sexta-feira, 11 de março de 2011

Miriam Marroni acompanha governador Tarso Genro em visita às vítimas da enxurrada


Hoje será mais um dia de intenso trabalho em São Lourenço do Sul, depois da enxurrada que deixou submerso 50% do município desde a madrugada de ontem. A líder de governo, deputada estadual Miriam Marroni (PT) retona à cidade, nesta sexta-feira à tarde (11), acompanhando o governador Tarso Genro e o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde, para avaliar a situação, acompanhar os trabalhos, prestar solidariedade às vítimas e verificar às necessidades para a reconstrução.

Na manhã de ontem (10), ao se deslocar à Capital com saída de Pelotas pouco antes das seis horas, Miriam soube da tragédia quando ficou presa em uma fila quilométrica de centenas de veículos que se depararam com a BR-116 interditada. “Foi uma grande irresponsabilidade da Ecosul saber desde o início da madrugada que não havia passagem pela rodovia e não avisar seus usuários”. A indignação era grande de centenas de pessoas que passaram pela praça, pagaram o pedágio, percorreram cerca de 30 quilômetros para esperar na fila, retornar e novamente pagar o pedágio. “É um grande absurdo, é caso de denúncia para o Ministério Público e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”.

Após pegar um desvio pelas BRs 392 e 290, que aumentou a viagem em cerca de 200 quilômetros passando por Canguçu, Encruzilhada do Sul e Pantano Grande, a deputada articulou durante a manhã ações de doações de donativos por meio de contatos com a Defesa Civil e prefeito de São Lourenço, além de rádios de Pelotas e Capital. “A água potável era a maior necessidade e ainda continua sendo. Pode ser entregue na Brigada Militar de Pelotas que levará ao município atingido”. Pela gravidade da situação, Miriam alterou sua rota e, após fazer o desvio e chegar a Eldorado do Sul, retornou a São Lourenço. Agora são necessários alimentos perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, óleo e leite.


À tarde, a líder de governo participou de reunião com a Defesa Civil. Após, a deputada auxiliou no abrigo dos desalojados na Igreja Matriz, amparando inúmeras famílias atingidas e desoladas por parentes que ainda não haviam sido encontrados. No início da noite, Miriam se reuniu com o prefeito Zé Nunes, o vice, Daniel Raupp, o vice-governador Beto Grill, e inúmeras autoridades militares que encabeçam as ações de resgate e reconstrução. “Foi um reunião de grande resolutividade. O auxílio do aparato estadual, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública, com grande contigente de militares e disponibilização de transportes específicos para o resgate (helicópteros, botes, lanchas), foi fundamental para um mais rápido atendimento e início dos serviços de reconstrução”, elogiou.

Nenhum comentário: