada Miriam Marroni (PT) esteve, no início da tarde de ontem (10), na Prefeitura de São Lourenço do Sul em reunião com subchefe da Defesa Civil do Estado, Major Oscar Luís Moiano, e representantes do Executivo municipal, destinada a agilizar o atendimento aos cerca de 300 desalojados em decorrência das enchentes provocadas pelas fortes chuvas registradas na região. A líder do Governo na Assembleia Legislativa permanece na região e acompanha o roteiro do governador Tarso Genro e do presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde (PT), nesta sexta-feira (11), em São Lourenço.


Por volta das 6h30min de hoje, 10, a deputada ficou impedida de completar a viagem para Porto Alegre, na altura do município de Turuçu, diante da interrupção da BR 116. Com sua equipe, fez o retorno para ingressar no acesso pela BR 392 até Caçapava do Sul , chegando a Eldorado do Sul pela BR 290, retornando então a Zona Sul e a São Lourenço novamente pela BR 116. Ela critica a ausência de informações sobre a interrupção da BR 116 aos usuários, por parte da Ecosul, concessionária da rodovia do chamado polo Pelotas.

Campanhas - A reunião com as autoridades da Defesa Civil tratou da ação emergencial de auxílio aos desalojados, como a coleta e distribuição de roupas, alimentos e, principalmente, água potável. Segundo Miriam Marroni, organizações sociais de grupos religiosos estão ajudando no atendimento às comunidades atingidas pelas cheias dos mananciais da região, preparando alimentação. A grande maioria dos desalojados está sendo resgatada por dois helicópteros e embarcações da Marinha e de particulares, diante da dificuldade de acesso.


“A situação é aterrorizante. Acredito que 50% da cidade está embaixo d’água”, narrou a deputada. A deputada mobiliza sua equipe desde o início da manhã, ainda no percurso da rodovia, para o desenvolvimento de campanhas e solicitações por doação de água mineral. A orientação acerca da demanda mais urgente no momento foi dada pelo comando do 4° BPM, que está centralizando as doações. Atuando dentro de suas competências legais como parlamentar representante da região e como cidadã preocupada com a situação dos moradores de São Lourenço, a deputada estará amanhã acompanhando a agenda do governador na região.

Nenhum comentário: