terça-feira, 8 de março de 2011

Miriam atrai dezenas de mulheres para mais uma edição da Tenda da Autoestima



Filas de mulheres se formaram na Tenda da Autoestima, montada na esquina democrática de Pelotas, durante toda a tarde de sexta-feira (04). A já tradicional atividade da deputada estadual, Miriam Marroni (PT), foi mais uma vez realizada para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Panfletos com uma mensagem pessoal da deputada foram distribuídos a quem passava pelo local.

Segundo a parlamentar, a tenda é voltada para a valorização da imagem e autoestima da mulher. Novamente, a ação ofereceu prestação de serviços de estética como corte de cabelo, maquiagem e manicure, com profissionais voluntários e a própria deputada maquiando. A iniciativa já se consagrou como marca da luta pela igualdade de gênero promovida pela também psicóloga especialista em educação e militante dos direitos humanos.

Ainda conforme Miriam, essa ação tem um caráter simbólico que visa firmar a diferença da mulher junto à sociedade através da feminilidade e do jeito delicado de ser. Ações que caracterizam-se pelo uso das cores símbolo do movimento feminista, de pinturas e bijuterias, exemplifica a deputada. "A Tenda é uma oficina de vida para motivar as mulheres a se sentirem mais belas e femininas", afirma. "Uma forma de, através da busca pela beleza do físico, atingirmos a beleza da alma feminina", explica Miriam.

Para a dona de casa, Vitalina Cavalheiro, foi um grande prazer poder participar da atividade. Isso porque ela já conhecia a ação e já havia tentado ser atendida, mas não havia conseguido porque chegou muito tarde e não deu mais tempo. "Essa é uma ação linda, maravilhosa, que mexe com a nossa autoestima, deixando-nos sempre de alto-astral", avaliou. Ela, que é da localidade de Povo Novo, em Rio Grande, destacou a feliz coincidência de poder estar em Pelotas e participar desta edição da tenda, onde ela pôde fazer as unhas e cortar o cabelo gratuitamente. "Coisa boa, foi uma bela coincidência", comemorou Vitalina. Satisfeita com o atendimento, sugeriu novas edições no mesmo ano. "É uma pena que só tem uma vez por ano, deveria ter mais vezes. Que tal uma edição para o Dia das Mães?"

Desafio

Para Miriam Marroni, é um grande desafio tornar a luta contra a violência de gênero e supremacia do macho sobre a fêmea uma política efetiva, no sentido de mudança de papéis e de comportamento de homens e mulheres . "Como mulher, mãe, política e compromissada, tenho obrigação de colocar este tema como pauta número um de minhas ações. Temos um mandato feminino que quer a paz, a solidariedade e o direito à igualdade, com as diferenças que devem ser respeitadas", explica a deputada.


Estatísticas

Apesar da modernidade, a sociedade vive com o dado da violência doméstica assustador. Pesquisas apontam que 43% das mulheres brasileiras sofrem violência doméstica, sendo que a cada quatro minutos uma mulher torna-se vítima, na maioria das vezes, do próprio marido ou companheiro. “Isto significa dizer que metade das famílias brasileiras vive em um ambiente de violência no lar”, argumenta a parlamentar.



Para Miriam, é momento de rever estratégias e políticas públicas, dotando-as de maior resolutividade para que possam, de forma efetiva, estancar “práticas primitivas, incongruentes e desumanas”.

Um comentário:

Marchiori Quevedo disse...

Parabéns, Miriam (com quem tive o privilégio de trabalhar no cavg)

Resgatar a autoimagem, a autoestima de uma pessoa é o primeiro passo para que ela se reconheça como alguém que possui direitos, como uma/um cidadã/cidadão.

Parabéns pelo belíssimo trabalho!

Marchiori Quevedo