domingo, 13 de março de 2011

Ministras sobrevoam áreas atingidas e anunciam medidas

As ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Ideli Salvati (Pesca), juntamente com representante do Ministério da Integração Nacional, visitaram a cidade de São Lourenço do Sul na manhã de ontem (12). O objetivo foi verificar a situação da região atingida por fortes chuvas que resultaram na morte de sete pessoas e deixaram 350 desabrigados, segundo a Defesa Civil do Estado.

De acordo com a ministra Maria do Rosário, a comitiva fez uma averiguação da situação. “O governo brasileiro quer conhecer de perto a situação e se somar ao esforço do estado no apoio às vítimas, em especial os mais vulneráveis e pescadores que perderam seus instrumentos de trabalho”, destacou.

Durante a visita, a comitiva se reuniu com o prefeito em exercício Daniel Raupp Martins e com a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Márcia Lucas, na sede da prefeitura. Eles conversaram ainda com lideranças da sociedade civil e com famílias que perderam suas casas.



Protocolo

Após a catástrofe que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, em janeiro, a presidenta Dilma Rousseff determinou a elaboração de protocolo nacional de procedimentos para assegurar a proteção integral das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas localidades que se encontrem em situação de emergência ou estado de calamidade pública devido à ocorrência de desastres.

A criação do Grupo de Trabalho Interministerial, que reúne nove pastas coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foi publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira. Segundo a ministra Maria do Rosário, a ação do governo federal em São Lourenço do Sul também servirá como referência para o documento normativo.

Nenhum comentário: